[Guest post] Desabafo: relato de momentos de tensão ao tentar aproveitar a promoção 8:1 Ponto Frio/Multiplus Fidelidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Vida de milheiro não é fácil, e parece que no Brasil as empresas fazem de tudo para tentar dificultar o acúmulo extra proporcionado por promoções de bonificações, seja no processo da própria compra, seja (o que é pior) na pós-venda.

Vejam esse relato do SwineOne sobre a última promoção envolvendo Ponto Frio e Multiplus, e depois me digam se vocês não se identificam com a tensão relatada durante todo o processo de compra.

………………………….

“Pessoal,

Apenas para relatar um transtorno enorme tentando aproveitar a promoção de 8 pontos para 1 do Ponto Frio. Não sei muito bem o objetivo de fazer isso; provavelmente apenas para desabafar.

Quem sabe alguém já teve um problema parecido e conhece alguma forma de resolver, pois como ficará claro mais para a frente, basicamente estou no momento impossibilitado de fazer qualquer tipo de compra pelo site do Ponto Frio.

Resolvi fazer uma compra grande para ajudar com a meta do Santander e aproveitar esta promoção. Primeiro fui lá e fiz o cadastro no Clube Multiplus 10.000 para ganhar os 30% extras.

Até aí tudo certo, sem problema algum. Já foi feita a cobrança, os pontos já aparecem no meu extrato no site, o site já consta que eu sou membro do Clube Multiplus, recebi o email confirmando a adesão etc.

Em seguida, fui ao site do Ponto Frio, via link específico.

Adiciono meu produto no carrinho, confiro que a pontuação equivale a 8 vezes o valor do produto em reais etc.

Sigo adiante até a tela final de confirmação. Nesta tela, onde eu deveria preencher as opções de pagamento, aparecem apenas algumas barras cinzas que ficam numa animação (escurecendo e clareando), como se estivesse carregando algo. Mesmo deixando por bastante tempo ali, nada acontece.

Simplesmente não tenho como preencher as informações de pagamento para concluir o pedido.

Começo todo o processo de novo, chego no mesmo lugar e dá o mesmo problema.

Tentei em browsers diferentes (Safari, Chrome e Edge), sempre o mesmo problema. Tentei fazer logout do site e fazer login novamente, continuava com o problema.

Decidi então começar a navegar pelo site para tentar descobrir alguma coisa.

Em “Meu Perfil”, descubro que tem um campo chamado “cartões de crédito armazenados”, onde penso que normalmente aparecia informações (como os 4 últimos dígitos) dos cartões armazenados.

Ao invés disso, aparece “Houve um problema ao carregar seus cartões, tente novamente em breve.”

Acreditando que houvesse alguma relação entre as duas situações, tento ligar no atendimento do Ponto Frio para resolver os problemas.

Como seria de se imaginar, ninguém consegue me ajudar, tendo inclusive desligado e ligado novamente, e tentado no telefone do suporte e também do televendas.

A primeira atendente com a típica atitude de “não consigo fazer nada”, mas depois falei com outras atendentes que tentaram de toda forma, mas não conseguiram resolver. Sugeri que tentassem apagar os cartões existentes, mas ninguém conseguiu nada.

No meio desse processo, tentei uma hora acessar pelo meu iPad, e ali consegui chegar até a tela de pagamento, e mostrar inclusive os 4 últimos dígitos dos 2 cartões armazenados (ambos já foram substituídos).

Nesse momento, deveria ter seguido adiante e concluído a compra via iPad, mas por algum motivo, fiquei receoso de não saber se, na versão mobile do site, apareceria o formulário final para inserção do CPF para crédito dos pontos.

Nesse momento, já estava no telefone com uma atendente que estava sendo muito simpática e prestativa.

Dado que tanto ela quanto outras atendentes anteriores me confirmaram que era possível comprar via televendas e mesmo assim acumular a pontuação da promoção, decidi fazer por esse caminho.

Nesse momento, coloquei a chamada no viva-voz (estava no telefone fixo) e ativei a gravação no recurso de Voice Memos do meu celular, para ao menos ter algum tipo de registro do que aconteceu.

Pedi que ela me confirmasse a pontuação a ser creditada na Multiplus que aparecia para ela, e era a mesma que estava vendo aqui.

Levei o processo até o final, e inclusive pedi para ela se aparecia o campo para preenchimento do CPF na tela de confirmação do pedido, ela garantiu que sim e que havia preenchido com o número do meu CPF.

