Conta Família Smiles: mas que troço é esse?

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

O Smiles lançou a Conta Família, por meio da qual todas as milhas Smiles adquiridas por até seis diferentes participantes do Smiles passam a ser automaticamente acumuladas numa única conta, a conta do administrador.

As milhas pretéritas, ou seja, as adquiridas anteriormente à junção das contas, continuam nas contas “satélite”. Por outro lado, é possível transferir as milhas pretéritas de uma conta “satélite” para a conta do administrador, mas é preciso pagar uma tarifa por isso, que normalmente é de R$ 0,05.

Vale destacar que, para participar dessa conta família, é preciso que todos os membros sejam ou Diamante ou mensalistas do Clube Smiles.

Termos & Condições

1. DA DESCRIÇÃO DO PRODUTO
1.1 A Smiles expõe ao Participante Administrador e Participante Membro, por meio do presente regulamento os termos e condições da criação da Conta Família (“Regulamento”).

1.1.1. A Conta Família é um ambiente baseado na confiança, tanto pelo Participante Administrador quanto pelos Participantes Membros. Por isso, se não estiver de acordo com as disposições do presente Regulamento, não prossiga com a criação da Conta Família.

1.1.2. Ao criar a Conta Família o Participante Administrador e Participantes Membros, automaticamente, estarão concordando com todos dos dispositivos e regras deste Regulamento e do Termo de Responsabilidade anexo ao presente.
1.2. A Conta Família é um produto da Smiles S.A. disponibilizado para todos os Participantes do Programa Smiles com CPF válido e conta Smiles ativa, com cadastro ativo no Clube Smiles e/ou pertencente à categoria Diamante.
1.2.1. O Participante Administrador deverá ter cadastro ativo no Clube Smiles há, no mínimo, 06 (seis) meses e/ou pertencer à categoria Diamante.
1.3. A Conta Família permitirá ao Participante, com cadastro ativo no Clube Smiles há, no mínimo, 06 (seis) meses e/ou pertencente à categoria Diamante a possibilidade de criação de uma conta transitória e específica para o presente produto, possibilitando o Participante Administrador concentrar, em sua Conta Smiles (Conta Administradora), o acúmulo de milhas de até 05 (cinco) Contas Smiles (Conta Membros).
1.4. O Participante Administrador criará a Conta Família e indicará os Participantes Membros para participar da Conta Família. Os Participantes Membros indicados pelo Participante Administrador receberão o convite por email. No email serão informados os termos e condições do presente Produto e, ao aceitar, o Participante Membro concordará com todas as regras do Conta Família e, após o aceite, o acúmulo de Milhas Smiles na Conta do Participante Membro será imediatamente vinculada à Conta Administradora. O aceite deverá ocorrer dentro da área logada da Smiles (Conta Smiles).
1.4.1. A indicação encaminhada pelo Participante Administrador (email) terá validade de 03 (três) dias a contar do recebimento do email pelo Participante. O email convite expira às 23:59 hs. (horário de Brasília) do terceiro dia, independentemente do horário do recebimento do email pelo Participante. O Participante Administrador poderá indicar novamente, após a expiração da indicação.
1.4.2. O limite de Participantes Membros em uma Conta Família é de até 05 (cinco) Participantes. A Smiles poderá definir a qualquer momento, sem aviso prévio, um limite máximo ou mínimo de Participantes Vinculados a compor a Conta Família.
1.5. Todos os acúmulos futuros de Milhas Smiles nas Contas Membros serão transferidos, automaticamente, a partir do aceite pelo Participante Membro. Após o aceite à Conta Família e ao presente Regulamento, as Milhas Smiles acumuladas na Conta Membro será transferida à Conta Administradora sem possibilidade de qualquer tipo de cancelamento da transação ainda que qualquer Participante Membro seja retirado do Conta Família por vontade própria ou vontade do Participante Administrador ou por descumprimento do presente Regulamento e/ou ainda que a Conta Família seja excluída por requerimento do Participante Administrador ou por requerimento da Smiles.
1.5.1. As Milhas Smiles acumuladas na Conta Membro antes da adesão ao Conta Família, não serão transferidas à Conta Administradora, exceto se o Participante Membro contratar o Produto “Transferência de Milhas entre Contas”.
1.5.2. O PARTICIPANTE ADMINISTRADOR NÃO PODERÁ UTILIZAR O PRODUTO “TRANSFERÊNCIA DE MILHAS ENTE CONTAS SMILES” PARA TRANSFERÊNCIAS A QUALQUER PARTICIPANTE MEMBRO DE SUA CONTA FAMÍLIA.
1.6. As Milhas Smiles creditadas na Conta Administradora decorrente do acúmulo originário do Produto Conta Família, não serão válidas para mudança de Categoria Smiles (“Prata, Ouro e Diamante”), ou seja, não serão consideradas Milhas Qualificáveis, nos termos do regulamento do Programa Smiles. As Milhas Qualificáveis acumuladas na Conta Membro permanecerão nesta para o único fim a qual se destina, nos termos do regulamento do Programa Smiles.
