Viaje Fácil: por R$ 120, Smiles agora permite emissão sem milhas mesmo para clientes *com* milhas, em todos os voos Gol

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

É isso aí, folks.

É o mesmo esquema do “Emissão sem milhas” já comentado anteriormente (post aqui), didaticamente explicado abaixo:

O problema é que o T&C precisa ser atualizado, pois o item 2.3 diz que “caso o Participante tenha a quantidade de Milhas suficientes para a emissão, este deverá emitir normalmente, com o imediato débito das Milhas Smiles”. Alô, Smiles? Vamos atualizar o T&C?

Termos & Condições

.

1. O Participante poderá, por meio do produto Viaje Fácil, realizar a emissão de bilhete(s) Smiles, para voos internacionais, exceto com a Parceira GOL, salvo quando houver conexões domésticas, sem deter em sua conta Smiles a quantidade suficiente de Milhas Smiles necessária para emissão do Bilhete e, ao quitar a emissão realizada com o Viaje Fácil, no momento que alcançar o saldo de Milhas suficientes para tanto, ganhará uma bonificação, conforme a seguir apresentado (“Produto”).
2. O Participante, caso não tenha a quantidade de Milhas Smiles suficientes para resgatar o bilhete escolhido, deverá escolher o produto Viaje Fácil no momento da conclusão do resgate e deverá pagar a taxa de conveniência, cuja quantia não será reembolsável. O valor não será estornado ainda que o Participante não alcance a quantidade necessária para quitar a emissão, conforme abaixo apresentado. O Participante deverá pagar a Taxa de embarque no momento da emissão e estas poderão ser reembolsadas caso o Participante não alcance a quantidade de Milhas Smiles necessárias para quitar a emissão.

2.1. O Participante, independentemente de sua categoria no Programa Smiles, deverá pagar uma quantia em dinheiro vigente à época pela Taxa de Conveniência utilizando cartão de crédito cuja bandeira seja aceita pela Smiles, salvo se a Smiles lançar determinada ação Promocional para diminuir tal precificação.

2.2. Quando e então o Participante realizar a emissão utilizando o Viaje Fácil, o Participante terá o bilhete garantido até sua quitação e o Localizador será entregue após a quitação. Caso o Participante não alcance as Milhas Smiles suficientes no prazo abaixo determinado, o bilhete será cancelado automaticamente.

2.3. É indispensável que o Participante não tenha as milhas suficientes para a emissão do trecho escolhido para efetivar a emissão. Caso o Participante tenha a quantidade de Milhas suficientes para a emissão, este deverá emitir normalmente, com o imediato débito das Milhas Smiles. 

2.4. Consideram-se Participantes com cadastro ativo no Clube Smiles aqueles que estiverem com o pagamento das mensalidades do Clube Smiles em dia. O Participante pode consultar os planos e valores relativos ao Clube Smiles e demais condições por meio do site www.smiles.com.br/clube-smiles.

2.4.1. Caso o Participante não tenha cadastro ativo no Clube Smiles e escolher a tarifa exclusiva do Clube para quitação futura, a Smiles ofertará o Clube Smiles no final da transação e, caso o Participante aceite aos Termos e Condições, a Smiles fará o débito mensal da mensalidade do plano escolhido no cartão de crédito utilizado no pagamento da Taxa de Embarque e Taxa de Conveniência. Caso o Participante queira alterar o cartão a ser considerado na cobrança do Clube, este poderá alterar na área logada da Smiles.

3. O Participante deverá escolher, no ato da emissão com o Viaje Fácil, a tarifa que será usada para quitar a emissão, se é apenas com Milhas Smiles, Tarifa Smiles&Money ou Tarifa exclusiva Clube Smiles e Diamante. Não poderá ser alterada a tarifa escolhida, tampouco datas de voo, Parceira escolhida, horário do voo e categoria escolhida. Caso o Participante não alcance a quantidade de Milhas necessárias para quitar a emissão, o Participante perderá o bilhete emitido com o Viaje Fácil, bem como a taxa de conveniência e somente serão reembolsados os valores atinentes à Taxa de embarque.

4. O Participante poderá utilizar o produto Viaje Fácil para os voos que serão operados em um prazo mínimo de 61 (sessenta e um) dias e máximo de 330 (trezentos e trinta) dias. O Participante deverá juntar as Milhas suficientes e solicitar o débito para quitar a emissão no prazo de 60 (sessenta) dias antes da data do primeiro voo. Caso o Participante não tenha as Milhas suficientes para quitar a emissão na modalidade que escolheu resgatar, a emissão será cancelada automaticamente e os valores despendidos referentes à taxa de conveniência não serão reembolsáveis.

5. O Participante, após emitir utilizando o Viaje Fácil, compromete-se a juntar a quantidade suficiente de Milhas para quitar a emissão, sendo certo que utilizando o Viaje Fácil não garante o voo e, caso o Participante não consiga juntar as Milhas suficientes para quitar a emissão, o Bilhete será automaticamente cancelado no prazo abaixo estipulado, e os valores despendidos referentes à taxa de conveniência não serão reembolsáveis.

