Boa notícia para seu bolso: Brasil e Emirados Árabes (Dubai, Abu Dhabi) assinam acordo para isenção de visto

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Segue notícia da EBC:

“O governo brasileiro firmou acordo com o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para garantir isenção de visto de turismo e negócios para portadores de passaportes comuns, diplomáticos e especiais dos dois países. O acordo foi firmado hoje (16) durante visita do ministro de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, ao Itamaraty.

No caso do passaporte comum, como envolve arrecadação de taxas, a isenção precisará passar por aprovação do Congresso Nacional. A isenção para diplomatas e portadores de passaporte especial já valem a partir da assinatura do ato.

O ministro árabe foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, com quem tratou de diversos assuntos, como comércio, investimentos, infraestrutura, serviços, turismo e temas da conjuntura internacional. Os ministros assinaram também acordo que reforça a segurança jurídica às ações de operadores de serviços aéreos entre os territórios brasileiro e árabe.

Segundo o chanceler brasileiro, a visita do ministro árabe representa uma oportunidade para aprofundar a parceria e realizar projetos de investimento de longo prazo em setores considerados estratégicos para a recuperação da economia brasileira. “Nós tivemos hoje um encontro de trabalho onde nós compartilhamos a visão de que, apesar dos desafios e incertezas do cenário internacional, nossos países tem enorme potencial para estreitar a cooperação e criar oportunidades para gerar desenvolvimento nos nossos países”, declarou o ministro Nunes.

Al Nahyan está em sua quinta visita oficial ao Brasil e disse que há uma grande expectativa de fortalecer as relações bilaterais e de amizade entre os dois países e, por meio dos atos assinados, aumentar a presença dos cidadãos brasileiros nos Emirados Árabes e de árabes no Brasil. O ministro árabe ressaltou também que a parceria possibilita a discussão conjunta do contexto de violência e terrorismo que a região do Oriente Médio atravessa.

O país árabe é um dos principais importadores de produtos brasileiros na região do Oriente Médio. As trocas comerciais entre os dois países cresceu 785%, entre 2000 e 2016. Entre os principais produtos importados pelos Emirados Árabes Unidos estão o farelo de soja, que representa 88,8% das importações do produto pelo país árabe; o açúcar (80,7%) e a carne de frango (68,8%). “O Brasil está se abrindo cada vez mais para buscar outros parceiros em diferentes regiões do mundo. E estamos aqui buscando novos investimentos graças a esta oportunidade aberta pelo Brasil”, declarou Al Nahyan.

O ministro árabe também visitou a presidência da República, o Congresso Nacional, além dos ministérios da Defesa e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Na próxima semana, o Al Nahyan se reunirá com o governador e o prefeito de São Paulo.”

Conclusão

A notícia é ótima porque reduz os custos das viagens para Dubai e Abu Dhabi. Aliás, alguém sabe quanto sai atualmente emitir um visto para lá?

Viajar para o Oriente Médio já não é barato, e qualquer tarifa ou taxa que possa ser reduzida sempre é bem-vinda.

Aeronave

Eu vejo um movimento dos países do Oriente Médio no sentido de facilitar a vida dos viajantes nesse aspecto. Ano passado, publicamos que a Qatar estava concedendo isenção de visto de trânsito de até 96 horas (4 dias) – na verdade, a medida já está em vigor, e o processo é super fácil e rápido.

Vamos torcer para que esse acordo não demore para se materializar.

Tagged as: , ,
  • Bruno

    Visto de trânsito (96 horas) – Apesar do nome, não serve apenas para conexões, mas para paradas mais longas (stopovers), já que tem validade de até quatro dias (96 horas). O custo do visto é de AED 200 (aproximadamente USD 54). Para solicitá-lo é necessário que seu destino final na viagem não seja Dubai. Atenção! O visto de trânsito tem validade de apenas 14 dias a partir da data de emissão, ou seja, a entrada no país deve acontecer em até 14 dias após a emissão do visto.

    Visto de turismo com 30 dias – Autoriza a permanência do turista por até 30 dias no país, sendo que o visto pode ser de apenas uma entrada (mais comum para turistas chegando em voos) ou de múltiplas entradas (ideal para quem é passageiro de cruzeiro). A tarifa de emissão do visto de turismo simples é de AED 330 (aproximadamente USD 90) e de múltiplas entradas AED 650 (aproximadamente USD 176). O visto pode ser renovado, porém a um custo bem mais alto. O visto tem validade de 60 dias a partir da data de emissão, ou seja, a entrada no país deve acontecer em até 60 dias após a emissão do visto.

    Visto de turismo com 90 dias – Autoriza a permanência do turista por até 90 dias no país, sendo que o visto pode ser de apenas uma entrada ou de múltiplas entradas. É ideal para quem terá longa estada no país. A tarifa de emissão do visto de turismo com apenas uma entrada é de AED 800 (aproximadamente USD 217) e de múltiplas entradas AED 1750 (aproximadamente USD 476). O visto tem validade de 60 dias a partir da data de emissão, ou seja, a entrada no país deve acontecer em até 60 dias após a emissão do visto.

  • Viajante

    Falando em Emirados, vocês viram que o Smiles anunciou recentemente como “promoção” a mera possibilidade de poder usar milhas Smiles para voar no A380 da Emirates? Sem desconto, sem bônus, nada, a promoção é só poder emitir mesmo kkkk

    Achei hilário isso, ainda mais se pensar que pra essa experiência o Smiles cobra um caminhão de milhas…

    PS: pra ver o anúncio é só entrar no site do Smiles e clicar em “Promoções”.

    • Tlars22

      Pois eh, a propaganda eh a alma do negócio …

    • Bruno

      “O Participante do Programa Smiles poderá resgatar Trechos na Classe Executiva ou na Classe Econômica para os Trechos operados pela Emirates no avião A380: São Paulo (GRU) com destino para Dubai (DXB), ou Dubai (DXB) com destino para São Paulo (GRU). Os bilhetes para a primeira Classe não serão disponibilizados para resgates com Milhas no Programa Smiles.”

      Vai ver não disponibilizaram a Primeira Classe orque viram que nenhum cliente Smiles teria a quantidade de milhas que eles iriam pedir.

  • André Araujo

    Não reduz apenas os custos, mas também a burocracia pra quem viaja pra lá com milhas. Quando fui pra Dubai, o meu hotel foi o “sponsor” para a emissão, o que me obrigou a ficar durante toda a minha estadia no mesmo hotel.

    Como eu queria ficar uma noite no Emirates Palace (Abu Dhabi), tive que pagar duas diárias no mesmo dia…

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×