Alerta do leitor: LATAM utilizando medidas *menores* do que as de suas concorrentes para medir a bagagem de mão no portão de embarque!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Segue o alerta do leitor Marcelo (comentário original aqui):

“A LATAM, na ânsia de obter o máximo de recursos de seus passageiros, criou mais uma forma de obter dinheiro.

Agora, as malas de bordo são medidas antes do embarque, através de uma caixa de medição.

Até aí, nenhuma novidade, pois a GOL também já o faz há tempos. E não acho que seja uma medida equivocada: estão corretíssimos, pois há passageiros que abusam no tamanho da mala. Ou seja, em tese estariam de parabéns… só que não.

Entretanto, em que pese a iniciativa, ao contrário da GOL, AZUL e AVIANCA (seus concorrentes no Brasil) as medidas que a LATAM está impondo não são o padrão internacional de mala de bordo, ou seja, 55x40x25cm OU 125cm o somatório das medidas.

Bagagem de mão Gol (link aqui)

Ao ver a caixa que utilizam, olhei para a minha Rimowa de bordo e a achei meio pequena para minha mala de bordo, cujo tamanho nunca foi questionado no Brasil ou exterior. E eis que, de imediato, busquei no site da TAM a informação sobre as medidas das malas de bordo.

Pasmem: a LATAM não utiliza as medidas que as companhias nacionais e estrangeiras utilizam para malas de bordo: 55x40x25cm ou 125cm o somatório destas. A LATAM ESTÁ UTILIZANDO MEDIDAS INFERIORES AO PADRÃO INTERNACIONAL E AO DE SUAS CONCORRENTES: 55x35x25 cm. Vejam:

Bagagem de mão LATAM (link aqui)

São 5 cm a menos na largura da mala, o que atinge boa parte das malas de bordo, as quais em regra ostentam 40cm (sem destaque no original).

Não tive a minha mala despachada pois estava na fila de prioridades One World e não mediram destes… mas vi pessoas com mala de bordo padrão tendo de o fazer, o que não ocorreria se fosse em quaisquer das demais concorrentes nacionais.

Trata-se de mais uma forma SORRATEIRA da LATAM de obter recursos em desfavor dos passageiros. Enquanto na GOL, AZUL e AVIANCA o passageiro embarca sem problemas com a bagagem de bordo na medida padrão internacional (55x40x25 ou 125cm), a LATAM impõe o despacho de bagagem de bordo e cobrará por tal caso o bilhete seja promocional.

Depois desta, tomei minha decisão: BILHETES, a partir de agora, AINDA QUE PAGUE MAIS CARO, comprarei apenas GOL, AZUL e AVIANCA… LATAM perdeu MAIS UM CLIENTE!”

Conclusão

É a LATAM sendo LATAM. Mais um motivo pra ficar (bem) longe dela.

Agradeço ao Marcelo pelo envio do alerta!

Tagged as:
  • Dorgival

    Essas medidas da Latam NÃO estão fora do padrão internacional.
    Pode dar uma procurada na net e você verá.
    Exemplo:
    https://www.skyscanner.com.br/noticias/dicas/bagagem-de-mao-e-bagagem-despachada-saiba-os-tamanhos-e-os-pesos-permitidos/
    E o padrão internacional poderá ser 55x35x20.

    • Danilo

      Achamos um “fã” da LATAM…

      Sobre o fato de ser menor do que todos os concorrentes nacionais, o colega se silenciou…

      • Dorgival

        Não, eu não sou fã Latam. Aliás eu quase não voo, muito e menos ainda Latam…
        Eu só corrigi o texto, que está em caixa alta, informando que as medidas estão fora do padrão internacional. Apesar de menor do que os concorrentes nacionais.
        É bom chamar a atenção dos colegas e do nobre autor do post para as medidas que estão em vigor mundo afora e que PODERÃO chegar por aqui sem quebrar nenhuma regra internacional.
        Eu discordo deste padrão adotado pela Latam, tenho mala “de bordo”que não atende a esse padrão. Mas já providenciei uma mala de bordo menor, não por conta da Latam, mas para atender outras companhias aéreas.

  • Daniel

    Prezado Guilherme,

    Não entrarei no mérito sobre padrão internacional, buscando defender a LATAM (até pq o colega que colocou o link do padrão internacional apenas demonstrou que algumas poucas outras cias estrangeiras aplicam a medida… mas a maioria aplica à medida usada pela AZUL, GOL e AVIANCA).

    O cerne de seu excelente post é a conduta MAL CARÁTER da LATAM de ter uma mala de bordo menor do que os concorrentes nacionais, em que pese utilizar o mesmo tipo de aeronave em regra…

    Nunca aplicaram tal regra, mas, para lucrarem mais, ora a aplicam, obrigando passageiros a despachar e PAGAR!

    Demonstra-se a falta de caráter de uma companhia que só PERDE CLIENTES…

    Após ler seu post, DECIDI: TAMBÉM PAGAREI MAIS E VIAJAREI DE GOL OU AZUL EM VOOS REGIONAIS… não estou aqui para correr riscos de danos ou furtos em minha mala de bordo!!!

    Até pq a LATAM já teve funcionários presos por furto de bagagem…

  • Pois é.

    Tudo bem. Ninguém quer gastar mais.

    Porém acho meio radical dizer que não vai mais voar Latam por causa de 5 cm.

    E se o preço da Latam na passagem for uns R$300,00 mais barato….. tipo em alguma promoção. Aí mesmo pagando R$200,00 para despachar alguma mala que tenha 5 cm a mais…. ainda assim ficou mais barato voar Latam.