5.1. Caso o Participante alcance a quantidade de Milhas Smiles necessária para quitar a emissão e este não solicite o débito das Milhas para realizar a quitação, esta será cancelada automaticamente. A Smiles não debitará as Milhas automaticamente caso o Participante alcance a quantidade de Milhas necessárias para quitar a emissão.

5.2. Após o Participante realizar a quitação do Bilhete emitido com o Viaje Fácil na área logada no site da Smiles, ganhará Milhas, na quantidade descrita à época no site da Smiles, no momento da utilização do Viaje Fácil. O Participante com inscrição ativa no Clube Smiles e/ou pertencente à categoria Diamante no momento da quitação, receberá uma bonificação diferenciada a dos demais Participantes, na quantia descrita à época no site da Smiles, no momento da utilização do Viaje Fácil.

5.2.1. O Participante que utilizar o produto Viaje Fácil e nesse momento estiver com inscrição ativa no Clube Smiles e /ou pertencer à categoria Diamante e, no momento da quitação, não estiver com inscrição ativa no Clube Smiles e /ou pertencer à categoria Diamante, não receberá a Bonificação diferenciada. A Smiles considerará a categoria do Participante e a inscrição no Clube Smiles no momento da quitação do Bilhete emitido com o Viaje Fácil.

5.2.2. O crédito das Milhas será realizado na conta do Participante que utilizou o produto Viaje Fácil, no prazo de 72 (setenta e duas) horas. As Milhas terão validade conforme descrito na página do produto à época da utilização deste pelo Participante.

6. Cada bilhete emitido com o Viaje Fácil, seja o trecho do voo de ida ou de ida e volta, contará como 01 (uma) emissão com o Viaje Fácil, independentemente da quantidade de passageiros. O Participante poderá emitir por meio do produto Viaje Fácil 01 (um) bilhete por vez, ainda que receba mais de uma comunicação e esteja em mais de uma base selecionada pela Smiles. Cada Bilhete poderá contemplar até 09 (nove) passageiros, conforme regras de emissão já estabelecida pela Smiles e suas parceiras Aéreas.

7. Os bilhetes desta Ação devem ser emitidos e quitados exclusivamente por meio do site www.smiles.com.br.

8. O Participante deverá consultar as regras de emissão de Bilhetes aéreos utilizando Milhas Smiles antes de efetuar o resgate com o produto Viaje Fácil. Consulte as regras de cada Bilhete emitido, restrições, regras de voo, regras para marcação de assento, regras para inserção de crianças no Bilhete e demais regras de cada Companhia aérea no momento do resgate do Bilhete, ao resgatar o Bilhete o Participante automaticamente aceita a todos os termos e condições.

9. O Participante deverá efetuar o pagamento relativo à Taxa de conveniência, bem como da Taxa de Embarque à vista. O pagamento da Taxa de embarque e da Taxa de conveniência deverão ser pagos no momento da emissão com o Viaje Fácil. O Participante deverá pagar a tarifa Smiles&Money no momento da quitação do bilhete, podendo ser parcelado conforme regra vigente à época.

10. Cancelamentos são permitidos, seguindo a regra disposta no item 5. e 8. do presente regulamento.

11. O Programa Smiles não se responsabiliza por mudança(s) e ou cancelamento(s) no(s) voo(s) emitido(s) com o Viaje Fácil. Eventuais alterações são de exclusiva responsabilidade da Companhia Aérea escolhida.

12. O Programa Smiles reserva-se no direito de alterar, suspender ou cancelar este produto a qualquer momento sem aviso prévio, de acordo com o Regulamento Smiles.

13. A Smiles reserva-se no direito de alterar, suspender ou mesmo extinguir este Produto a qualquer momento, sem aviso prévio.

14. Caso seja identificada, a qualquer tempo pela Smiles, a inelegibilidade do Participante ou qualquer irregularidade cometida pelo Participante, inclusive fraude comprovada, a Smiles poderá: (i) suspender ou cancelar a Conta Smiles e excluir do Programa Smiles o Participante, inclusive o Participante inelegível ao Produto, que atuou de maneira irregular ou fraudulenta, em caráter temporário ou definitivo; (ii) estornar da Conta Smiles do Participante, inclusive o Participante inelegível ao Produto,  as Milhas Smiles obtidas irregularmente, inclusive obtidas mediante fraude; e/ou (iii) cancelar todas as transações realizadas com Milhas Smiles provenientes deste Produto, obtidas irregularmente ou mediante fraude, incluindo, mas não se limitando, o cancelamento das transações de resgate de prêmios.

15. Em caso de inelegibilidade do Participante, fraude comprovada ou infração ao presente Regulamento, o Participante será excluído automaticamente do Programa, podendo ainda responder na esfera cível e criminal pelos danos ocasionados, aplicando-se a esta Ação exclusivamente a legislação brasileira.

