[Guest post] O que estaria por trás da substituição do Membership Rewards pelo Livelo, nos cartões American Express

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Não é segredo pra ninguém que o Bradesco está cada vez mais interessado em fazer com que os clientes American Express pontuem apenas no Livelo, com a eliminação progressiva do Membership Rewards, que, ao que parece, só sobrevive para os cartões da linha Card do Amex contratados antes de novembro de 2016.

A última cartada nesse sentido foi dada durante essa semana, com o anúncio da migração completa do Membership Rewards para o Livelo, como único programa de recompensas dos cartões da linha Credit, conforme o comunicado distribuído para a imprensa:

“A partir deste mês, clientes American Express da linha Crédito poderão acumular seus pontos e resgatar recompensas utilizando a Livelo, programa de fidelidade criado por Bradesco e Banco do Brasil.

Todas as políticas de pontuação e expiração dos pontos permanecem as mesmas, incluindo o benefício dos pontos nunca expiram.

Os clientes dos cartões American Express® Blue, American Express® Platinum Credit,American Express®Gold Credit, American Express®Credit e American Express®Business já começaram a acumular pontos Livelo desde 06/06/2017. A pontuação do programa Membership Rewards que estes clientes possuem também já foi transferida para a Livelo.

“Proporcionar novas experiências na utilização dos pontos fidelidade oferecidos pelos Cartões Bradesco, mantendo os melhores benefícios e o que há de mais moderno para nossos clientes é o nosso objetivo constante. Esta mudança vem ao encontro desse objetivo, com a ampliação das possibilidades de utilização dos pontos adquiridos e um relacionamento digital, através de aplicativos e sites modernos e interativos.”, diz Rita Barreiro, Superintendente Executiva do Bradesco Cartões.

Com uma plataforma amigável e focada nas necessidades dos clientes, a Livelo oferece liberdade aos usuários para que possam resgatar suas recompensas da maneira que melhor se encaixar em seu perfil. Além de mais de 500 mil opções de recompensas entre produtos e serviços, o programa dispõe de uma agência de viagens online, na qual o cliente pode resgatar passagens aéreas em mais de 750 companhias de todo o mundo, hospedagem em hotéis e aluguel de carro utilizando pontos Livelo.

Com essa integração, os clientes dos cartões da linha Crédito da American Express também terão a liberdade de transferir seus pontos para todos os principais programas de fidelidade das companhias aéreas do Brasil.

“Na Livelo, temos trabalhado para oferecer soluções diferenciadas para nossos clientes. Com os clientes da linha Crédito da American Express não será diferente, já que na Livelo eles terão uma plataforma de recompensas completa. Com a inovação em nosso DNA e, com o apoio da tecnologia, buscaremos oferecer, cada vez mais, a melhor experiência possível aos nossos clientes”, destaca Mauro Bizatto, diretor de Estratégia, Produtos e Marketing da Livelo”.

O interessante é refletir não apenas sobre a perda das opções de transferências para diversos programas de milhagens estrangeiros, mas principalmente refletir sobre os motivos de o Bradesco, gestor dos cartões Amex no Brasil, estar fazendo isso.

É por essas razões que trago aqui as reflexões do leitor Sensato, a partir da própria experiência pessoal dele na aquisição facílima de um TPC, mas um TPC… pontuando somente na Livelo. Confiram!

………………….

“Desde novembro de 2016, o Bradesco passou a emitir os cartões American Express TPC pontuando somente na Livelo, e, desde então, passou a oferecer esse cartão com excelentes descontos na anuidade, como você pode ver no print abaixo, onde visualizamos que o cartão foi aprovado com desconto de 40% na primeira anuidade e com um limite estabelecido no valor de R$ 20.000,00.

Até então, como você bem sabe, conseguir esse cartão era um tanto quanto trabalhoso, era somente mediante convite, ou então ser cliente American Express Gold Card, e verificar na central telefônica a possibilidade de upgrade.

