Boa notícia: Amigo Avianca dando, aos que foram rebaixados de status, quase 3 anos de status Star Alliance Gold – até março de 2020!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Por essa ninguém esperava.

Todo mundo sabia do estranho fato de o Amigo Avianca ter congelado o status Diamante de seus clientes além do termo final de vigência.

Ou seja, o status Diamante, que normalmente se renova no final de março, foi se mantendo, se mantendo, se mantendo… até finalmente expirar em meados de julho (post aqui).

Quem era Diamante foi rebaixado para Gold, sendo que o status Gold era válido até março de 2019.

Era.

Pois o Amigo Avianca resolveu prorrogar a validade do status Gold até março de 2020.

Isso garante a manutenção do status Gold na Star Alliance durante quase 3 anos! Pense numa notícia boa e inesperada. 😀

Conclusão

O Amigo Avianca é um programa completamente sui generis no mercado brasileiro de milhagens, e por uma série de motivos.

É o único que não aderiu à moda de comercializar milhas e pontos, e era o único que não adotava uma tabela flutuante de resgates.

Contudo, é instável e não confiável para emissões de prêmios em cias. aéreas da Star Alliance, o que é um ponto negativo.

Porém, essa manutenção de status por quase 3 anos é, por outro lado, um ponto positivo, que eu espero que não seja “corrigido” pelos administradores – se é que vocês me entendem. 😉

  • Albino

    Devia continuar com as campanhas de status match.

    Enquanto tinha status Ouro lá, eu tinha prazer um usar a companhia. Agora, sem status e com o início da cobrança da bagagem, estou dando ênfase nas outras companhias.

    • Guilherme

      Concordo!

  • Giancarlo

    Guilherme, o meu era ouro pelo status match (embora tivesse mandado o meu smiles diamante) e acabou de ser rebaixado a silver. Por enquanto no site sigo silver. Pena pois tinha acabado de começar a focar na Avianca e inclusive emitido passagens com milhas por lá…

    • Guilherme

      Oi Gian!

      Que estranho, você deveria receber equivalência com o Diamond.

      Abraços

      p.s.: você é o mesmo Giancarlo que participava ativamente da caixa de comentários do Aquela Passagem!?

      • Giancarlo

        O próprio!

        • Guilherme

          Caramba, seja muito bem-vindo Giancarlo!

          É muito bom saber que temos aqui no blog vários antigos participantes do saudoso Aquela Passagem!!!!! 😀

      • Giancarlo

        Na verdade nem me incomodei com ter recebido o Gold no princípio, só que agora no downgrade isso pesou…

        • Guilherme

          Verdade, Gian, os benefícios da categoria elite podem ser importantes pra quem usufrui deles com regularidade…

  • Daniel

    Dúvida: sendo GOLD na Avianca, tenho direito a bagagem extra em outras cias Star Alliance, em especial TAP, SWISS e SAS???

    Alguém já aproveitou tal benefício em tais cias?

  • Luiz

    Pra mim o programa Amigo da Avianca tem como maior problema a falta de disponibilidade em voos de executiva para resgates por companhias parceiras… Impossível resgatar executiva avianca brasil GRU-MIA pelo victoria…

    • Alexandre

      Isso é porque nem todos os programas da Star já se atualizaram para enxergar classes que antes não existiam na Avianca Brasil (O6): as pagantes de executiva (C, D e J) e a executiva com pontos (I). Da mesma forma, se você voar na executiva da O6 e tentar pontuar no Victoria, não vai ganhar nada.

      A classe econômica com pontos, que é a X, o Victoria ja exergava antes. Eu apostaria que você já consegue emitir em economica no GRU MIA ou no GRU SCL nos vôos da Avianca Brasil pelo programa da TAP.

      Existe um tempo para essa atualização na Star Alliance. As companhias que já atualizaram suas tabelas para “enxergar” a executiva da O6 são: A3, AC, OZ, CM, BR, SA, TG e UA. Em tese, elas pontuam e devem conseguir emitir na executiva da Avianca Brasil. Pode haver mais alguma, mas é fundamental verificar o site do seu programa de milhagens antes de tentar pontuar nele uma viagem na executiva da O6.

      Outro detalhe curioso é que quase todas as classes domésticas da O6 davam 100% da distância nas parceiras da Star, menos a T, que sempre deu 50%. A Avianca Brasil está acertando isso e agora já há classes mais descontadas no doméstico da O6 que dão menos pontos nestes programas acima.