16. A tolerância, omissão ou transigência da Smiles não implicará em renúncia, ou modificação das condições expressas nas regras deste Produto.

17. Este Produto independe de qualquer modalidade aleatória, não estando, portanto, sujeita à autorização prévia estabelecida no Art. 1º da Lei n° 5.768/71.

Conclusão

Qual é a utilidade de usar a emissão sem milhas se você já tem as milhas na conta?

Eu só consigo ver uma utilidade: custos ligeiramente menores em caso de cancelamento, já que, emitindo no ato, com o débito imediato das milhas, em caso de cancelamento, você pagará R$ 150 de taxa, ao passo que, no caso do Viaje Fácil, em caso de desistência, somente paga a taxa de uso do serviço, que é de R$ 120 – R$ 30 a menos.

Porém, se você tiver certeza da viagem, é óbvio que é melhor emitir no ato, com débito imediato das milhas, e economizar os R$ 120.

Há ainda o crédito das milhas bônus no caso da emissão pelo Viaje Fácil.

Para clientes sem milhas, o serviço tem sua utilidade, ao garantir a “reserva” das passagens, com consequente emissão, com o acúmulo posterior das milhas.

Porém, acho que isso é tudo.

Alguém vê mais alguma outra utilidade além dessas situações relatadas acima? 

Tagged as: , ,

8 Comments

  1. adrián 31/07/2017 at 11:53 #

    Hola Guilherme.

    Veo otra utilidad, además de 1)reservar sin millas, y 2)fijar valores reducidos en millas:

    3)conseguir 4000 millas a 120 reales, o sea 30 reales el paquete de 1000 millas, cuando tal vez en el día que se haga la reserva no haya promoción para compra, con lo cual el paquete de 1000 millas estará a 70 reales. Hay que tener en cuenta la validez de estas millas bonificadas.

    Considero que es una buena opción que nos permite a nosotros conseguir las millas con tranquilidad luego de la emisión de los billetes.

    Hay que tener en cuenta también, que una vez ejercida la opción de emisión sin millas, cuando tengamos las millas suficientes en nuestra cuenta debemos solicitar el débito de las adeudadas. O sea que es una acción que depende de nosotros. De no hacerlo con la antelación suficiente, Smiles puede anular los pasajes emitidos.

    Excelente propuesta, como siempre Guilherme.

    Abrazo!!

  2. SwineOne 31/07/2017 at 13:47 #

    Guilherme,

    Suponha que as suas milhas no Smiles não são bônus, tem 10 anos de validade e etc.

    Você está quase completando um bloco pra enviar do seu cartão de crédito, só aguardando uma boa promoção com bônus de milhas, porém é sabido que essas milhas só tem validade de 6 meses.

    Nesse caso, não poderia valer a pena esperar para “queimar” as milhas com 6 meses de validade ao invés das milhas com 10 anos? Claro que tem que pesar contra os R$ 120, mas pode ser que valha a pena.

    • Leandro 31/07/2017 at 15:29 #

      Essa pra mim foi a maior vantagem! E pude utilizá-la já hoje.

      Tenho milhas suficientes para emitir alguns dos trechos que vou precisar, porém elas são milhas “nobres”, que ainda vão levar anos para expirar.

      E tenho umas milhas bônus pra receber no Smiles dentro de algumas semanas, que vão ter a fatídica validade de 6 meses.

      Se eu fizesse a emissão dos bilhetes agora, usaria as milhas nobres. Mas ao segurar a reserva e quitar os bilhetes depois, usarei as milhas bônus.

      Sem contar que até lá posso cancelar tranquilamente as passagens se precisar, e com um custo baixo.

      Importante destacar que é possível incluir até 2 trechos por reserva (mesmo que não seja ida e volta), o que pode tornar o custo de reserva mais vantajoso.

  3. Davi 31/07/2017 at 14:41 #

    Acho que segurar a reserva mesmo tendo as milhas vai valer pra quem acha que pode surgir uma promoção (como aquelas “essa é pra viajar”) até a data da viagem.

    • marcelo 31/07/2017 at 15:03 #

      Boa Davi. essa promoção que você citou e também um cuponzinho de desconto da Delta ou da Tap como já rolou.

      • Leandro 31/07/2017 at 15:23 #

        Mas se surgir promoções do tipo antes do bilhete ter sido quitado será possível utilizar a promoção na hora da quitação?

        • marcelo 31/07/2017 at 15:31 #

          Não Leandro, mas você pode emitir com as novas condições (da promoção) e deixar a emissão original sem milhas expirar sem que você a quite ou até cancelar a emissão sem milhas.

  4. Ricardo 08/08/2017 at 20:36 #

    Creio que este serviço é válido para quem pretende fazer uma viagem em alguma classe superior e encontra neste serviço a possibilidade de reservar, congelando o preço encontrado e continuar as pesquisas do trecho desejado. As multas de cancelamento nestas reservas internacionais são superiores aos 120 reais e alguma são cobradas em dólares. A antecedência pode ser usada a favor.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×