Boa notícia: downgrade de status no Le Club na forma de soft landing (Platinum para Gold)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Finalmente, a Accor atualizou o status dos clientes do programa Le Club.

A boa notícia é que, conforme noticiado dois anos atrás, houve um “soft landing”, ou seja, quem era Platinum passou a ser Gold, mesmo que, no ano passado, não tivesse cumprido os requisitos para ser Gold.

Por exemplo, quem era Platinum até 31 de dezembro de 2017, e, durante o ano de 2017, completou apenas 1 hospedagem de 1 noite, se não houvesse o soft landing, seria rebaixado a Classic (categoria básica do programa), e não a Gold, que é a categoria imediatamente inferior ao Platinum.

Abaixo, os benefícios da categoria Gold:

Concordo com o Cristiano Andrade, que disse certa vez que as diferenças entre Gold e Platinum no Le Club não eram lá muito significativas, a ponto de justificar uma mattress run para o Platinum, já que o Gold pode ser conseguido facilmente mediante pagamento da anuidade de 60 euros do cartão de conveniência Ibis Business (post aqui).

Pra dizer a verdade, a única diferença sensível entre Gold e Platinum, conforme podemos ver da imagem acima, é o acesso, para esse último, ao Lounge Executivo, que é quase como achar agulha no palheiro.

Na prática, então, ser Gold garante o acesso aos benefícios mais tangíveis de ter algum status no Le Club, que são, na minha opinião, checkin antecipado, late checkout, upgrade de quarto (difícil de conseguir), e acesso antecipado às Private Sales.

Ficou curioso sobre aquele quadradinho do Priority Pass? Fizemos um post aqui.

Sobre a Private Sales, confira nosso último post aqui.

Conclusão

Alguns programas de fidelidade hoteleira ainda praticam o soft landing nas atualizações de status. Menos mal que o Le Club é um deles.

E você, também recebeu de bom grado o rebaixamento pra Gold?

Tagged as: , , ,
  • Albino

    Eu fui rebaixado de Gold para Silver. Melhor do que ser para Classic hehehe

    • Guilherme

      rsrsrss… certeza

  • Bruno Almeida

    Poxa, estava tão animado quando vi ontem que ainda estava como Platinum…
    Anos atrás quando fiz o cadastro que colocava direto como Platinum, quando virou o ano seguinte fui direto pra Classic.
    Depois consegui voltar com hospedagens e transferências de pontos.
    Sobre os benefícios, quando fui pra Dubai ano passado, fiquei no Sofitel e tive acesso ao lounge e consegui upgrade!

    • Guilherme

      Ótimo depoimento, Bruno! Alguns hotéis específicos ainda honram os benefícios…. muito bom o seu upgrade!

      • Henry

        Eu sempre consegui upgrades no Pullman Miami, nos Sofitel Washington DC e Guarujá, no Novotel NYC, no Grand Mercure RioCentro (excelente hotel, fantástico.. o único porém é a localização, mas Barra da Tijuca tem que ter carro mesmo e em frente ao hotel tem estação de BRT), e em dois Novotel em SP…só não rola mesmo é nos Ibis porque lá os quartos são básicos mesmo..
        Tb sempre consegui early check-in e late check-out na mesma reserva (quando pedi, consegui os dois simultaneamente)… uma vez fixaram o late check-out para sair até as 16:00 horas.. nas outras, eu poderia sair a hora que quisesse…..mas, sai às 18:00…
        Neste aspecto, nunca tive qq tipo de problema..
        Ah.. e sempre tem o kit de boas vindas.. dependendo do hotel é cestinha de chocolate ou frutas, e sempre rola o welcome drink… único inconveniente apenas no Pullman Miami que não se pode trocar o cupom por uma latinha de bebida, tem que ser um drink consumido no bar, até pode ser uma cerveja, mas tem que consumir no bar…)
        Ah… tb fui rebaixado de Platinum pra Gold, mas isto já sabia que ia acontecer.. eles avisaram com quase 18 meses de antecedência…
        Única coisa ruim do programa é que não se pode utilizar os pontos para a família se o titular dos pontos não estiver hospedado.. isso é péssimo…

        • Guilherme

          Excelente, Henry!

          Pelo que eu percebi, você tem larga experiência acumulada na Accor Le Club. Existe algum macete específico pra conseguir os upgrades nos hotéis da rede Accor?

          Abraços!

