[Reflexões] E se o seu programa de milhagens falisse? Aconteceu na prática: TopBonus da Air Berlin é suspenso.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Em se tratando de milhas e pontos, ou seja, de moedas virtuais e digitais, todo o cuidado é pouco.

Num passado não muito distante, tivemos 3 empresas aéreas brasileiras que faliram – Vasp, Varig e Transfalil, quero dizer, Transbrasil. 😛

Não sei o que ocorreu com quem tinha milhas na Varig, nem saberia dizer se as duas outras empresas tinham programas de milhagens.

Porém, nos dias de hoje, se investir em ações de cias. aéreas continua arriscado (embora Buffett tenha começado a investir em aéreas, coisa que ele jamais tinha feito antes), ter um estoque muito grande de milhas e pontos sem usar é um negócio ainda mais arriscado, dependendo do programa em que você acumula suas milhas.

O amigo Rob, do ótimo blog Head For Points, comentou uma notícia sobre a suspensão do programa de milhagens da Air Berlin, o TopBonus:

As of Saturday, Topbonus is suspended.  The website states:

We cannot currently (since Saturday, 19. Aug.17) guarantee that your miles will be credited. We have had to suspend mileage accruals and redemptions pending clarification of the situation.

We are working hard to resolve the matter as soon as possible and hope for your understanding.

Thank you for your patience.

If you have an airberlin or other oneworld flight coming up, credit it anywhere except Topbonus.

If you have Topbonus miles, don’t count on being able to redeem them for flights again.  It is very possible that Topbonus announces, in future, you can only redeem miles against a shopping catalogue of overpriced goods.

Conclusão

Todo o cuidado é pouco com milhas e pontos.

Lendo rapidamente a página de arquivos do blog, vi que publiquei somente duas notícias sobre esse programa de milhagens – nenhuma sobre promoção de compra de pontos (embora tivesse havido uma ou duas dessas promoções, pelo que eu me lembre).

Ainda que hoje os programas de milhagens estejam aparentemente melhores, inclusive com ações cotadas em Bolsa, ainda vale a velha máxima sempre lembrada pelo Cristiano Andrade: earn and burn, ou seja, ganhe e gaste. 😉

R.I.P., Topbonus.

Tagged as: ,
  • Emerson Calil

    O Smiles não era o programa da Varig??

    • Jota Bin

      Que eu saiba o Smiles ficou com o espólio do programa da Varig e só em 2017 que os últimos pontos da extinta Varig acabaram. Pelo menos foi isso que entendi lendo o último relatório contábil da Smiles.

    • carlos

      Quando a gol comprou a varig, assumiu e renovou o smiles e extendeu a validade das milhas por alguns anos, passando a valer para voos da gol. foi ótimo.

  • Vanderley

    Falando em Smiles, Nova promoção da até 70% de bônus nas transferências Livelo: https://www.smiles.com.br/bancos/bonuslivelo

    • Vanderley

      Mais voucher de 20% OFF para vôos Emirates.

  • Cristiano Andrade

    Isso aí Guilherme: earn and burn!
    Lógico que ficar de olho no que está acontecendo para se precaver é importante. E aí, compra uma passagem pra voar de SAA, a empresa está cambaleando, se comprou para daqui 2 meses o risco é um, se comprou para daqui 10 meses o risco é muito maior.
    Juntou milhas de companhia One World, pra onde vai jogar seus pontos? Air Berlin era tragédia anunciada, como é também são a Alitália e a SAA. Os caras já vem faz tempo pedindo empréstimos emergenciais de seus governos e/ou sócios (no caso da Air Berlin e da Alitália seu sócio, a Etihad, que desde a mudança do presidente ficou claro que iria fechar as toneiras).
    E aqui no Brasil? Quais os riscos?
    Avianca Holding dando lucro, operação sólida e em crescimento. Mas algo irá acontecer com o Amigo Avianca quando houver a fusão com a Avianca Internacional, provavelmente Lifemiles sendo o programa prevalente. O que acontecerão com seus pontos amigos? Serão convertidos pro Lifemiles? Qual a eventual proporção na conversão? Tem um risco aí, que pode até se tornar algo positivo, como também pode virar algo bem ruim e você “micar” com seus pontos no Amigo.
    Multiplus é uma empresa separada da Latam (mesmo que controlada pela Latam), já faz tempo que se aguarda os movimentos da Latam para unificar seus programas de fidelidade, e não duvidaria que o Multiplus se tornasse uma espécie de Netpoints ou Dotz, com alguma relação com o Latam Pass, mas ainda cedo para entender como isso se dará, mas tem risco aí também.
    Smiles também é uma empresa separada da Gol (mesmo que também controlada pela Gol), e para piorar sua empresa mãe vai mal das pernas (prejuízo atrás de prejuízo da Gol) e com muitos rumores de uma eventual venda (e Delta como candidata natural a aquisição). Se a Delta adquirir a Gol duvido que adquira o Smiles também, e aí Smiles se tornará uma espécie de Netpoints ou Dotz e seus pontos serão menos valiosos.
    Sobra o Tudo Azul, que me parece o de menor risco… a empresa parece ir bem (apesar de prejuízos pontuais) e o programa (que é o que dá menos vantagens a nós milheiros) parece desenhado para se sustentar bem.
    Tudo isso se junta a tendência natural de desvalorização dos pontos no decorrer do tempo.
    Fiquemos de olho, e como em investimentos, se o risco é muito grande, migre seus investimentos para um porto mais seguro ou se foque inteiramente no curtíssimo prazo.

    • Falcão

      É uma boa analise, acredito no entanto que com a unificação das Aviancas haverá (a médio prazo como está sendo com os antigos programas da Lan e Tam) uma unificação mais ou menos paritária. Isto interessa aos Irmãos Efromovich controladores de ambas, não por serem “brasileiros” (salvo engano são chilenos filhos de família judia polonesa provavelmente emigrados durante a II Guerra) embora domiciliados e tenham a base dos seus negócios aqui porque são empresários. Embora antiga e bem conhecida a marca Avianca tem hoje o “peso” econômico da Colômbia enquanto se vier a ser líder no Brasil (é razoável dado ao encolhimento da concorrência e o crescimento qualitativo e quantitativo da Avianca BR) o “peso” será bem maior. O Amigo é parte desta estrategia tem sido o programa com melhor custo /beneficio e mais Amistoso 🙂 do pais, seria estranha uma reversão desta politica agora. É mais provável uma unificação sim no Life Milles mas deverá ser paritária e com Status Match.

      Quanto aos programas a Vasp não chegou a ter mesmo. Mas o da Varig simplesmente migrou pra Gol. Quanto a Transbrasil, que tinha um insipiente, pouco antes da empresa falir permitiu a “copia” (atenção não foi uma transferência foi duplicação mesmo, algo q nunca mais vi, eu fiz e passei a ter direto a dois voos internacionais – um TAP e outro aqui – ao invés de um ) dos seus pontos no programa da TAP o Victoria.

  • adrián

    Buena info, Guilherme.

    Atención con Air Berlín, ya se declaró insolvente, y Etihad, su principal accionista, retira su apoyo económico. Anuncian que volarán tres meses más, y luego suspenderían su actividad.

    Abrazo!

  • Lucas

    O Smiles bloqueou minha conta. Será que está fazendo isto com muitos clientes para que eles não usem as milhas por determinados períodos ou em determinadas promoções? Ixi! Agora fiquei com medo. E minha conta continua bloqueada. Ah, e sou Gold! Oh My God!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×