Alerta do leitor: Smiles não cumprindo o Regulamento da promoção Milhas em Triplo (hotéis)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixo aqui registrado o alerta do leitor Investidorpb:

“Seria interessante anunciar em seu blog que a Smiles não honrou com o regulamento do a Promoção Milhas em Triplo (primeira fase), em constava o seguinte:

“4. As milhas oriundas do acúmulo bem como Milhas Bônus serão disponibilizadas na conta Smiles do Participante que reservou tarifas reembolsáveis a diária no site da Smiles com a parceira RocketMiles no prazo de até 30 (trinta) dias úteis após datas de Checkouts realizados até 15 de setembro de 2017; e para tarifas não reembolsáveis a diária no site Smiles com a parceira RocketMiles no prazo de até 10 (dez) dias úteis após a data da reserva. As Milhas oriundas do acúmulo terão validade de acordo com a categoria do Participante no Programa Smiles, nos termos do regulamento já as Milhas Bônus terão validade de 06 (seis) meses, a partir do momento em que forem disponibilizadas na conta Smiles do Participante.”

Fiz a reserva de diárias não reembolsáveis e, ultrapassados 10 (dez) dias úteis, não recebi as milhas.

Para minha surpresa, vi que a Smiles alterou o regulamento da Promoção Milhas em Triplo (segunda fase), para 7 (sete) das úteis a contar do Checkout, a saber:

“3. As milhas oriundas do acúmulo bem como as Milhas Bônus serão disponibilizadas na conta Smiles do Participante que reservou qualquer tipo de tarifa a diária no site da Smiles com a parceira RocketMiles no prazo de até 7 (sete) dias úteis após datas de CheckOuts. As Milhas oriundas do acúmulo terão validade de acordo com a categoria do Participante no Programa Smiles, nos termos do regulamento já as Milhas Bônus terão validade de 06 (seis) meses, a partir do momento em que forem disponibilizadas na conta Smiles do Participante.”

Independente de ter alterado o regulamento da segunda fase da campanha, a Smiles tem a obrigação legal de creditar os pontos, uma vez que essa foi uma as condições fundamentais para eu optar por tarifas não reembolsáveis (mais caras). O que está ocorrendo é uma ofensa ao direito do consumidor, senão vejamos o CDC:

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Com a palavra a Smiles”.

Conclusão

O descumprimento do próprio regulamento, além de aviltar os direitos do consumidor, gera desconfiança e descrédito da empresa perante o cliente.

Mais alguém pagou diárias não reembolsáveis nessa promoção conjunta do Smiles com o RocketMiles e não recebeu as milhas dentro do prazo estipulado em Regulamento?

Agradeço ao Investidorpb pelo envio do alerta!

Tagged as:

13 Comments

  1. Iury 12/08/2017 at 13:11 #

    Tambem nao recebi, entrei em contato com o chat e pediram 5 dias uteis pra resposta, um absurdo

  2. adrián 12/08/2017 at 13:12 #

    Bom día, Guilherme.

    Buena información, para estar alertados.

    Desde hace días intento encontrar un alojamiento que resulte conveniente en millas smiles, y no consigo encontrarlo.

    Por un lado, en esta nueva etapa de millas triplicadas, en muchos casos SÓLO HAN QUEDADO LAS POCAS PLAZAS NO CONVENIENTES en millas, que sobraron de la primer etapa de millas en triple.

    Respecto de las nuevas plazas (fechas agregadas) no consigo encontrar valores convenientes en la relación reales/millas.

    Habrá que seguir buscando.

    Abrazo!!

    • Guilherme 13/08/2017 at 17:10 #

      ¡Hola adrián!

      Realmente, si no hay hoteles de buena calidad para ganar las millas en esas promociones hechas por Smiles, la alternativa es elegir hoteles utilizando otros medios, tales como Booking.com

      Abrazo!!!

  3. Jackson 12/08/2017 at 13:14 #

    Eu reservei e já previa que isso iria acontecer, como acontece com quase todos os sites de parceiros…

    Agora sempre que compro, gravo a compra, para mostrar que segui os passos corretos e mesmo assim ainda não querem colocar os pontos. Se eu fosse advogado, via de processar essas companhias pq elas fazem muita sacanagem já para não dá certo e o cliente não ir atrás e perder.

  4. Jackson 12/08/2017 at 13:15 #

    Abri essa reclamação no consumidor.gov contra submarino viagens e livelo e nem assim eles resolveram…

    Prezados,

    Fiz duas compras com vocês através da parceria com a Livelo na época da promoção de 10 pontos por real.

    Os vouchers das minhas compras seguem em anexo (Hotel NY.pdf e Ingressos Sea Worlds.pdf).