          • Marcelo Cardoso

            Meu caro Guilherme, sempre consegui também, no Mercure, no Novotel, no Pullman e até no Sofitel, sempre solicitei naquele campo de observações do check-in on line e confirmei também na recepção. Só quando não tinha disponbilidade mesmo. Inclusive no Macksoud Plaza, sempre consegui a upgrade para as Suítes Premium, solicitei e sempre me deram, e também o late check-out. Não é macete, é pedir mesmo, pois espontâneamente ninguém dá, deveria, mas se não cobrarmos, não é concedido.

            • Marcelo Cardoso

              Inclusive no Maksoud tem o lounge executivo! E tem coquetel todas as noites, das 18:00 as 20:00h, só para os Platinum, só o Maksoud e o Pullman Vila Olímpia é que tem o lounge, neste último os Gold também tem direito.

        • Marcelo Cardoso

          Uma pergunta sr. Henri, o senhor chegou a cumprir as 30 noites para manter o Status Gold ou foi rebaixado de Platinum para Gold mesmo sem ter cumprido as 30 noites? Agradeço pela resposta.

    • FairiesWearBoots

      Bruno,
      Foi no Sofitel Dubai Jumeirah Beach?
      Também consegui nele o acesso e o upgrade em abr/2016.

      • Bruno Almeida

        Sofitel Dubai The Palm Resort & Spa. Consegui upgrade da Suite Jr. pra Suite Prestige.

  • Thiago R.

    Eu tive o downgrade no dia 02, ao logar percebi que já era Gold.

    • Guilherme

      Para a maioria das pessoas, demorou até consertarem no final de semana. Acho que fizeram algo escalonável então….

  • Henry

    A grande bola fora do Le Club é que, agora, não se pode mais usar os voucher´s ao portador.
    Antes, você podia usar a conta de seu filho para fazer a reserva e você doar voucher´s de sua conta para ele quitar lá na recepção.
    Ou mesmo você podia doar seus voucher´s Le Club para irmãos, sobrinhos, ou qq pessoa.
    Agora, só a pessoa que participe da reserva pode usar os pontos Le Club: não existem mais os voucher´s.
    Então, se vc tem filhos que sejam maior de idade e queiram viajar sozinhos ou com a namorada/esposa, não dá mais para eles usarem seus pontos..
    É muito ruim isso.. porque muitos de nós enviamos pontos dos programas de fidelidade (Multiplus / Smiles) para o Le Club justamente para poder usá-los com pessoas da família ou até mesmo, eventualmente, amigos..
    Claro que antes tinha-se a possibilidade do associado comercializar os voucher´s.. Não vou entrar no mérito se isso é certo ou errado.. Acho que se os pontos são deles, ele faz o que quer.. eu nunca usei pontos e/ou milhas pra isso.. eu, de forma íntima, acho errado, mas não acho errado que outras pessoas comercializem pontos e milhas..
    O fato é que, no caso de utilização por familiares, aí não tem o que questionar o uso: é pra lá de correto pessoas da família partilharem seus benefícios… ou será que a Accor / Le Club entende que é errado pessoas da família usufruírem os benefícios do titular dos pontos ???
    Quer dizer se a pessoa que tem os pontos não pode viajar / hospedar em determinado período, porque questões profissionais, ninguém mais da família pode aproveitar ??
    Muito errado isso que a Accor / Le Club fez.. acho que, pelo menos no caso de relações familiares (facilmente comprováveis) o site deveria permitir a utilização por qq membro da família, esteja ou não o possuidor dos pontos presente na reserva.
    Alguns outros programas de fidelidade tem essa noção de pessoas da família compartilhar pontos e milhas…

    • Guilherme

      Henry, simplesmente excelentes os seus comentários.

      Eu também partilho de sua mesma visão: a Accor Le Club deu um tremendo bola fora na extinção do sistema de vouchers, que vai na contra-mão da própria lógica dos programas de fidelidade em geral, que é a de justamente criarem mais facilidade para o uso dos pontos.

      O Hilton Honors, por exemplo, recentemente implantou a novidade de os pontos dos diversos membros de uma família serem agregados numa única conta, facilitando o processo de resgates de prêmios.

      Ainda nutro uma certa esperança de que eles voltem atrás e repensem essa questão dos vouchers, que era, afinal de contas, um dos grandes atrativos do programa Le Club.

      • Carlos

        Na verdade, não há necessidade de nenhum parentesco no Hilton, são quaisquer 10 contas que podem ter sua pontuação agregada.