1.7. O Participante Membro pode deixar de ser membro da Conta Família, caso queira, a qualquer momento. Ao sair do Conta Família, o Participante ficará bloqueado para regressar na Conta Família que pertencia e ser Participante Membro de qualquer outra Conta Família pelo prazo de 12 (doze) meses a contar do ingresso deste na Conta Família a qual pertencia, o prazo de carência não se aplica caso o Participante Membro crie um Conta Família e passe a ser Participante Administrador de uma Conta Família.
1.7.1. O Participante Membro que cancelar o Clube Smiles e/ou sofrer recolocação de categoria para uma mais baixa da categoria Diamante, será desvinculado da Conta Família automaticamente pela Smiles, restando impossibilitado de participar de qualquer outra Conta Família como Participante Membro ou Participante Conta Administradora, aplicando-se a regra de carência descrita no item 1.7.
1.8. O Participante Administrador terá a opção de desvincular qualquer Participante Membro da Conta Família. Caso o faça, o Participante Administrador não poderá adicionar outro Participante Membro, restando o lugar do Participante excluído na Conta Família bloqueado no prazo de 12 (doze) meses a contar da data do vínculo do Participante Membro desvinculado. O Participante Administrador somente poderá vincular outro Participante Membro caso não tenha preenchido as 05 (cinco) de composição da Conta Família, uma vez que o Participante Membro desvinculado não poderá ser substituído durante o período acima disposto.
1.8.1. O Participante Administrador que solicitar o cancelamento do Conta Família ou estiver com o seu status cancelado no Clube Smiles e/ou receba requalificação de categoria para uma inferior a Diamante, fica ciente que a Smiles cancelará o Produto Conta Família criado pelo Participante Administrador automaticamente. Em qualquer um dos casos de cancelamento o Participante Administrador fica impossibilitado de criar outra Conta Família pelo prazo de 12 (doze) meses contados do referido cancelamento mas poderá ser Participante Membro, aplicando-se as regras destes.
1.9. O Participante Membro não poderá consultar a Conta Smiles do Participante Administrador, dessa forma, não terá ciência da quantidade de Milhas Smiles acumuladas na Conta Administradora.
1.10. O Participante Membro não poderá utilizar as Milhas Smiles transferidas à conta do Conta Administrador. O Participante Administrador será o possuidor e proprietário absoluto das Milhas Smiles oriundas da Conta Família, podendo utilizá-las da forma que entender, nos termos do regulamento do Programa Smiles.
1.11. O Participante Administrador criará a Conta Família com base nos princípios da boa-fé, veracidade e legalidade, atendendo integralmente ao presente Regulamento, sob pena de serem adotadas, pela Smiles, as medidas apresentadas no item 2. do presente Regulamento.
1.12. O Participante Administrador, neste ato, assume plena e exclusiva responsabilidade pelas Milhas Smiles acumuladas na Conta Família perante o Participante Membro.
1.13. O Participante Administrador somente poderá criar 01 (uma) única Conta Família e participar apenas dela, não podendo ser Participante Membro de uma outra Conta Família. O Participante Membro apenas poderá participar de uma única Conta Família e não poderá criar uma Conta Família própria, desde que observado o item 1.7 deste Regulamento.
1.13.1. A Smiles poderá, a qualquer momento, sem aviso prévio, alterar os termos do presente Regulamento, e/ou cancelar o presente Produto.
2. DISPOSIÇÕES GERAIS
2.1. Caso seja identificada qualquer irregularidade com relação à Conta Família, ao Participante Administrador e/ou ao Participante Membro, a Smiles poderá: (i) suspender ou cancelar a Conta Smiles e excluir da Conta Família e/ou do Programa Smiles o Participante que atuou de maneira irregular ou fraudulenta, em caráter temporário ou definitivo; (ii) estornar da Conta Smiles do Participante Administrador as Milhas Smiles, Milhas acumuladas e/ou as Milhas Bônus obtidas irregularmente ou mediante fraude; (iii) cancelar todas as transações realizadas com Milhas Smiles advindas da Conta Família, Milhas Smiles acumulado e/ou com Milhas Bônus provenientes deste Regulamento, obtidas irregularmente ou mediante fraude, incluindo, mas não se limitando, as transações de resgates de prêmios.
2.2. Será excluído da Conta Família e perderá os direitos delas decorrentes o Participante que tenha prestado informações ou declarações falsas à Smiles.
2.3. Sem prejuízo de eventual responsabilização civil, administrativa e/ou criminal, a Smiles poderá, ainda, cancelar a Conta Smiles do Participante que utilizar de fraude, artifício ou outro ardil ao participar da Conta Família.
2.4. A tolerância, omissão ou transigência da Smiles e não implicará em renúncia, ou modificação das condições expressas nas regras da Conta Família.
2.5. Fica eleito o Foro da Comarca do domicílio do Participante Administrador para dirimir quaisquer questões oriundas deste Regulamento ou dúvidas e controvérsias que não puderem ser resolvidas por meio das cláusulas deste Regulamento, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. Este Regulamento submete-se exclusivamente à Legislação Brasileira.

