Péssima notícia: Accor não permite mais o uso de pontos Le Club em hospedagens para outras pessoas! (fim dos vouchers)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

No texto Accor eliminará o sistema de vouchers Le Club!, publicado no começo de maio de 2017, comentávamos sobre a lamentável notícia de o Le Club não permitir mais a impressão e uso dos vouchers de papel.

Na época, eu especulei sobre as futuras dificuldades que os clientes teriam de doar seus pontos para terceiros utilizarem em suas hospedagens:

Mas a dúvida persiste: e se você quiser doar seus pontos para hospedagens de, por exemplo, seus pais? Como vai funcionar o abatimento dos valores?

Por exemplo, se seu cônjuge fosse se hospedar num Ibis ou Mercure, você poderia tranquilamente doar seus pontos para ele/ela, via impressão e uso dos vouchers de papel. Tudo prático e rápido.

Pois bem.

Essa dúvida não persiste mais. A Accor eliminou definitivamente o uso dos vouchers e, assim, eliminou também a possibilidade de você doar seus pontos para outras pessoas usarem nas hospedagens. Confiram o comentário do José, escrito ontem à noite aqui no blog:

“Consegui contato com eles, me disseram que agora não é mais possível o uso dos pontos por terceiros, já que não tem mais os vouchers. Isso, por óbvio, fere o Código de Defesa do Consumidor. A rede Accor mudou as regras do jogo, não comunicou seus clientes nem permitiu que quem deseja imprimisse logo seus vouchers. Nem no site há muitas informações. Decepção com a rede Accor. Com certeza questionarei na Justiça.”

Conclusão

Diante das novas regras do jogo, você só pode usar os pontos para suas próprias hospedagens. Confiram:

Não há a opção, no site, de usar os pontos para terceiros. Ou é você ou é você.

Bola fora pra Accor, pois esse era um diferencial positivo desse programa de recompensas. Alô, Accor, assim fica difícil priorizar seus hotéis na escolha das hospedagens, hein!?

Estou cada vez mais decepcionado com esse programa de recompensas. E você?

Tagged as: ,
  • Cristiano Andrade

    Pois é Guilherme
    Para ser sincera essa mudança específica não me afeta.
    Mas pensando no programa como um todo, me parece nas recompensas e atendimento aos clientes com status inferior e menos consistente que Hilton, IHG, Marriot/SPG…
    O problema é que para quem viaja muito por esse Brasilsão de meu Deus, não temos muitas alternativas de fidelidade que não seja a Accor.
    Lógico que isso não quer dizer falta de alternativas, você pode somar pontos no Multiplus/Smiles/AAdvantage/etc via Booking.com ou Rocketmiles/PointsHound, ou ainda acumular noites grátis via Hotels.com. O que não dá é para usufruir de benefícios típicos de clientes com status (atendimento prioritário, água/café-da-manhã/welcome drink grátis, upgrade de quarto…). A rede IHG está presente em 10 localidades, SPG em 8 localidades, Hilton em 2, Marriot em 5, Hyatt em 2… enquanto para a Accor o Brasil é seu quarto maior mercado e com uma cobertura realmente nacional.
    Enfim, é o que temos pra hoje, né?

    • Guilherme

      Verdade, Cristiano, a grande vantagem competitiva da Accor – e o que salva ela no Brasil – é a sua enorme capilaridade.

    • Andre

      Acho que a Accor está incentivando as pessoas conhecerem os hoteis que não são de redes.
      Sem os parcos benefícios do status (cada vez mais difícil), qual o motivo de me manter fiel à Accor? Aliás, em alguns hoteis da Accor tem sido difícil conseguir upgrade mesmo sendo Platinum e existindo disponibilidade de quarto imediatamente superior.
      Não tenho números, mas creio que a concentração de hospedagens de profissionais a serviço está no eixo São Paulo-Rio, onde existem outras redes. Nessas duas cidades, a concorrência sempre será muito grande.
      Agora, será quem não tem status na Accor e viaja para outras cidades vai preferir os hoteis da rede? Essas pessoas poderão descobrir que na Accor: a) o preço do café da manhã é maior do que em outros hoteis; b) os quartos tendem a ser menores; e c) o atendimento nem sempre é tão personalizado assim, pois falta treinamento.

  • andre

    alguem sabe se posso me hospedar com o nome de outra pessoa, por exemplo faço a reserva pra mim e minha esposa na conta dela e só eu me hospedo.

    • Thiago

      Não pode. Vão te vetar no check-in.

    • pedro

      daria pra reservar com a conta A, e fazer o check in online quando liberado, e dai alterando os dados do hospede para quem for usar no momento do check in

      eu consegui isso dia 10/6 mas nada contou pro fidelidade da conta A

  • Pedro

    Sou platinum accor desde 2013, e digo que aproveitei muito bem o status que mantive na maior parte das vezes transferindo pontos.

    Mas a partir de 12/2017 vai ficar dificil.

    Com esta mudança mais uma desvantagem

    Uma pena

  • Guilherme

    Tenho uma dúvida. Fiz uma reserva para mim e esposa em meu nome e numero accor mas pagando. No hotel minha esposa pode usar os pontos dela pra gente por exemplo pagar um jantar ou bebidas ?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×