Por um lado, vejo que tem tudo para dar certo: ela parece ter seguido o mesmo fluxo que é feito pelo site, ela confirmou a pontuação (e eu tenho tudo isso registrado na gravação de Voice Memos do meu celular), e digitou o CPF na tela de confirmação do pedido.

Por outro lado, não fiquei com um screenshot provando que a pontuação será creditada (em retrospecto, poderia ter abusado da boa vontade da atendente e pedido se ela não poderia tirar um screenshot e me enviar via email, assumindo que ela soubesse como fazer isso).

Caso dê tudo certo, o que como sabemos nem sempre acontece, a pontuação será creditada normalmente.

Meu medo é se der algo de errado: prevejo uma longa briga com o Ponto Frio, e sem contar que não pretendo manter a assinatura do Clube Multiplus após o primeiro mês.

Dado que o crédito dos pontos deve ser feito, segundo o próprio regulamento do site, em 15 dias corridos após a compra, o importante é que o Clube Multiplus esteja ativo até 21/06 (o que, claro, garantirei que estará; farei o cancelamento alguns dias antes da renovação da mensalidade, no dia 05/07).

Em todo caso, se o crédito dos pontos não ocorrer conforme o esperado, talvez seja necessário entrar com uma ação no juizado especial para garantir o crédito destes pontos, incluindo o bônus de 30% do Clube Multiplus, ao qual eu teria direito se os pontos fossem creditados corretamente e dentro do prazo.

Uma dor de cabeça tremenda, e que no final das contas se deve a um aparente bug no site do Ponto Frio.

Conclusão

Resumindo: vida de milheiro não é nada fácil…”

…………………………………

Agradeço ao Swine pelo envio do relato, e torço para que o crédito dos pontos seja feito de forma tranquila.

Mais alguém já passou por problemas semelhantes? Foi tudo tranquilo, ou deu B.O. no crédito – ou melhor, na ausência de crédito – dos pontos?

  • Humberto

    Tive um problema muito parecido com este. Ao meu ver há um problema de fluxo na compra, uma vez que o CPF só é digitado após a inserção dos dados do cartão e a conclusão da compra. Por receio de não participar da promoção, procedi da mesma maneira e fechei pelo televendas, uma compra de R$ 6.144,00.
    Para minha surpresa, após o prazo foram creditados somente 612 pontos na minha conta Multiplus, sendo que o atendente Leandro Bueno havia confirmado a quantidade de 48.944 pontos e eu ainda teria direito aos 30% extras do Clube Multiplus 10k. Liguei para o atendimento Ponto Frio e fui informado que como os pontos haviam sido creditados, mas em quantidade a menor, o problema deveria ser resolvido com a Multiplus. Eis que começou um verdadeiro empurra empurra. Pedi a gravação da minha compra ao atendimento do Ponto Frio e fui informado que só seria possível via judicial.
    Por fim, a Multiplus em caráter excepcional (segundo eles) creditou os pontos que faltavam sem o bônus de 30%. Mais uma reclamação para crédito do bônus e me foi solicitado o print das telas de compra, sendo que em nenhum lugar do regulamento da promoção é pedido para salvar prints e eu não tenho já que fechei pelo Televendas sendo me garantido que os pontos seriam creditados. A Multiplus informou que como os créditos entraram em caráter excepcional não seria elegível ao bônus, ou seja, nessa brincadeira lá se vão quase 15 mil pontos…
    Estou cogitando entrar com uma ação no juizado de pequenas causas, afinal 15 mil pontos não podem ser deixados para lá não é mesmo?

    • Cassiano

      Televendas nunca dá os bônus. E SEMPRE tire prints dos pedidos, é super comum “dar erro”.

  • Alexandre

    Comecei em janeiro desse ano a participar dessas promoções e ate o momento TODAS tive problemas, sem exceção. Até as mais simples possíveis como da Netshoes com o Tudoazul onde ganha 5000 pontos na compra da camisa da seleção brasileira e me depositaram 4772(como chegaram nesse número nem os envolvidos sabem). Mas o fato é que parece que fazem de propósito pois sabem q no Brasil não há punição.

  • Carlos E. Araujo

    Nessas situações do mínimo de dúvida de ter ocorrido todo o processo corretamente eu entro no chat e pergunto se a atendente está vendo que pontuou e quantos pontos por real. Rapidamente eles confirmam e guardo o histórico da conversa e o protocolo. Muitos sites já estão com algum botão pra requerer os pontos, ou um campo pra colocar o CPF, mas esses sem nada são complicados.