        • Henry

          No Hilton… mas na Accor não temos esta facilidade…

  • SwineOne

    Pessoal que fez o pingue-pongue do Claro Clube: eu fui tentar fazer hoje após juntar a quantidade necessária de pontos, e deu o tal erro F01 (verificação de segurança, aparentemente). Liguei no Smiles e me pediram 72 horas para fazer a liberação antes de eu tentar de novo. Alguém sabe se adianta tentar antes?

    • Geraldo Rezende

      Você liga na central para liberar e eles pedem o prazo e depois te ligam de outra central confirmando os dados e depois disso em 10min ta liberado, pelo menos foi assim comigo.

      • SwineOne

        Ah, OK, vou ficar aguardando a ligação deles, embora a atendente tenha dito que não haveria contato. Caso ninguém me ligue tento de novo no prazo pedido.

        • SwineOne

          Perambulando pelo site do Smiles, encontrei uma lista de protocolos de atendimento. Um protocolo que acredito estar associado à minha ligação à central para solicitar a liberação estava marcado como “concluído”, então tentei fazer nova transferência. Infelizmente não deu certo, então o jeito é continuar esperando.

          • Henry

            Parece que reclamar no Reclame Aqui agiliza esse processo…pelo menos foi o que eu li no site do MdM, com várias pessoas relatando problema igual ao seu….
            A minha transferência só deu problema na hora da Claro enviar o código de confirmação para finalizar o back pro Smiles… mas do Smiles pra lá foi quase instantâneo…

    • Maikon

      Faça uma atualização cadastral de seus dados e tente novamente.
      Depois diga se deu certo também estou juntando os pontos para fazer o ping pong.

    • cFred

      Swine, o meu também deu isso, liguei pra smiles e algumas horas depois me ligaram pra confirmar os dados, assim que confirmei ficou disponível o ping ping, fiz e foi tudo direitinho.

      • SwineOne

        OK, obrigado pela informação, já são 2 pessoas dizendo que depende de um contato deles, então vou ficar aguardando mesmo, não tem jeito.

        • Maikon

          Acabei de fazer o ping pong transferir 190k e deu tudo certo.

          • SwineOne

            Eles ligaram para você? Não me ligaram, e eu acabei de tentar e continua dando o mesmo erro.

            • Maikon

              Não me ligaram mas eu enchi o saco através do chat.

    • Albino

      Eu tentei fazer na quinta-feira à noite e deu erro. Liguei pra lá e pediram 24h. Até agora continua dando o mesmo erro.

      • FairiesWearBoots

        Albino,
        Respondi ali em cima, mas acho q devo repetir aqui…
        Dê uma geral no seu cadastro. Veja se todos os campos estão preenchidos.
        No meu faltava o endereço!!!! Corrigi e consegui fazer a transferência.
        Parece q, em alguns casos, corrigido o eventual erro no cadastro, consegue-se efetuar a transferência sem necessidade de contato deles.

        • Albino

          A atendente da Smiles tb tinha me falado pra verificar, mas está tudo correto no meu cadastro. Obrigado

          • Maikon

            Mas mesmo assim refaça com algum dado.

            • Albino

              Já troquei alguns dados e mesmo assim não funciona.

    • FairiesWearBoots

      Swine,
      Dê uma olhada nos seus dados pessoais e confira se estão todos lá.
      Meu cadastro estava SEM ENDEREÇO!!!!!!!!!!!
      Eu não identifiquei o problema sozinho. A própria atendente (após o terceiro contato telefônico) apontou o erro. Detalhes: no primeiro contato disseram que me ligariam em até 24h, o segundo contato prometeu ligação em até 48h e nunca recebi essas ligações.
      Completei o cadastro. Desloguei. Loguei. Confirmei a alteração. Desloguei. Loguei. Consegui fazer a transferência sem problema. Isso tudo com ela na linha (gentilmente pedi que ela aguardasse em linha).
      Ou seja, o que impedia a transferência, ao que tudo indica, realmente era o campo vazio no cadastro.

      • SwineOne

        Pois é, já até fiz uma atualização de cadastro e iria tentar realizar a transferência.

        Acontece que a minha ansiedade aliada à incompetência da Claro me colocou numa situação extremamente complicada.

        Semana passada eu migrei da Vivo para a Claro, só que demoraria uns dias para fazer a portabilidade do número. Ainda na loja fiz a inscrição no Claro Clube, porém utilizando meu número de telefone provisório, que seria descartado logo que a portabilidade fosse feita. Em retrospecto, foi uma atitude absolutamente idiota da minha parte, não sei o que estava pensando no momento.

