[Guest post] Os melhores cartões de crédito, programas de milhagens, bugs, lançamentos e mais… de 2017!
FELIZ NATAL A TODOS OS LEITORES DO BLOG!
Eis mais uma exclusividade do MMdM. Nesse post, o Carlos irá fazer uma retrospectiva do mundo das milhas e pontos nesse ano de 2017, destacando os melhores cartões de crédito, programas de milhagens, bugs, lançamentos etc. desse ano. Confiram! 😀
………………………………….
“Com a chegada do final do ano, também ocorrem os tradicionais caos em shoppings e aeroportos, especial do Roberto Carlos, e retrospectivas do ano que se encerra.
No mundo das milhas, houve acontecimentos relevantes, mas nenhum que tenha mudado significativamente, ao menos por enquanto, o mercado. Foi feito um levantamento com todos os bônus oferecidos pelos cinco principais programas de milhagem “luso-brasileiros” para os principais cartões de crédito do mercado brasileiro, de forma a permitir um planejamento estratégico para 2018 (post aqui).
Nunca é garantida a repetição do passado, mas a probabilidade de ser mantida trajetória semelhante é alta. Basta olhar o levantamento mais simples de 2016 (post aqui) para notar a semelhança.
Isto posto, achei que seria interessante fazer uma eleição com os eventos mais importantes, em 2017, deste mercado. Logicamente que serão opiniões pessoais e com algum grau de subjetividade, mas espero que, na caixa de comentários, sejam oferecidos outros pontos de vista para enriquecermos a troca de informações. 😉
Como é cada vez maior a audiência e relevância do Meu Milhão de Milhas, espero que no ano que vem possamos fazer uma eleição virtual, e divulgação dos resultados do Prêmio MMdM, acompanhados de um coquetel e evento em auditório, com o patrocínio das empresas envolvidas. 😀
Melhor programa de milhagens aéreas de 2017
Esta talvez seja a escolha mais complicada, já que o critério “melhor” depende das expectativas e usos. Com certeza todos têm seu programa favorito.
O Victoria TAP tem se tornado bastante popular, mas introduziu uma cobrança de taxas, provavelmente ilegal, que marcou negativamente o programa. O Multiplus Fidelidade merece destaque pela aparente facilidade em se retirar taxas de combustível de emissões oriundas em qualquer localidade, ao mesmo tempo em que dificulta a emissão dos bilhetes usando seus pontos.
O Smiles cada vez facilita mais o uso dos seus pontos, mas inflaciona ainda mais a pontuação das passagens. O Amigo Avianca anunciou que sua tabela nacional seria flexível e não mexeu, por enquanto, na tabela internacional, assim como não mexeu também no seu sistema, que continua apresentando bastantes dificuldades para emissão de passagens de parceiros. E o Tudo Azul continua sendo um programa mirim, de alcance limitado, útil apenas para voos Azul, já que a tabela dos únicos dois parceiros, TAP e United, tem valores muito salgados.
Como acho difícil definir o melhor de 2017, vou dar uma leve ampliada no conceito de programa de milhagem para escolher o programa que vejo, disparado, como o melhor programa brasileiro: Livelo.
Criado em 2016, o Livelo é um programa revolucionário. Apesar de não acumular pontos de voos, permite a transferência de pontos para os cinco programas citados anteriormente, com a vantagem de oferecer, para a maioria dos programas, a maior quantidade de promoções e a maior média dos bônus (vide as estatísticas aqui). Houve ainda, recentemente, a inclusão de mais parceiros de transferência, o que é bom, mas as condições não parecem ser vantajosas (análise completa aqui).
Mas a principal vantagem do Livelo é a facilidade de se adquirir pontos por valores muito atraentes, seja através da compra em promoções, seja através da adesão aos seus clubes de pontos. Como estes pontos ainda são bonificáveis, com maior frequência e valores, seus participantes conseguem fazer emissões de passagens por valores muito competitivos, e sem depender da espera no acúmulo de pontos com cartão de crédito.
Ainda falta, principalmente, resolver a esquizofrenia dos programas Livelo, Livelo BB e Livelo BRA, mas, se alguém tiver dúvidas sobre em qual programa seria melhor investir seu dinheiro em 2018, independentemente do destino, a resposta quase infalível seria o Livelo.
Melhor promoção de 2017
Pelo que me recordo, não houve nenhuma grande promoção de venda de passagens. Mas tivemos boas promoções de acúmulo de milhas com reservas de hotéis do programa Smiles (post aqui), e ótimos bônus de transferência: de 150% do Santander para Amigo Avianca (post aqui), de 120% do Livelo BRA para Smiles (post aqui), e de 100% do Livelo para o Victoria TAP (post aqui).