  • Tlars22

    Da serie … milagres acontecem !!! Hehe
    Depois da noticia do Santander dando bonus de boas vindas aos clientes Aadvantage, agora vem o Amigo e amplia a validade do status GOLD dos seus clientes.

    • Guilherme

      hehehehe

  • Rodrigo

    Boa noite a todos!! estou com uma dificuldade com os programas da Star, principalmente o Amigo, e gostaria de uma ajuda:

    Eu estou tentando emitir uma passagem pela Star Alliance mas não estou conseguindo! veja se consegue me ajudar. Vejo sempre a disponibilidade no site da ANA, Lifemiles e Delta.
    Trecho encontrado, as vezes eles montam direto e as vezes montam com escala, opção multicidades.

    Quando procuro (site ou Central) dos meus programas – Amigo TAP não existe a disponibilidade. Ok.
    Peco pra pesquisar trecho-trecho, eles acham mas sempre dizem que não conseguem tarifar de uma vez so! tem q ser em passagens separadas. O problema maior é o AMIGO pois o voo que eu quero e para a europa mas faz escala na Turquia, como a mesma fica na ASIA (???) e não na Europa o valor vai la estratosfera.

    Vcs tem alguma estratégia para contornar isso?

    • Thiago

      É a mesma cia? É a mesma classe?

      • Rodrigo

        Mesma companhia e classe.

        • Alexandre

          Quantas horas de conexão? O Lifemiles tem um limitador bastante irritante de somente permitir conexões de até 4 ou 6 horas, não sei ao certo. Pode ser que o Amigo tenha estabelecido isso também. Especialmente na TK, isso complica tudo porque a hora que o voo de GRU pousa obriga um layover de muitas horas para a maioria das conexões (inclusive eles dão hotel em graça em IST para quem esta de executiva).

          • Rodrigo

            Existem 4 conexões diferentes. Duas com menos de 6h e 2 com mais de 6h. Nenhuma delas e possível pelos atendimentos.

    • Alexandre

      Esse negocio da Turquia ser na Ásia foi um erro da tabela inicial do Amigo, que depois foi corrigido no site. Ainda está no sistema? Inclusive teve gente querendo fazer mileage run entre algum ponto da Europa e IST para ganhar muitos pontos e ganhou Europa – Europa. Eu mesmo já voei IST LHR pagante e pontuou Europa – Europa.

      Você pode argumentar isso. O problema são os atendentes deles, que são muitos fracos e só sabem repetir o que esta na tela. Eu acho que o maior defeito do Amigo e’ não existir um canal próprio para escalar os problemas e conseguir falar com alguém que entenda o que está fazendo. Vamos ver se o e-mail do Diamond agora passa a funcionar melhor.

  • Alexandre

    Sobre essa extensão do Amigo, eu estou tentando acompanhar pessoas em situações distintas para tentar entender melhor o programa. De fato, um amigo que era Diamond e caiu para Gold teve a validade prorrogada para 2020. Mas, nos outros casos:

    – Eu era Diamond e não caí (acredito que pelas transferências de cartão de credito): continuo com 2019;
    – Um amigo era Gold e não caiu (também transferências): continua com 2019;
    – Um amigo era Gold e caiu para Silver (voou efetivamente quase 40k em parceiras, mas não chegou nos 45k): continua com 2019.

    Ou seja, apenas uma situação especifica foi contemplada com mais um ano: quem era Diamond e caiu para Gold. Vai entender??

    Outra coisa: só teve soft land quem tem CPF cadastrado na conta e mora no BR. Todos os gringos que aproveitaram o status match, caíram direto para Bronze.

    Um programa cheio de especificações, esse. rs

    • Guilherme

      Rapaz, e bota especificações nisso!!! rsrsrsrsrs

      Gostei muito da sua percuciente análise! É cada coisa que esse Amigo (quase da onça) apronta que chega a ser bizarro e cômico! 😆

      Abraços!

      • Rafael

        Eu fiz transferências do CC pro Amigo (80k nessa última com 120% de bônus) e mesmo assim cai de Diamond pra Gold, porém com validade até 2020. Ainda preferia ter mantido o Diamond até 2019 e ai então cair para Gold até 2020. Mas fazer o que …

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×