Dois relatos das dificuldades dos leitores em utilizarem pontos do Amigo Avianca para resgates de passagens na Star Alliance

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

“O programa Amigo Avianca não é para os fracos” – Carlos

Deixo aqui registrado dois relatos de leitores apontando sérias e graves inconsistências nos resgates de pontos Amigo Avianca para emissões de passagens-prêmio na Star Alliance.

Relato do leitor Daniel:

“Guilherme,

OFF-TOPIC: sugiro ligar no atendimento da AVIANCA/AMIGO (4004-4040) e tentar simular (ou tarifar) uma emissão nas parceiras THAI, EVA ou ASIANA… verificará que, mesmo após confirmar disponibilidade nos sites da UNITED e ANA, por exemplo, os atendentes visualizam a disponibilidade mas alegam que não conseguem “tarifar”…

Ou seja, o sistema do AMIGO, programa este que recebeu milhares de milhas de clientes com seus bônus, atrai o cliente com a informação de que faz parte da STAR ALLIANCE, mas, em verdade, quando o cliente tenta emitir o bilhete em parceiros, EIS QUE O SISTEMA DA AVIANCA “NÃO PERMITE TARIFAR”…

Trata-se de uma forma inescrupulosa de obter as milhas dos clientes (minhas e de minha esposa foram mais de 600k) e, depois, o tornar refém, vez que não consegue emitir em várias parceiras.

Por mais incrível que pareça, tentei não apenas com business, mas igualmente com econômica…

Os atendentes, até bem intencionados, visualizam a disponibilidade (tal como está disposto no site da UNITED e do LIFEMILES, por exemplo), mas, quando vão tentar “tarifar”, alegam que o sistema “NÃO ESTÁ PERMITINDO”.

Pode ser o caso de uma GRANDE FRAUDE cometida pelo AMIGO, pois “coopta o cliente” com a informação da STAR ALLIANCE, a qual não se mostra verdadeira… sugiro que você e outros sites DENUNCIEM!!!

Faça o teste… “veja” com seus próprios olhos… ligue e simule trechos em geral: tentei LAX-BKK e SYD-BKK. Nenhum destes, mesmo em econômica, conseguiram “tarifar”, pois o sistema “não permitia”.

E se você conseguisse um posicionamento deles sobre tal, seria INCRÍVEL!!!”

Relato do leitor vm:

“Daniel, você tem toda razão, em vários trechos encontrei disponibilidade, porém, na hora de emitir com o Amigo, o sistema nunca consegue… até….. insistindo muito, depois de várias ligações, consegui disponibilidade,

…Aí começou outra guerra, honrar o valor da tabela no site. Pelo que parece, nem os próprios atendentes sabem os valores, eles me passavam um valor e eu muito educado, “por favor será que você pode verificar no site e com seu suporte”, e, alguns minutos depois, vem a resposta deles: “realmente o Sr tem razão…”

Eu consegui :
Singapura a Istambul na classe executiva por 40k pontos e 77 reais de taxa ( tinha pela Turkish porem as taxas de quase 600 reais por pessoa)
Já o voo saindo de Hong Kong /Istambul com a Turkish ficaria em 30k e 146 reais de taxas.

Agora tentei:
Com números de voos, horários, empresas, flexibilidade de datas, porém, achei um voo pela Swiss de Hong Kong/Dubai….. já com valor de pontuação, taxas…. 346 reais…o processo foi sendo realizado e a avançando por etapas: nome dos passageiros…cartão de credito…. tudo certo ….. até que alguns minutos depois vem a resposta:

“Sr, não consigo tarifar, vou abrir um chamado para o suporte verificar…”

……………

Bom, pensei que o sistema não misturasse regiões, mas fiz uma teste : São Paulo/Joanesburg. passando pela Europa, consegui achar disponibilidade na classe econômica:

Asia/Doha
Asia/Dubai
Asia/Oceania

Mas a resposta deles: “Sr, o sistema não consegue tarifar…”

Bom, consegui resgatar alguma coisa com as dicas aqui do blog, especialmente do Carlos, que sempre deixou bem claro que o programa Amigo não é para os fracos.

Realmente seria bom um estudo sobre o programa Amigo, pois é um programa complicado.”

Conclusão

Aeronave

Como se percebe do relato dos leitores Daniel e vm (a quem agradecemos!), o Amigo Avianca ainda não é um programa 100% confiável para emissões de resgates na Star Alliance, devido aos inúmeros problemas relatados por dois experientes leitores na matéria.

De qualquer forma, deixo aqui o espaço aberto para a Avianca Brasil se pronunciar, caso queira, sobre esses problemas envolvendo resgates de pontos Amigo na Star Alliance, para quem será dada a mesma publicidade que está sendo conferida aos leitores.

  • Alexander Costa

    Alguém já conseguiu achar disponibilidade em executiva no voo da Avianca Brasil para Miami? já olhei diversas datas e nunca aparece executiva. Não sei nem quantos pontos a Avianca Brasil esta pedindo nessa rota em business.

    • Thiago r

      Tem que ligar na central, o custo de 70k, igual na tabela.

    • Leandro

      Executiva só se emite pelo telefone, 65k o trecho quando liguei lá.

      • Alexander Costa

        Obrigado!

        Fiz a emissão por telefone. Pelo que percebi, tem somente 2 lugares por voo em executiva. Paguei 65K cada trecho (nov/17).

    • Thiago

      Consegui emitir 3 assentos business hoje com a SAA, via milhas amigo. Se não havia disponibilidade, hoje havia de montão…

  • Fabio

    Consegui Tokyo Narita – Singapura em First pela ANA, 50.000 trecho, ha dois dias.

