Viaje Fácil do Smiles: trecho numa tela em classe executiva, na outra tela em classe econômica. O perrengue continua…

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Segue o alerto do leitor Rodrigo Rieger Maia:

“Guilherme, acho que seria bom alertar os leitores sobre uma possível pegadinha do Smiles: que o Smiles vende passagem em classe executiva, e o segundo trecho da conexão em econômica, isso é conhecido por todos – vide, a propósito, o alerta publicado em fevereiro de 2017.

Porém, no meu caso, comprei em classe executiva uma viagem (FRA-MLE), constituída por 2 segmentos (FRA-DOH, e DOH-MLE), no Viaje Fácil, e, na hora de abrir o voo, o Smiles coloca o segundo trecho (DOH-MLE) em classe econômica:

Trecho FRA-MLE em cabine executiva. Clicando nele, há dois segmentos: o primeiro, em classe executiva (FRA-DOH), e o segundo, em classe econômica (DOH-MLE).

Agora vem a novidade: quando abro o voo para cancelar, ele aparece que estou realmente em classe executiva na segunda perna (no caso, DOH-MLE). Veja abaixo:

Os dois trechos em classe executiva, na tela de cancelamento. Mas então por quê a tela anterior informava o segundo trecho em classe econômica, como mostrado na primeira imagem? E agora, José? E agora, José Smiles?

Conclusão

Entrei em contato com o Smiles e eles não sabem me informar o motivo, e não sabem me garantir se realmente estarei na classe executiva.

Abri um chamado para que eles me confirmem a classe do voo, senão terei que cancelar e eles não vão devolver a taxa dos R$ 120 do Viaje Fácil…

Acho bom todos verificarem as classes dos voos emitidos, para não ter surpresa lá na frente!”

………………………..

Mais alguém teve um problema parecido? Como foi resolvido?

Agradeço ao Rodrigo pelo envio do alerta!

Tagged as:
  • GILMAR

    Kade o coleguinha que adooraaa a Smiles??ele disse que ajudaria..

  • AAraujo

    Já tentou ligar para a Qatar e perguntar? Ou então tentar marcar os assentos?
    Eu não confiaria em nenhuma informação da Smiles.
    Abraços,

    • Rodrigo Rieger Maia

      O problema é que como ainda não quitei a passagem no viaje fácil, não tenho o localizador para verificar com a Qatar. Estou aguardando a posição do Smiles. Assim que eles me posicionarem atualizo aqui.

      • AAraujo

        Esqueci desse detalhe… mas será que se você ligar para a Qatar e der todos os detalhes da sua reserva eles não conseguem achar o localizador?
        Explica pro atendente que você não quer que ele informe pra você o número da reserva, só quer saber se o segundo trecho é econômica ou executiva.
        Um abraço,

  • vm

    Guilherme, emitir pek – Seattle -Paris

    Na emissão dizia executiva ( Delta)

    Porém quando entrava nos detalhes
    Era somente o primeiro trecho na executiva, entrei em contato e na central dizia executiva .

    Entrei na reserva pelo site da delta, e realmente somente um trecho na executiva.

    Tentei de todos os modos cancelar pela central e nada, queriam me cobrar as taxas de cancelamento .

    Abri um chamando no reclame aqui , e só assim foi cancelado .

    Essa situação do smiles já vem sucedendo a bom tempo.

  • Henry

    Rodrigo,
    Em temos de utilização/dica desse produto do Smiles não tem como eu te ajudar porque eu faço parte do famoso grupo “Enganados & Enrolados pelo Smiles”, o que significa que eu enviei milhas pra lá para usar depois e estou com elas lá encalhadas…até dá pra usá-las, se eu me dispor a pagar uma quantidade de milhas para ir pra Bahia que esta mesma quantidade em vários programas eu iria para Madri, Londres… fazer o que, né ??
    O seu caso me parece que pode ser o caso de diversas pessoas, ou seja, ele aparenta ter “repercussão geral”….rs
    Veja… O Viaje Fácil é um CONTRATO…com todas as características que os contratos têm, entre as quais eu destaque a onerosidade e penalidade para o descumprimento de obrigações..
    Do seu lado, vc paga R$ 120,00 e tem o prazo de até “X” dias antes da viagem para enviar as milhas pra lá…
    Do lado do Smiles ele tem que honrar a oferta feita… e a oferta é clara na tela do Viaje Fácil: dois trechos, cada qual em EXECUTIVA…
    A partir daí, o resto é obrigação do Smiles cumprir com isso… não interessa o quanto isso custe a ele..
    Então, eu adotaria as seguintes etapas:
    – reclamação, via chat, explicando o problema e pedindo para que eles honrem, por ocasião da emissão do bilhete, os dois trechos em executiva… (anunciou, ofertou ?? tem que entregar na forma prometida, não tem conversa, até porque vc não está pagando 140.000 milhas por cada pessoa… muitos programas vc viaja em first nessa quantidade). Salve em arquivo a conversa… é só copiar e colar em word e salvar o arquivo…
    Se a reclamação no Smiles não resolver, então, passo seguinte=>
    – Abra uma reclamação no site do consumidor, é aquele que é alguma coisa+gov+br… a anexe o arquivo com a imagem do Viaje Fácil e o chat com a atendente;
    Se não resolver, eu não cancelaria a viagem, mas ajuizava no JEC…e contrataria um advogado de sua confiança para pedir uma antecipação de tutela, com pedido de liminar, obrigando o Smiles a emitir todos os trechos em executiva… se não der tempo, eu faria a viagem em econômica mesmo e depois pediria o dano moral, ou, no meu caso, eu pagaria a diferença e voaria a executiva e pediria o dano material (o valor do up-grade.. dano material vc tem que comprovar, então precisa recibo, comprovante de débito no cartão) mais o dano moral…
    Eu acho que eles vão resolver no âmbito do site do consumidor… seria loucura eles correrem o risco…porque eles sabem que vão perder…
    A sua opção de cancelar e eles não devolverem não é correta… eles são obrigados a devolver.. era só o que faltava… vc sofre o dano de não viajar e ainda por cima pagar pra não viajar… é inversão total das coisas…

    • Rodrigo Rieger Maia

      Obrigado pelo parecer Henry!
      Eu enviei os prints para o Smiles ontem e hoje ja me responderam que estão analisando e vão entrar em contato comigo para me dar uma resposta.
      Vou seguir os passos que você me orientou.
      Uma boa semana!

  • Leandro Pereira

    A melhor forma eh comprar ida e volta separados. Em milhas praticamente nao tem diferenca.

    • Fernando

      colega, ali é 1 vôo só com escala (dois trechos).. não ida e volta..

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×