    Sei que sempre a primeira reação é de raiva para qualquer mudança para pior que as empresas aéreas façam. Porém passada a “raiva” na hora de procurar um voo a maioria dos usuários pesquisa pelos preços , e aí com os preços em mãos é que começa a ver os outros itens tipo bagagem, modelo aeronave e tantos outros detalhes.

    Ou alguém aí começa uma pesquisa de voo pelo que a companhia aérea permite de bagagem ?

  • Allysson Christopher

    Não sei se já houve ou se haverá alguma alteração, mas há uns 20 dias estava embarcando com meu pai na Latam e a bagagem de mão dele não “passou” pelo crivo das novas medidas. Solicitaram o despacho da bagagem, mas de forma diferente da tradicional. Primeiro, porque não foi necessário pagar por esse despacho; segundo, porque solicitaram que ele conduzisse a bagagem até a entrada da aeronave, de onde seria encaminhada. Em sendo assim, os transtornos foram amenizados pela gratuidade do serviço e pela facilidade do despacho. Como disse, não sei se continuará assim.

  • GUILHERME ORTALE

    Eu percebi mesma a caixa minuscula que eles têm usado de parâmetro. Como eu tava com mochila (alias acho que por estar com calca jeans e casaco dentro, tava gordinha não passaria nas medidas) não mediram minha mochila. Sempre tive raiva de gente que abusa na bagagem de mão levando malas imensas, mas a Latam pegar um medida minúscula também não tem cabimento algum.

  • LATAM, sempre lamentável.
    Propagandas lindas na TV, mas atendimento e outras “coisinhas” como o post mostra não convencem quem conhece aviação civil.

  • Celso

    A LATAM ate hoje nao indenizou os passageiros decorrentes de queda de seus avioes, valendo-se da vergonhosa morosidade da justica brasileira para tanto,
    O servico da LATAM nunca em nenhuma rota internacional e o melhor,
    Os precos da LATAM jamais tornam a razao custo beneficio vantajosa,
    Gente, se a LATAM definir mala de mais ou menos, X , ou Y, ou Z , a mim nao interfere em nada.
    Nos ultimos 20 anos voei UNICAMENTE no ano passado na LAN no 787 em executiva e foi como esperado, um lixo. E nao tive nenhuma dificuldade em substituir a Latam…. por algo melhor.
    Se a TAM estava horrivel, a LATAM superou tudo em termos de decepcao.
    LATAM eu fujo disso!

  • Pobre Viajante

    Cada caso é um caso, mas em Vitória-ES, a Latam pratica os melhores preços e é difícil deixar de voar por conta de eventuais abusos.

  • Dott_Macchia

    Acho nada demais seguir padrões internacionais. Longe de ser mau caratismo ao meu ver.

    Sobre LATAM ser um lixo e bla bla bla, ela é a única tem voo direto GIG-MCO e recomendo para todos que queiram visitar o carismático rato 🙂

  • Helena FQ

    PIORANDO A CADA DIA!
    Latam era a minha companhia preferida. Agora considero a pior com o pior programa de milhagem. Eles estão tirando todos os benefícios do consumidores. Estão na contramão da maioria das empresas que dependem diretamente do consumidor.
    Na semana passada descobri que o latam Fidelidade Gold não dá mais o benefício de levar uma mala mais em voo internacional. Não serve para nada.
    Estava contando com esse volume a mais, já que o peso da franquia bagagem despachada foi reduzido.
    Ema desilusão após a outra.
    Até a data da minha viagem, quero ver mais o que mais vão retirar.

  • Alberto

    Em relação a bagagem, não há regra documentada, o que existe são padrões internacionais de mercado (de facto standards), e realmente a Latam está barrando sorrateiramente o formato de referência das malas atuais. A mala Samsonite Sky média de bordo tem 42 cm. Só por curiosidade, a regra de largura a Lufthansa é 40 cm; a da Iberia, 42 cm. Não é questão de centímetros, é realmente uma artimanha para excluir a maior parte das malas de bordo existentes.
    Discordo de alguns patrulheiros defenderem isso.

    A questão nem é essa pegadinha: é a longa sequência de desrespeitos praticados pela Latam.
    Já nem falo dos piores assentos do mercado, nem do fato de ser a companhia com mais atrasos e cancelamentos entre as majors (vide estatísticas da ANAC).
    Para mim sobram razões pessoais para ter ressalvas com ela, e isso boa parte do público viajante tem.
    – Em Uberlândia, último voo, tarde da noite, comissários avisando familiares no Skype que o voo foi cancelado, mas o pessoal de terra insistia em fazer os passageiros aguardarem;
    – Em voo de BSB para CGH, o avião pousa em RAO, sem maiores explicações. Recusam-se a providenciar hospedagem, dizendo que os hotéis estão lotados. Depois de duas horas de espera, sem sequer oferecer água, atendimento feito por apenas um aeroviário quase chorando dizendo que foi tirado da cama, fretam dois ônibus da Cometa, que chegam em SP seis horas depois.
    – Na fila de espera em Recife, meu voo seria o terceiro a decolar; o rapaz do balcão me sugere antecipar dois voos e tentar as duas listas de espera. No primeiro voo não deu, mas no segundo eu era o topo da lista de espera – e me negam o embarque dizendo que eu tinha perdido o direito porque “eu tinha antecipado demais”. E vai por aí dezenas de episódios assim acumulados.
    Não é porque é ela tem monopólios ou as passagens mais baratas que o comportamento multi-pluri-mega vil da Latam será aceitável.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×