Teoricamente, a melhor promoção seriam os 150% de bônus para o Amigo Avianca (post aqui). Mas quando se compara os valores da tabela e a funcionalidade dos programas, os 100% para o Victoria TAP (post aqui) foram a melhor e mais imperdível promoção de 2017.
Melhor cartão de crédito de 2017
Os dois melhores cartões de crédito disponíveis no Brasil são o Porto Seguro (PS) Visa Infinite e o Santander Mastercard Unlimited. As principais vantagens do PS Infinite são, diferentemente do Santander, ter o Victoria TAP como parceiro e o menor custo do cartão, tanto pelos descontos de anuidade mais fáceis, quanto pela ausência de taxas ligadas à manutenção de conta em banco.
Neste ano, tivemos magros 50% de bônus do PS para o Victoria TAP, então esta parceria não foi tão vantajosa.
Os cartões Santander oferecem a grande vantagem de pontuações expressivas (até 6,6) mediante o cumprimento de altas metas de gastos, e a parceria com o Iberia Plus (que permite, por tabela, a transferências de pontos para o British Airways Executive Club (BAEC), sem deságios e sem custos adicionais).
Eu, pessoalmente, escolheria o Santander Mastercard Unlimited Black como o melhor cartão de crédito, mas novamente vou dar uma ampliada na disputa para acrescentar o que considero o melhor cartão de crédito de 2017 pela sua inovação: o Santander AAdvantage Mastercard Black.
O programa da American Airlines já não é mais tão atrativo quanto há poucos anos. Mas o lançamento do cartão foi significativo no mercado brasileiro, por oferecer um cartão topo de linha com a primeira anuidade grátis, e com ótimos bônus mediante gastos não muito elevados. O cartão de crédito com anuidade grátis ainda oferecia Priority Pass ilimitado, depois modificado para quatro visitas. Ainda assim, um lançamento que servirá de base de comparação para todos os cartões de crédito a serem lançados futuramente.
Melhor lançamento de 2017
Consigo lembrar de três lançamentos mais significativos no ano: os cartões de crédito Santander AAdvantage, e os cartões de crédito Visa Smiles, e o programa Mercado Pago.
Os cartões Santander AAdvantage foram ótimos lançamentos e mereceriam o prêmio, mas nesta categoria minha escolha vai para a opção que significou uma grande revolução no mercado, que foi o programa Mercado Pago.
Lançado inicialmente sem limites estabelecidos para pagamento de contas com cartões de crédito, o MP é um assombro. Desde o começo, o programa funciona de maneira instável e imprevisível. Não há lógica que se tente aplicar ao programa que resista aos relatos dos usuários. Por exemplo, o que funciona com uma pessoa sempre encontra outro que relata o contrário.
É necessário bastante paciência para usá-lo, mas as recompensas também são significativas: o acúmulo fácil de milhas e o cumprimento de metas de gastos sem maiores dificuldades.
Em outubro, foi estabelecido o limite de quatro mil reais para uso grátis do programa que, mais de seis meses após seu lançamento, continua instável e imprevisível. Mas quem consegue usá-lo ganha milhas grátis e, mesmo com o pagamento de taxas, consegue atingir metas de gastos que permitem gerar um acúmulo de milhas bastante interessante.
Melhor bug de 2017
Infelizmente, esta categoria não produziu nada muito relevante neste ano. Todos esperam, desde de 2015, uma nova edição de um bug como da American Airlines quando, por várias horas, era possível emitir passagens por 10% do valor oficial, e cujas passagens emitidas foram incrivelmente honradas (post aqui).
Pode ser que a contratação dos estagiários tenha ficado mais rigorosa :-P, mas a verdade é que cada vez menos aparecerão estas oportunidades. As empresas estão monitorando mais fortemente a Internet e, caso algum bug seja descoberto, sua divulgação significará o seu fim rapidamente. É até possível que tenhamos tido bugs relevantes, que podem até estar ativos, mas não ficamos sabendo.
Dentre os poucos que foram divulgados, o que achei melhorzinho foi um bug no Smiles que tornou possível emitir passagens em primeira classe na Qatar por 100 mil pontos, mesmo combinando vários trechos longos (tipo CDG-DOH-MEL ou JFK-DOH-BKK).
Maior decepção de 2017
Decepções só ocorrem quando se tem expectativas que são frustradas. Só consigo pensar em duas expectativas mais relevantes que tinha.
A primeira foi com o anúncio do cartão Santander Visa Smiles. Acreditei que teríamos algo semelhante ao Santander AAdvantage, como anuidade grátis e bons bônus por meta de gastos. Mas quando os cartões foram efetivamente revelados, ficou claro que isto jamais seria possível, já que as condições teriam de ser as mesmas para Santander, Banco do Brasil e Bradesco. Dá até para pensar que o Santander poderia ser mais ousado na sua versão se não tivesse que ficar amarrado à semelhança aos outros bancos.