Hoje, basta você ter uma fatura de qualquer outro cartão de crédito com limite igual ou superior a R$ 20.000,00, mandar via email junto com a CNH para uma consultora da C2C – empresa que presta serviços para o Bradesco – e esperar um contado do Bradesco confirmando os dados e o pedido do cartão, que esse é aprovado na hora.

Se for o caso, você entra em contato com uma consultora da C2C, e diz que um amigo passou o contato, e que você deseja solicitar o TPC, que ela irá te informar o passo a passo para solicitar o cartão.

Por que o Bradesco resolveu mudar a política de emissão desse cartão?

Para mim, É um reconhecimento de piora do cartão, pois, enquanto no Membership Rewards (MR) o cliente tinha a opção de enviar os pontos para 13 programas de milhagens aéreas, na Livelo, ele só consegue trocar em 5 programas, sendo 4 brasileiros, e mais a estrangeira Victoria TAP”.

Conclusão

O que tempo atrás era um cartão para o público de alta renda, com a nova política de emissão do Bradesco, está sendo um cartão mais popular, até pela facilidade em se conseguir, e pelo desconto bastante generoso na anuidade. Onde que o Bradesco quer chegar com essa política dele?

………………………

Eu concordo com o Sensato e digo mais, e penso que essa mudança de uso dos pontos tem um motivo bem forte: redução dos custos.

É que toda transferência de pontos dos programas de cartões de crédito para programas de milhagens aéreas envolve um custo para o emissor do cartão de crédito, que compra os pontos vendidos pelas cias. aéreas nas operações de transferência de pontos.

E é óbvio que os programas de milhagens estrangeiros parceiros do Membership Rewards têm os custos dos pontos cotados em dólares, o que evidencia um custo adicional ao Bradesco para a manutenção do MR nos moldes atuais. O que você pensa que vale mais: 1 milha Smiles ou 1 milha Krisflyer da Singapore Airlines? O que tem mais valor no mercado: 1 Avio Executive Club da British Airways, ou 1 ponto Tudo Azul?

Daí a preferência pela migração total para o Livelo: menos custos para o banco = mais lucros para eles.

Paralelamente a isso, a ampliação do raio de atuação da Livelo, substituindo completamente, por exemplo, o Membership Rewards, tem como objetivo aumentar os lucros dessa empresa, ao fomentar a comercialização dos pontos Livelo, seja via resgates por produtos, seja via compras diretas desses mesmos pontos pelos clientes.

Agradeço ao Sensato pelo envio do guest post!

  • Fernando

    Além disso, me foi oferecido pontuar 4.0 pontos por dólar por 3 meses e também anuidade de 4x 60 no primeiro ano. Não vejo como pior,apenas estão emparelhando com outros platinum

    • Guilherme

      Pontuação extra bem interessante.

  • adrián

    Hola Guilherme.

    Muy buena nota.

    En Argentina American Express aún mantiene Membership Rewards, con la posibilidad de traspaso de puntos a varias aerolíneas.

    Una de las más utilizadas para ese traspaso de puntos es Aerolíneas Argentinas, caso en el que American Express quita un 40% respecto de otros canjes. Por ejemplo, Smiles o Emirates, otorga 1000 millas cada 1000 puntos rewards, y en Aerolíneas sólo 600 millas. Y además pocas veces hay bonus para el traspaso a Aerolíneas Argentinas.

    Afortunadamente, aún mantiene el canje para Smiles, sitio que muchas veces premia con bonus el traspaso de tarjetas de crédito.

    Además, una vez cada dos o tres meses, American Express permite la compra de puntos Membership Rewards a buen precio. Esta posibilidad, sumada otorgamiento de bonus en el traspaso, son una excelente combinación para el canje de pasajes a un costo final muy favorable.

    Por lo que pude ver en vuestras notas anteriores y sin tener un gran conocimiento del tema, Livelo ofrece muy buenas posibilidades de canje. El lado opuesto, American Express en Brasil limita las posibilidades de canje.

    Una excelente nota, para tener muy en cuenta analizando el futuro del mundo de los canjes.

    Un abrazo fuerte.

    • Guilherme

      ¡Hola Adrián!

      ¡Gracias por las palabras!