  • Marcos W

    Por enquanto sem grandes problemas.. Consegui emitir na Business da Lufthansa GIG – TLL. Estranho que na United tinha POA – TLL (com escala em Poa pela própria Avianca) e tinham disponibilidade apenas saindo de GIG. Na united também tinha FIRST Saver Award mas não tinha na Avianca.

  • Cristiano Andrade

    Estou pensando em emissões “simples” de Business para África do Sul ide e volta de South African (GRU-CPT com conexão em JNB, sem stop-over nem na ida ou na volta). Uma companhia aérea apenas, sem mudança de região…
    Será que arrisco a transferência dos pontos?

    • Celso

      Nao arrisque pois nao tem disponibilidade com a SAA em Business. No passado havia farta disponibilidade, atualmente nenhuma.

      • Cristiano Andrade

        Pela ANA acho disponibilidade… preocupação é se o Amigo Avianca vai honrar.

    • Fabio

      eu troquei pra setembro de sp pra cidade do cabo sem problemas, mas na voltam conbram taxas altas e voltarei de tam.

  • Celso

    Ontem emiti GRU-IST-DOH com a Turkish em Business. Liguei a atendente Sonia disse nao existir disponibilidade. Desliguei, imediatamente liguei de novo e outro atendente encontrou INUMERAS disponibilidades.

  • Ludo Diniz

    Será que o melhor a fazer é vender as milhas que mandei para lá?

    Vocês que passaram por isso, já abriram reclamação no Consumidor.gov? No Procon? No Ministério Público? Porque isso teria de ser investigado pelas autoridades, pois, estão fazendo propaganda enganosa.

    • Daniel

      Abri no Consumidor.gov.br

      Pretendia First para 05/03/2018 da Thai no trecho SYD-BKK.

      Levaram uma semana para me ligar e dizer que averiguariam eventual erro do sistema.

      Ligaram depois… avisando que a disponibilidade tinha acabado e oferecendo business ou Econômica OU outro dia.

      Como para mim interessava a data inicial, desisti e emiti First Etihad com milhas AA (as quais pretendia guardar).

      Depois, liguei novamente (sem me identificar, ou seja, sem vincular à minha reclamação) e pedi para cotar business, First ou econômica em março de 2018. Mesmo erro: encontram disponibilidade mas “o sistema não permite a emissão”.

      Pedi datas mais próximas… julho, agosto, outubro… em todas as classes. Resposta? O sistema não permite a emissão…

      Se ele “não permite a emissão” como consegue visualizar a disponibilidade?

      E como, após reclamar, seria possível emitir através da supervisão???

  • Luiz

    Pessoal, vianca depende muito do atendente, do trecho, do parceiro, ate do horário.

    Monitorei um trecho CWB-YYZ / YQB-NYC-CWB por semanas. Aparecia de manha e sumia no meio do dia

    Certa vez pesquisei bem cedo (7 da manha) e em 10 minutos tava emitida, depois de 3 tentativas frustradas no meio do dia.

    Usei a United para as pesquisas, com sucesso.

    Interessante que, quando dava problema na emissao com o atendente, o trecho tb sumia na United.

  • Daniel

    Em tempo, liguei hoje novamente: O PROBLEMA É A RESTRIÇÃO PARA ALGUMAS COMPANHIAS.

    Confirmei no EXPERTFLYER, TAP, UNITED e LIFEMILES antes de ligar!

    E eis que para THAI AIRWAYS, ASIANA e EVA a AVIANCA “nunca enxerga” disponibilidade, enquanto todos os acima citados SIM!

    Em verdade, ENXERGAM DISPONIBILIDADE, mas quando vão tarifar ALEGAM ERRO…

    Ficaram tentando empurrar voos de outras cias, tais como Turkish.

  • Alberto

    Ou seja, continua a disponibilidade seletiva. Pingado sim, espresso machiatto não.

    Seria óbvio demais fazer o trocadilho Avianca “muy amigo”…?

  • Giovanni

    Prezados, boa tarde.
    Acompanho o site no anonimato a tempos e hoje, gostaria de contribuir com a emissão da minha passagem. Aproveitei os bônus de 150% do santander para a emissão de 2 passagens em biz para minha noiva e eu em fevereiro de 2018. O trecho foi assim: CNF x LIS -> Ida 06/02/18 e volta 24/02/18(TAP). Fiz o dever de casa, verifiquei a disponibilidade no site da ana, united e lifesmiles. Tenho acompanhando nos blogs opiniões diversas das emissões e dos atendentes do programa amigo e estava receoso. Todavia, liguei para o programa amigo. Fiquei 15 minutos na espera, fui atendido e o atendente achou o meu trecho(que eu já havia verificado nos sites acima) com a disponibilidade de 2 emissões, perguntou se podia prosseguir para a emissão dos trecho e me passou a taxa e efetuou a emissão do meu bilhete. Em menos de 30 minutos, já tinha o localizador com os voos corretos. Não sei se eu tive sorte. Porem, já estou com o localizador.
    Obrigado pelo grande conteúdo do site.

  • Roberto

    Venho tentando emitir GRU -> Paris em setembro e nunca tem disponibilidade. Isto já vem se arrastando a uns 2 meses.

    Roberto

  • Pingback: Bruno News: Promoção (estranha) da Qatar Airways envolvendo o Le Club Accor; Parceria Aeromexico e Amigo Avianca é iniciada | Meu Milhão de Milhas()

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×