  • Cris

    O meu foi com a Zattini / Tudo Azul. Guardo até hoje o email da promoção, que aconteceu há mais de um ano. Eram 15 pontos Tudo Azul por cada real gasto na Zattini, daria uma ótima quantidade de pontos.
    Nunca recebi nada, tentei vários contatos, me foi confirmado que eu havia efetuado a compra pelo hotsite, etc. Devia ter entrado com uma ação na época…enfim, nunca mais comprei nada na Zattini.

    • Pablo

      Zattini já me deu calote duas vezes. Alegam sempre a mesma coisa: “a compra não foi realizada pelo hotsite”. Pois bem, nunca mais caio neste embuste da Zattini.

  • Alberto Paixão

    Estou com o mesmo problema…. Cancelaram minhas compras sem motivo algum. ja liguei p operadora etava tudo liberado. O Interessante é que Hoje 08/06 quando ja nao tem mais a promo, eles disseram que eu posso comprar tranquilamente. Braziu ziu ziu!!!!!!!!

    • Cassiano

      O grupo CNOVA tem a péssima mania de aprovar algumas compras mediante ligação. Comigo ano passado foi isso que aconteceu… Meu celular antigo era o do contato e me ferrei. Bloquearam um pedido de 7 mil e depois cancelaram (o bloqueio demorou uns dias pra cair) a compra.

  • Ismael Guimarães

    Eu consegui realizar a compra sem problemas, inclusive me surpreendi com os pontos sendo creditados dentro do prazo correto sem ter que abrir chamado. Todavia, comprar na Americanas é a pior escolha que podem fazer, pois atendentes não sabem nada (não sabiam nem o que era Multiplus), site não tem um “fale conosco” decente e por aí vai.

  • Túlio Faria

    Eu comprei e deu certo!

  • Valber Santos

    Sempre tive problemas com compras do grupo ponto frio, uma nao recebi ate hoje e outras duas tive que abrir reclamação no reclame aqui, na ultima comprei um cel de 1800,00 e eles só depositaram 180 pontos na minha conta, só que dessa vez eu tinha todos os prints, tbm adotei a medida de limpar o histórico de navegação sempre que vou comprar algo nessas promoções. a vez que nao recebi os pontos foi justamente nessa de tele atendimento, eu fazia tudo certo e o site nao informava o numero correto de pontos, cai na asneira de ligar pra saber o que estava acontecendo e o cara do atendimento disse que poderia fazer com ele que meus pontos da promoção cairiam, e que na tela deve tava marcando os quase 10k de pontos que eu iria ganhar e tal, nunca consegui recuperar esses pontos.

  • PAULO IGOR DAS CHAGAS FALCÃO

    A pessoa contrata clube Multiplus pra ganhar 30% e cancelar em seguida, isso é certo? é etico? e ainda quer reclamar dos outros, veja sua atitude também….

    • Lee

      Paulo, se você contrata o clube Multiplus e cancela 10 dias antes do vencimento você perde todo o direito a bônus desses 10 dias que você já pagou. Isso é certo? É ético? Entendeu a pegadinha, não é? Pago por 30 dias e só recebo 20, então falar de certo e ético com a Multiplus é complicado. PS: Não sou assinante de nenhum plano deles.

  • MARKCINHO

    Tive problemas nessa mesma promoção relatada nesse post. Assim como outros postaram aqui, tomei todos os cuidados: abri aba anônima no navegador e printei as telas com o informe da promoção (informando as condições e prazos) e a tela final da transação (com o quantitativos de pontos a serem creditados). Aguardei mais tempo que o informado no regulamento e abri reclamação no site tanto do Ponto Frio quanto do Multiplus. Este último jogou a resolução pro primeiro… Resolvi ligar pro telefone do atendimento da parceria entre essas empresas e, pra meu espanto, não tinha nenhum registro. Fui enfático e pedi resolução, sob pena de ir pro Procon, Justiça, redes sociais etc. Ontem, dia 08/06, finalmente creditaram meus pontos.

    Tomei calote da parceria Amigo e Extra, que previa 15 pontos por real gasto. Até hoje não me pagaram. Acabei perdendo o timing e ânimo pra correr atrás pq a compra foi de valor baixo, mas passei a não botar mais fé nessas duas empresas….

  • Cris

    Existe a possibilidade de processar a empresa numa situação dessas? A Netshoes não pode ficar enganando o consumidor assim…eu toparia entrar num processo coletivo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×