      Es muy interesante saber que en Argentina la American Express ofrece ventajas que no existen en Brasil, como las compras de puntos a precios atractivos.

      Además, en Brasil, parece que los grandes players no están muy interesados en dar ventajas a los clientes, al contrario de lo que ocurre en otros países, como en Argentina.

      ¡Fuerte abrazo!

      • adrián

        Estimado Guilherme.

        Hoy en día son muy buenas las promociones bancarias en Argentina.

        Hace unos meses, el Banco BBVA Francés premiaba con 140.000 kilómetros Lan a los clientes del Citibank que se pasen al Banco Frances en vez del Banco Santander Río. Esa cantidad de kilómetros equivale a dos pasajes Buenos Aires EEUU.

        Actualmente hay una promoción del ICBC Bank que premia las solicitudes de paquetes black 1)con dos años sin costo alguno de mantenimiento y 2)con 450.000 puntos, que son el equivalente de un pasaje Buenos Aires Tokyo.

        Efectivamente, hay muy buenas promociones. Sólo hay que dedicarle tiempo a encontrarlas.

        Abrazo!!!

        • Guilherme

          Es verdad, Adrián!

          El secreto para aprovechar bien el mundo de las millas y puntos es investigar bastante y utilizar los beneficios a nuestro favor, con una buena planificación.

          Saludos!!!

  • Bruno

    Onde eu acho o contato de um consultor/consultora do C2C?

  • Carlos

    Eu não acho que a estratégia do Bradesco esteja errada, se for o que entendo. Apesar do TPC ser um cartão de alta renda, nunca (pelo menos nos últimos 5 anos) ofereceu os benefícios associados à marca (Priority Pass, status em programas de hotéis e aviação…). E neste mercado, ele se encontra claramente atrás da Porto Seguro e do Santander.
    Entretanto, ele ainda é bem superior aos cartões top dos demais bancos: pontua sempre 2,2, oferece boas promoções de bônus, tem o Programa Menu e dá acesso a uma quantidade razoável de salas vip (SDU, CGH, GRU, BSB, SYD, EZE, salas da Amex nos EUA…).
    Então, ao mesmo tempo em que o cartão está diminuindo seus diferenciais (Membership Rewards, Celebration, “exclusividade”(?)), está abrindo mercado, de forma agressiva, em segmento compatível.
    Oferecer o TPC em combo com o Bradesco Visa por R$ 240, com pontuação bônus de 4,0 nos 3 primeiros meses, é bem tentador e uma estratégia muito interessante de expansão de sua carteira.
    A transferência do Membership para o Livelo nem vejo tanto pelo lado de corte de custos, ultimamente não tem sido prejuízo.
    O que pode estar por trás de toda esta movimentação é uma eventual renegociação do contrato com a Amex, e o fato de oferecer o cartão em combo com seu Visa e o programa Livelo pode ser tanto um mecanismo de barganha quanto uma preparação para o eventual encerramento do contrato.

    • Guilherme

      Pontos bem observados, Carlos!

  • Tlars22

    Acabei de verificar no site do Bradesco.
    A anuidade do TPC agora eh R$ 720,00 !!!
    O desconto de 40% eh agora pra todo mundo Hehe

    • Guilherme

      rsrsrsrsrs….. pelo menos uma notícia boa….. 😆

    • Paulojpg

      Meu cartão fechou hoje a anuidade veio cobrando a primeira parcela 1.200,00 do tpc raíz. Amanhã ligarei para pedir desconto.

      • OLIVEIRA

        conseguiu desconto?

  • OLIVEIRA

    Achei que TPC era sem limite, agora e com limite? tenho Gold mas nao vejo vantagens ir para TPC, muito menos agora com risco de virar livelo

    • Thiago

      Na verdade isso é uma mentirinha que a Amex e outros cartões “ilimitados” nos contam.
      Muitas vezes o limite vai se ajustando, mas se você fugir muito da sua média, você pode ter compras negadas. Já li vários relatos do Citi e Itaú que já ultrapassaram o limite estabelecido no sistema, mas ainda acredito que em sua maioria seja Marketing.
      A respeito do TPC, tenho dois TPC, um pontua no Livelo e outro no MR, dependendo da sua negociação de anuidades e relacionamento com o banco, compense.
      Ter acesso ao Livelo não é de todo ruim, existem boas promoções por lá.