Conclusão

A implementação da ideia em si é positiva, ao facilitar as emissões de prêmios, mas, como eu sempre analiso as novidades de forma independente e sempre da perspectiva do consumidor (afinal de contas, não sou nenhum baba-ovo de empresas, que fica dando uma de bobo alegre na divulgação das notícias 😉 ), a novidade também tem seu viés negativo, que consiste no fato de precisar ser mensalista do Clube Smiles, ou ter status Diamante, para poder entrar na conta família.

Eu já tinha comentado sobre essa “obrigação” de ser mensalista no caso das promoções do Clube Livelo (post aqui), e parece que essa é uma tendência irreversível no mercado de milhagens aéreas no Brasil.

Uma coisa é certa: os programas de milhagens querem cada vez mais que você seja obrigado a assinar um clube. Nessas horas é bom pensar racionalmente, e ver se de fato você precisa assinar os clubes para participar das promoções, ou se você pode dispensar essas promoções e redirecionar seu dinheiro para outras prioridades. 😉

9 Comments

  1. Carlos 19/06/2017 at 16:26 #

    Perfeita a análise. O principal diferencial é que o Smiles é o único (dentre Azul e Multiplus) em que fazer parte do clube realmente faz diferença, os outros parecem apenas querer seu dinheiro sem oferecer nada em troca.
    Apesar da idéia da conta família ser interessante, vejo dois poréns: além de precisar todos fazerem parte do Clube Smiles, o saldo prévio das contas não se ajunta, somente o acumulado a partir da criação da conta.

    Em assunto totalmente distinto, li hoje duas notícias que são um certo alívio para a sequência de cancelamento de rotas e downgrades de aviões que vêm para o Brasil. Todos os A330 da TAP têm previsão de estarem reformados até o final do ano; e a Qatar vai operar o vôo para GRU, em breve, com o 777-300ER reformado com as fantásticas e novas QSuítes. Juntando com o A380 da Emirates e o novo vôo, em janeiro, da Qatar para GIG com o A350 (passagens indisponíveis até agora, será que vem mesmo?), pelo menos estamos recebendo alguns produtos top das companhias.