A segunda decepção, maior e ganhadora, acredito que tenha sido mais universal por causa da tradição. Que Black Friday mais chinfrim que tivemos! Ou que não tivemos.
Amigo Avianca e Multiplus Fidelidade lançaram ótimas promoções antes e depois da semana, mas nada durante. Victoria TAP ofereceu um bônus pequeno e limitado. E Smiles e Tudo Azul, os programas que mais oferecem bônus do mercado, fizeram ofertas irrisórias dentro de suas médias anuais. Oferta de 50% do Tudo Azul contra média de 71% e oferta de 80% do Smiles contra média de 68%, normalmente associados a bônus adicionais (descontos em resgates ou compra de pontos). E poucas semanas antes ou depois da Black Friday, ambos programas ofereceram bônus de 100%. Antes ou depois. Não durante a Black Friday.
Eu acreditava que a Black Friday guardava boas oportunidades mas, para 2018, minha dica será ignorar o período e focar nas médias históricas para aproveitar as melhores ofertas.
Melhor uso das milhas de 2017
Este tópico é estritamente pessoal. O melhor uso de milhas que fiz e que me deixa com vontade de repetir foi usar milhas no Amigo Avianca para emitir uma passagem em primeira classe na Lufthansa e, ao invés de fazer um voo direto de Paris para Frankfurt, fazer outra emissão em econômica com longa conexão em Zurique para poder aproveitar o lounge da primeira classe da Swiss. Excelente design, ótimas vistas das pistas do aeroporto, maravilhosas suítes com camas muito confortáveis.
Mas o que é divino no lounge e me deixa com vontade de voltar é a qualidade da culinária. Fiz duas refeições completas e, em ambos os casos, tanto a apresentação quanto o sabor dos pratos estavam excepcionais, na minha lista de melhores da vida. Imagino que só o lounge da primeira classe Air France em CDG possa oferecer algo superior.
Conclusão
Bom, é isso. Provavelmente deixei passar alguns fatos importantes, mas junto com o levantamento dos bônus, acho que dá um bom panorama do mundo das milhas de 2017.
Apostas para 2018? Não faço nenhuma diferente do que está relatado aqui. Espero que ainda possamos ter mais uma reedição dos 100% Victoria TAP e, possivelmente, tenhamos novidades relativas aos cartões de crédito Amex “raiz” (Membership Rewards), com a reassunção das atividades pela própria Amex, ou outro banco.
Só não podem migrar para a plataforma Livelo e acabar com o principal diferencial destes cartões, que são seus parceiros internacionais que transferem pontos paritariamente ou, no máximo, com deságio de 20%.”
………………………………
E para você, quais foram os melhores do ano de 2017!? Deixe um comentário, participe dos debates, e enriqueça o compartilhamento de ideias e a circulação do conhecimento! 😀
………………………………
Quer aprender mais? Então leia os demais guest posts do Carlos:
- [Guest post] Retrospectiva 2017 de todas as promoções de bônus de transferências de cartões de crédito para os programas de milhagens aéreas – O Guia Completo
- [Guest post do Carlos] Impressões gerais sobre o Victoria TAP, após sua utilização efetiva… e intensiva ????
- [Guest post do Carlos] Melhores resgates de milhas Victoria TAP em classe executiva e primeira classe!
- [Guest post] Comparando os programas brasileiros de milhagens aéreas com seus congêneres estrangeiros, para resgates em classe econômica: qual grupo é mais vantajoso?
- [Guest post] Comparando os programas brasileiros de milhagens aéreas com seus congêneres estrangeiros: qual grupo é mais vantajoso?
- Giga post do leitor Carlos! Levantamento histórico de *TODAS* as promoções de bônus de transferências dos cartões de crédito para os programas de milhagens, no ano de 2016!
- Giga post do leitor Carlos! Comparação de resgates (emissões) em classe executiva para América do Norte, Europa, África do Sul e Ásia, entre Smiles, Tudo Azul, Amigo Avianca, Multiplus Fidelidade e Victoria TAP!
- [Guest post] Estudo inédito! Estabelecendo um modelo de precificação (valuation) de milhas e pontos. Quanto vale uma milha aérea? Quanto vale um ponto de cartão de crédito?
- Como resgatar passagens para voar no fantástico Emirates A380 utilizando suas milhas Victoria TAP: as dicas do leitor Carlos! E mais: dica extra maximizando as (possíveis futuras) promoções do Livelo!
- [Guest post] Resgates de passagens-prêmio em cias. parceiras Star Alliance e One World utilizando o Amigo Avianca e o LATAM Fidelidade: a experiência do leitor Carlos na prática
- Resgates de passagens-prêmio com pontos em empresas aéreas parceiras da Star Alliance utilizando o Amigo Avianca: as primeiras (e positivas) impressões do leitor Carlos
- Você não economiza aquilo que não pode pagar: o inteligente comentário do leitor Carlos