      • Oliveira

        Pq vc tem estas duas formas de TPC, claro que sei limite e tudo de acordo com seu perfil, como tenho tb até com limites, e aprovado 3x valor limite, mas minha dúvida real e que TPC agora eles estão estabelecendo limites, pq os Black também passaram fazer isto agora

  • Claudio

    Pessoal vocês perceberam que nas últimas promoções o Amex ficou de fora? Será que só vão soltar promoções para o Amex-livelo? Assim estariam nos forçando a virarmos Amex-livelo?

    Eu estou esperando a um bom tempo uma promoção de bônus da TAP, mas até agora nada para o Amex “raiz”.

  • Fernando Azevedo

    Bem, fazer qualquer alteração sem a concordância do cliente é arbitrário, e vai ser motivo para uma enxurrada de cancelamento. Estão banalizando o TPC, em minha opinião o melhor cartão do Brasil. Vão dizer que ele não oferece o priority pass, mas as salas Vips que ele proporciona no Brasil e no mundo já me satisfaz. Aliás qual cartão oferece um jantar no seu aniversário, como o TPC. Torço para que mantenham o Membership Rewards e assimpossa direcionar minhas milhas para onde entender melhor. Tabelas com preços fixos de resgate é a garantia do meu planejamento financeiro para minhas viagens anuais.

    • Fernando

      A quais salas vips no mundo você está se referindo? Fui à Europa e não achei nenhuma que o aceitasse. Todas as salas Amex na Europa que eu procurei eram em parceria com o PP, então, não dava acesso para nós, brasileiros sem PP.

      • Flaviobbb

        Eh besteira esse negocio de sala VIP. Eu tb acho que o PP da Porto melhor que esses TPC…
        Gosto pessoal e retorno de benefícios

  • pedro

    Meu TPC ainda está no MR.

    Nunca aproveitei algum outro benefício dele a nao ser sala vip e o MR

    Como funciona essa do jantar de aniversário?

  • Cláudio

    Guilherme não sei se posso mencionar outro site aqui (se não puder, por favor, não publique meu comentário), para o pessoal que tem dúvidas sobre o TPC (como jantar no aniversário e salas vips, por exemplo) e outros cartões, leiam o seguinte fórum: https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=209&t=27

    O fórum é excelente, você aprende muito sobre cartões de crédito, com certeza ao ler o fórum você fará os cartões trabalharem por você e não o inverso.

    • Guilherme

      Oi Cláudio, realmente, é um fórum de ótima qualidade!

  • Jose

    Também fiquei com a mesma dúvida do Bruno
    Onde eu acho o contato de um consultor/consultora do C2C?
    Perguntei no facebook da empresa, o cara não entendeu nada.

  • Vanderley

    Olá Guilherme, a Livelo está com uma promoção 50% de na 1ª mensalidade para novos cadastros, e 40% na compra de pontos no clube:500,1.200 e 3.000.

    • Vanderley

      50% de desconto, válido de 12/06 á 15/06

  • Leandro Nicolau

    O curioso é que consultando o site do próprio Bradesco sobre o TPC ainda consta a informação de que pontua no MR e nenhuma referência ao Livelo!

    Acho que está MUITO confuso, volto a dizer: minha esposa pegou um TPC pós novembro de 2016 e ainda pontua no MR.

    Sobre a banalização do cartão, no fim das contas todos os usuários do TPC tendem a ter perdas. Como se diz, “onde todo mundo é VIP, ninguém é VIP”. Apenas usei a expressão pra deixar claro: não há como oferecer serviços diferenciados e acima da média para uma grande quantidade de clientes que tenham tido acesso ao cartão de forma mais simples e “barata”.

    Aos poucos estou vendo que terei que ficar com o Unlimited Master do Santander como cartão principal…

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×