        Bom, agora que a portabilidade completou, eu perdi acesso ao Claro Clube via o número antigo (provisório), e também não consigo fazer via o número novo. O atendimento da Claro fala que eu devo criar uma conta no Minha Claro, mas acontece que eu já tenho uma conta, por ter sido criada com o número antigo. No Minha Claro eu até consigo visualizar quantos pontos eu tenho, mas a transferência precisa ser feita, pelo que eu entendo, através do site Claro Clube Promoções, e esse eu não consigo acessar mais por conta desta questão com o número provisório.

        Agora minha conta está no limbo. Ela existe, mas é impossível de ser acessada. Estou dependendo da competência e boa vontade da Claro para resolver o problema. Em outras palavras, estou ferrado.

        • Maikon

          Eu também fiz esse mesmo procedimento e ainda estou
          Usando o número provisório.

        • Maikon

          Vc deleta o número provisório e incluir o novo número da portabilidade, acabei de fazer isso.

          • SwineOne

            Como você fez isso, no Minha Claro? Já fiz isso, mas não teve efeito.

            Ontem, quando fez a portabilidade, eu ainda conseguia acessar o Claro Clube Promoções com o número provisório. Já hoje não está acessando mais.

            • Maikon

              Realmente acabei de verificar e estou com o mesmo problema que vc
              pela manhã eu conseguir fazer o ping pong com o número provisório
              acredito que deva ser um erro de atualização do sistema.Vou aguardar até
              amanhã pra ver se atualiza.

              • SwineOne

                Liguei para o rapaz que me atendeu na loja da Claro. Ele disse que alterou o número principal no Minha Claro (ou seria no Claro Clube?) para o número que foi portado. Agora já estou conseguindo acessar o site Claro Clube Promoções novamente.

                De volta ao problema inicial, de fazer o Smiles liberar o erro F01. Tentei a sugestão de atualizar o cadastro (que já estava completo), continua com problema. Vou partir para fazer reclamações nas redes sociais.

                • SwineOne

                  Aleluia, após reclamar no Facebook consegui a liberação do erro F01. Já fiz o pingue-pongue de 67.000 milhas. Espero que não acabem com a mamata tão cedo, preciso de pelo menos mais 3 meses de pingue-pongue pra chegar em Diamante.

                  Alguém já testou se precisa esperar 30 dias mesmo para fazer uma nova transferência, ou se é só esperar virar o mês?

    • Leandro Esteves

      Adianta. Pressionei no Twitter e liberaram em cerca de 6 horas após atualizar o cadastro.

  • cFred

    Também fui rebaixado de platinum para gold, como não me hospedei ano passado fiquei com medo de perder os pontos e transferi pra Iberia, alguem perdeu os pontos ? ou eles deixaram ?

    • Bruno Almeida

      Mudança de status não implica em perda de pontos. A validade dos pontos é mostrada no site.

      • cFred

        Bruno, o regulamento fala em perda de todos os pontos se não houver hospedagem no período de 1 ano.

        • Bruno Almeida

          Sim, mas esse é outro critério. Só disse que não se perde pontos por “descer” de categoria.

          • cFred

            Isso, é que eu tinha pontos lá e não me hospedei ano passado na Accor, fiquei com receio deles tirarem os pontos. Se eles aplicassem o regulamento já era pra tem tirado quando os pontos fizeram 1 ano.

            • FairiesWearBoots

              cFred,
              Comi mosca e perdi alguns pontos EXATAMENTE um dia depois da validade prevista dos pontos.
              A boa notícia foi que alguns dias depois recebi email deles propondo que eu realizasse ao menos uma hospedagem em determinado período para que os pontos fossem revalidados. No caso em particular, feitos os cálculos, valia a pena.
              Hospedei-me e os pontos voltaram para a conta.

  • Gustavo

    Só eu que fui rebaixado de Platinum para Silver? 🙁

  • Vitoria Faria

    Uma grande enrolação sempre ficamos vários dias em hotéis da rede minha mãe por problemas de saúde e cirurgias não pode viajar muito ano passado apenas inicio do ano mandou um e-mail justificando e solicitando se poderiam manter o status, anexando todos os documentos pedidos, ainda tiveram a cara dura de responder dizendo que infelizmente não poderiam mais como reconhecimento dariam o status ‘GOLD”. Ou seja, o mesmo que foi dado para todos. Outro problema viajamos em 3 e tem uma criança de 10 anos e sempre os hotéis estão indisponíveis e agora inventam de oferecerem 2 quartos para hospedagem. Tenham respeito pelo cliente isso sim. Esse ano ficamos 10 dias em outra rede e ficamos em um quarto triplo sem problemas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×