    • Guilherme 19/06/2017 at 16:28 #

      Excelentes pontos, Carlos!

      Gostei das boas novas no mundo da aviação. A TAP vai finalmente oferecer um produto decente nas rotas de/para Europa. Bem que a Copa poderia fazer o mesmo nas rotas para a América do Norte…

      Abraços!

  2. OLIVEIRA 19/06/2017 at 16:59 #

    como ficam as qualificaveis

    • Dorgival 19/06/2017 at 20:32 #

      Cada participante acumula suas milhas e se qualifica por elas.

  3. Cristiano Andrade 19/06/2017 at 18:02 #

    Tenho amigos no Reino Unido que usam muito da conta família da BA. Acho que pode ser um benefício interessante, especialmente quando apenas um dos membros da família é viajante frequente. Estou pensando em aderir, assim algumas passagens compradas para esposa (que viaja pouco a trabalho) e filha (quase nunca com passagem comprada) poderão ser pontuadas sem precisar recorrer para o uso desesperado de mandar pro Le Club.
    Pelo que entendi do regulamente não precisam todos os membros ser assinantes do clube/diamante, apenas o administrador, mas se um dos membros família for assinante e cancelar ele é removido, é isso?
    Um problema que vejo é a impossibilidade de fazer “ping-pong” de transferências (dentro dos 40 ou 80 mil disponíveis) aproveitando as promos de bônus em transferências. Mesmo assim existem outras oportunidades para adquirir pontos (como por exemplo o netpoints).

    • Henrique 19/06/2017 at 18:57 #

      Cristiano, pelo regulamento todos precisam necessariamente ser Diamante ou Clube Smiles, seja administrar ou membro. Aqui não foi postado as definições que encabeçam o T&C da iniciativa, vou retirar o trecho a seguir diretamente da página do Smiles:

      “DEFINIÇÕES E CONCEITOS:
      […]
      Participante Administrador: pessoa física Participante do Programa Smiles, portador de CPF/MF com status ativo, regular e válido no Brasil e participante do Programa Smiles com cadastro ativo, com cadastro ativo no Clube Smiles há no mínimo 06 (seis) meses e/ou pertencente à categoria Diamante, criador da Conta Família, cuja Conta Smiles será a central (Conta Administradora) no acúmulo de todas as contas nela vinculadas pela Conta Família (Contas Membros).
      […]
      Participante Membro: pessoa física Participante do Programa Smiles, portador de CPF/MF com status ativo, regular e válido no Brasil e participante do Programa Smiles com cadastro ativo, com cadastro ativo no Clube Smiles e/ou pertencente à categoria Diamante, titular de cartão de crédito ativo e válido, que tem o interesse, capacidade e possibilidade de participar da Conta família, aceitando os termos do presente regulamento, concordando que todo e qualquer acúmulo de Milhas Smiles em sua conta, automaticamente, serão transferidas à Conta Smiles do Participante Administrador.”

      Por esta definição acima que se um membro cancelar o Clube ou não mantiver o status ele será retirado da Conta Família, pois não vai preencher os critérios de fazer parte da mesma.

      • Cristiano Andrade 20/06/2017 at 12:48 #

        Valeu Henrique, difícil valer a pena a assim, né?

  4. Reginaldo 19/06/2017 at 22:20 #

    O que será que eles querem dizer com este termi:

    “As Milhas Qualificáveis acumuladas na Conta Membro permanecerão nesta para o único fim a qual se destina, nos termos do regulamento do Programa Smiles.”

    Será que aquelas milhas transferidas do cartão de crédito que a cada 10, 1(uma) que é considerada qualificável não será transferida para a conta do administrador? Se for isso entendo que sempre ficará retido na conta do membro 10%. É isso?

    • Dorgival 20/06/2017 at 00:54 #

      São duas contas: uma de milhas mesmo. A outra conta é para qualificação, tipo um controle. Se um membro família mandar 300.000 pontos para o smiles, ele ganha 30.000 milhas qualificáveis. Ele vira Diamante. As 300.000 milhas iriam para o administrador.

Leave a Reply

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×