A impossibilidade de usar o Victoria TAP para emitir bilhetes-prêmio, em primeira classe, na Asiana e na ANA, dos EUA para a Ásia, by Carlos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Segue mais um ilustrativo guest post do Carlos, onde relata especificamente as dificuldades, ou impossibilidade, de emissão de prêmios em primeira classe na Asiana e ANA, usando as milhas do Victoria TAP:

…………

“Acrescentando mais uma informação a respeito do Victoria TAP. Pessoalmente, não gosto dos programas de milhagem em que a reserva de passagens tem de ser feita por telefone. Além das várias horas perdidas na espera para ser atendido, nem sempre a emissão funciona como deveria acontecer, de acordo com as regras do programa.

Apesar de isto acontecer com praticamente todos os programas de milhagem, pelo menos quando é possível fazer online a pesquisa e emissão das passagens, as falhas se tornam mais transparentes e o consumidor pode, com mais clareza, definir se transfere ou não suas milhas para o programa em questão. Temos esse problema com o Multiplus, conforme publicado recentemente no blog. A mesma coisa com o Amigo, em que há uma certa loteria para conseguir emitir o que é encontrado disponível para todas as companhias da Star Alliance.

E acrescento agora o Victoria TAP a esta lista. Estou tentando, há algumas semanas, fazer uma emissão da passagem em primeira classe dos Estados Unidos para a Ásia, envolvendo as companhias Asiana e ANA. Sempre pesquiso previamente a disponibilidade de assentos na United e passo para o atendente, que encontra exatamente o que informei.

Porém, nunca consigo completar a emissão, com a desculpa que o sistema não está conseguindo tarifar. A primeira justificativa, na única vez que recebi uma ligação de volta, foi que o problema era a mistura de primeira classe com econômica, conforme informei na postagem sobre o uso geral do Victória.

Achei estranho, mas tentei de novo, desta vez somente com executiva e primeira classe. Novamente não tarifou, não recebi retorno, e quando liguei disseram que o problema era estar passando duas vezes pelo mesmo aeroporto (uma vez na ida e outra na volta).

Essa já foi ridícula, mas não desisti.

Mais um tempo pesquisando vagas e montando um roteiro, ida e volta sem passar pelo mesmo aeroporto e nada de novo. Comecei a fica cansado do trabalho de pesquisa e resolvi fazer um teste: ida e volta simples na primeira classe em cada companhia, sem motivos para inventarem desculpas mirabolantes.

Novamente nada, o atendente reconheceu haver algum problema com o sistema deles, fez anotações na reserva, me garantiu que receberia algum retorno da empresa, mas nada novamente.

Conclusão

Então, só para confirmar o problema, chequei as demais companhias: primeira classe da Thai, Air China e Lufthansa funciona no Victória; ANA e Asiana, não.

Quase igual ao Amigo, mas lá a Air China também fica de fora.

Apesar de não ser uma perda incomensurável, e haver ainda vários excelentes usos para os pontos no Victoria, fica aqui registrada uma falha do programa que pode impactar quem estiver planejando usar o Victoria TAP.

Abraços.”

Tagged as: , ,
  • Dorgival

    Este é um tipo de post bem específico, que vai servir só para algumas pessoas. Mas pra essas pessoas é de primeiríssima utilidade. Vai poupar um enorme tempo e estresse. Muito bom ter sido compartilhado.

  • Tlars22

    Carlos,
    Vc ja conseguiu emitir passagem na First da Thai ?

    • Carlos

      Com o Victória só fiz a pesquisa, mas tarifou normalmente, então deve funcionar.
      E só uma correção ao título, primeira classe da ANA e Asiana não funcionam em qualquer sentido, de/para Ásia para/de América do Norte ou Europa.

  • Marcelo Novais

    Se isto é ruim, o que dizer do LIFEMILES: após a mudança da ferramenta de pesquisa, ZERO de disponibilidade (em qualquer classe) da ASIANA, da EVA e da THAI…

    E ainda tem a ousadia de vender milhas com bônus…

    • Carlos

      Marcelo, você deve estar fazendo alguma coisa errada na pesquisa. Dei uma conferida agora e o Lifemiles mostrou exatamente o que apareceu na United, para todas as três companhias, nas três classes.

      • Marcelo Novais

        Sério, Carlos?

        Se for verdade, EXCELENTE NOTÍCIA, pois até a semana passada era ZERO de disponibilidade, ao contrário da UNITED.

        Quando pesquiso, insiro apenas os dados de origem e destino e o sistema automaticamente coloca como sendo da Star Alliance…

        Você fez algo diferente?

  • Davi

    Algum outro programa de milhas que não seja das duas empresas em questão está conseguindo fazer a reserva da 1ª classe? De repente pode ser que a Ana e a Asiana não permitam mais emissão de 1ª classe para parceiros, como Swiss, Singapore e inúmeras outras

    • Carlos

      Lifemiles e United mostram disponibilidade e permitem completar normalmente a reserva das duas companhias.
      No caso de Swiss e Singapore, as vagas nem aparecem.

  • Christiano Timotijus Cerniausk

    Estou fazendo uma poupança de milhas para poder efetuar um resgate de 4 pax para Ásia pela Emirates em executiva via TAP Victoria. Sabe me dizer se eles estão cobrando taxa de combustível para voar Emirates?

    • André Luís

      Emiti 3 pax emirates pelo programa Victoria uns 3 meses atrás e não cobrou. A taxa total ficou em 80 euros já com a taxa de emissão.

  • Rafael Nunes

    Oi Pessoal,
    Assim como no TudoAzul e Smiles que temos até 24 horas para cancelar uma reserva em milhas sem pagar multa alguma, qual seria a tolerância do Victoria-TAP para conseguirmos esta isenção?

    • Carlos

      A princípio, esta opção não existe. Antes de descobrir o problema relatado aqui, tentei fazer a emissão que não completou e imaginei que seria resolvida facilmente com uma emissão manual, então fiz outra emissão (que funcionou normalmente) que só fazia sentido com a primeira emitida. Quando me ligaram dizendo que não tinha como emitir, pedi então que cancelassem a outra. A princípio negaram e só depois de algumas argumentações aceitaram cancelar, sem multa, a título de “liberalidade”.
      Então, não sei se legalmente eles teriam esta obrigação (emissão por internet acho que sim; por telefone, não), mas não é um processo fácil.

      • Rafael Nunes

        Obrigado, Carlos.

  • André Luís

    Fiz uma emissão 2 passageiros na first da Thai usando o programa Victoria combinando com um trecho em executiva. Foi tranquilo, mas se eu quisesse combinar biz com eco já não permitia, mas informaram ser uma restrição da Thai. O trecho de ida é Osaka – Auckland e o de volta é Sydney – Bangkok, 90k. De graça.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×