    Segue também algumas imagens e vídeos que provam que fiz a compra pelo site correto:

    https://www.youtube.com/watch?v=bj3BHPd4tuo

    https://www.youtube.com/watch?v=AYcqZE5PXl4

    agora segue minhas reclamações:

    1) Assim que tentei fazer a primeira compra achei o site muito amador, cheio de erros (veja que no segundo vídeo que eu nem consigo comprar pq eu clico e o site não funciona), inclusive eu deixei de fazer várias compras com vocês nesse dia simplesmente pq o site não funcionava e perdi a paciência. Se a parceria do submarino viagens com a livelo continuar dessa forma, não sei nem pra que existir… veja como é a parceria do booking com a multiplus, lá é perfeito, em todo momento aparece o logo da multiplus e ao final aparece a quantidade de pontos que o cliente vai receber e o eles pedem o CPF que irá receber a pontuação, tudo muito claro e confiável.
    2) Quando eu vi que o site não estava legal, logo vi que daria erro em receber essa pontuação, daí além de imagens comecei a gravar vídeos também, pois sabia que a chance de não receber os pontos era alta (o que representa indução ao erro do consumidor, pois podem ver pelo vídeo que fiz todos os passos corretamente)
    3) Reservei o hotel de orlando 2 vezes com vocês e nem mesmo assim vocês conseguiram efetivar a compra, nem explicar por que não deu certo, isso porque eu liguei 3x para vocês tentando fechar essa compra, fui jogado de atendente em atendente e ninguém resolveu. Parecia até que vocês nem queriam vender, então pra que colocam isso no ar? Acabei desistindo e reservando o hotel de orlando com a decolar.
    5) Consegui reservar os ingressos do SeaWorld com vocês, porém a pontuação veio errada, o gasto foi de 589 Reais, logo deveria receber 5890 pontos e só recebi 5000. Meu CPF: 07608579463
    4) Consegui reservar o hotel de nova iorque com vocês,porém não recebi nenhuma pontuação, inclusive nem sei para quem iria a pontuação, pois paguei com o cartão do meu namorado (CPF: 12335113780), porém a conta é a minha (CPF: 07608579463). O valor do Hotel foi em torno de 1900 reais, deveria receber em torno de 19000 pontos.

    • Leandro 12/08/2017 at 18:56 #

      Quando vi a parceria do Livelo com o Submarino viagens chegando a pontuar 10 pontos por real gasto, num primeiro momento pensei que seria uma excelente forma de gerar milhas.
      Mas logo nas primeiras simulações notei esse mesmo problema que você relatou, de o site do Submarino Viagens ser muito bugado.
      Diante disso perdi totalmente a confiança de reservar por lá, por achar justamente que eu teria problema depois para ter meus pontos creditados corretamente.
      Sem contar que o preço dos hotéis no Submarino Viagens costuma ser mais caro do que em outros sites de reserva de hotel.
      Caso um dia eu faça uma reserva por lá também gravarei todo o procedimento, já antevendo uma possível dor de cabeça.

    • André Mesquita Assunção 13/08/2017 at 12:14 #

      Estou na mesma situação com Submarino Viagens e Livelo. Realizei duas compra e recebi as milhas só de uma.
      O atendimento do Submarino Viagens é péssimo. A Livelo diz que o problema não é dela. Solução: Juizado especial

  5. marcelo 12/08/2017 at 13:26 #

    Aconteceu com a minha mãe de não conseguir realizar a reserva pois por um erro do Smiles constava que ela já havia reservado um hotel anteriormente,o que nao eh verdade. Resultado, as milhas que deveriam ser bonificadas, nao o foram, prevalecendo o valor original das milhas. Abri reclamação no Consumidor.gov.br, mas a resposta oficial e ABSURDA que eles deram deve ter sido dada por aquele robozinho Emília do chat online. So pode.
    Entraremos na justiça na próxima semana por algo que seria simples de resolver.
    O efeito colateral do derramamento de milhas no mercado causado por essa promoção do Smiles eh que as tabelas de resgate de voo estão estratosféricas. Vi trechos em econômica pra Lisboa por 85 mil. Executiva pro mesmo destino, em alguns casos, 140 mil em voos partindo do Rio de Janeiro. Muito feio o que o Smiles ta fazendo.

  6. Thiago 12/08/2017 at 14:29 #

    Comigo aconteceu pior! O smiles além de não creditar as milhas alterou o hotel para um de menor valor. O hotel que reaverei estava custando aproximadamente 3200,00 – isso no mercado – a reserva que fiz custou um pouco 4.500,00. Agora disseram que não pode colocar eu no hotel reservado e transferiram para um hotel que custa 600 reais. Proponho fazermos um grupo dos lesados pelo smiles.

  7. Lorenzo 12/08/2017 at 17:15 #

    Agora eles estão incluindo o TRIPLO antes da reserva! Você já vê o total com o triplo. O problema que eu reservei quando era o -dobro-, e falaram que o “triplo” chegaria depois!

  8. Carlos 13/08/2017 at 09:40 #

    Fora do tópico: reportagem sem muita profundidade mas com alguns dados interessantes.
    https://oglobo.globo.com/economia/mercado-de-milhas-movimenta-mais-de-500-milhoes-ao-ano-21700368

    • Guilherme 13/08/2017 at 17:08 #

      Realmente, interessante!

  9. Randal Bressanim Tokunaga 14/08/2017 at 15:39 #

    Pessoal,

    Reclamem no PROCON.

    Atendimento web: http://sistemas.procon.sp.gov.br/atendweb/

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×