Dúvida da leitora: onde creditar as milhas de voos da Ethiopian Airlines (Star Alliance)?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Eis a dúvida da leitora Ana Isabel:

“Eu e meu companheiro fomos a Bangkok pela Ethiopian Air e ainda não decidi pra onde mandar minhas milhas. Confesso que não entendo muito de alianças aéreas, pois costumo concentrar meus pontos na Smiles e Multiplus. No caso da Avianca Brasil, não me parece interessante, pois somos de BH e a cia não voa pra cá.

Além disso, não sei se isso acontece em todas as cias da aliança, mas as milhas da ida (que aconteceu em dezembro) e as da volta (que ocorreu em janeiro) não seriam somadas para mudança de status, pelo voo ter acontecido em anos diferentes (2016 e 2017). A única vantagem é que de lá tenho 3 mil pontos que ganhei no cadastro.

Achei interessante mandar pra LifeMiles pela questão de ser possível renovar com compras de milhas (e me lembro de boas promoções pra compra de milhas no passado). Mas eu não entendo nada da regra de acumulação para passagem de classes promocionais (a minha diz que é classe O).

Alguém poderia me ajudar? Ah, não tenho interesse de voar para a América do Norte tão cedo. De resto, eu vou pra onde surge promoção, mas imagino que América Central ou África do Sul estejam dentre os destinos mais prováveis”.

Em seguida, ela complementou:

“Eu fiquei aqui pesquisando e descobri que essa classe tarifária O permite acumular 100% das milhas voadas na LifeMiles, o que não aconteceria em todas as cias, nem mesmo na Ethiopian, então, ponto pra LM. Mas pra mudança de Status não seria possível porque também soma de 1º de janeiro a 31 de dezembro, ou seja, considera o ano civil, sendo que meus voos foram realizados um em em ano, e outro no ano seguinte.”

Conclusão

Ethiopian

Considerando o perfil dos voos da Ana – preferência por América Central ou África do Sul – eu estou com ela, e considero o LifeMiles a opção mais sensata, já que tem uma ótima malha aérea para a região da América Latina, incluindo a América Central.

Além disso, o LifeMiles faz promoções frequentes de compras de pontos, que permitira complementar o saldo existente – coisa que deixa o LM em vantagem sobre o da Copa Airlines, que seria a segunda opção.

E aí, qual programa de milhagens você sugeriria?

 

  • Bruno

    Eu iria de Avianca e em segundo TAP

    • Guilherme

      Bem lembrado, Bruno, tinha me esquecido da TAP.

      • Ana Isabel

        A TAP não pontua nessa classe tarifária.

  • Guilherme, o Lifemiles é uma excelente opção principalmente por conta dos 100% de acúmulo porém as promoções de milhas que antigamente eram uma verdadeira barbada ficaram caríssimas com a valorização do dólar (mesmo com bônus de 140%), então eu não contaria muito com elas.
    Eu sugeriria o programa da Copa Airlines (ConnectMiles) que possui trechos pelo Caribe e América Central a partir de 5 mil pontos na tarifa Saver (que se pontuasse 100%, dariam quatro bilhetes para cada) porém a classe O da Ethiopian não acumula milhas lá =/.
    Desta forma, eu sugiro que a Ana espere até março pois está rolando um papo por aí que com a inauguração do novo terminal de Confins a Avianca Brasil demonstrou interesse em retornar as atividades por lá a partir de março, inclusive alguns dizem que a equipe já foi contratada, o que pode ser uma boa alternativa para creditar suas milhas e voar trechos domésticos nas promoções de emissão reduzidas (a partir de 4mil milhas), o que daria cinco bilhetes (considerando que ela voou Ethiopian em classe O no trecho GRU-LFW-ADD-BKK somando ~ 21 mil milhas ida e volta).

    • Guilherme

      Excelentes observações, Paulo!

      Realmente, vale a pena esperar, pra ver se essa notícia da Avianca Brasil em MG se concretiza!

    • Ana Isabel

      Sim, eu sei que essas promoções de compra de milhas já foram muito boas, mas seria uma opção para comprar milhas só pra não perder a validade das minhas.
      Mas se existe essa possibilidade da Avianca Brasil voar pra BH, prefiro esperar antes de pedir as milhas. Obrigada pela dica!

      • Bruno

        Mesmo que a Avianca não vá para BH, pode ser uma alternativa. No pior dos casos, você teria que pegar “por fora” uma passagem para algum destino (SP, RJ, BSB, etc) e de lá pegar um voo de uma companhia Star Alliance emitida com os pontos da Avianca Brasil.

  • Guilherme

    Ana, a ideia do Bruno – de creditar os pontos no Amigo Avianca – é de se pensar.

    Embora ela de fato não voe (ainda) para BH, o programa Amigo “corre por fora” dentre os programas brasileiros de milhagens aéreas e o fato de pertencer à Star Alliance conta muito, em termos de ampliação da malha aérea para resgates.

    Sobre isso, aliás, vale a pena dar uma conferida nos excelentes posts do Carlos relatando a experiência dele => http://meumilhaodemilhas.com/2016/11/17/guest-post-resgates-de-passagens-premio-em-cias-parceiras-star-alliance-e-one-world-utilizando-o-amigo-avianca-e-o-latam-fidelidade-a-experiencia-do-leitor-carlos-na-pratica/

    Resta saber se a classe tarifária pontua no Amigo…

    Abç!

    • Ana Isabel

      Sim, pontua 100%, já conferi. Vou esperar mais um mês pra saber sobre a volta da Avianca a CNF. Se isso acontecer, aí já tá decidido. E enquanto isso, vou estudando as duas cias. Muito obrigada a todos!

      • Guilherme

        Ôpa, valeu!

  • Antenor

    Boa noite, estou pesquisando onde devo pontuar as milhas que vou receber no voo da ethiopian gru x bkk, não entendo muito, logo tenho muitas duvidas.
    1- tenho que fazer o cadastro no programa da própria empresa, o Sheba miles ou posso colocar outros programas?
    2- posso pontuar no momento do check in?
    3- pretendo viajar duas vezes ano que vem, uma viagem curta na américa do sul e uma outra que ainda não escolhi o local, mas estou entre leste europeu ou Miami, dai qual seria a melhor opção de programa que posso transferir as milhas se for o caso?

  • Ana Isabel

    Bom, sou a autora da pergunta e depois de pensar muito, decidi pelo LifeMiles e aí, não consegui. Lá no site diz que só pode pontuar com parceira, se informar o número LM antes do voo (ou na hora). Não dá pra pedir depois.
    OK, vamos de Amigo. E aí depois de uma luta, pq o site é horrível e o atendimento tb, tive que mandar email com os cartões de embarque e depois de um mês, me informaram que essa tarifa não pontua.
    Como eu tinha pesquisado antes, vou ter que achar onde foi que eu li que pontuava 100% e questionar. Ou, vou ter q procurar outra opção ainda. Mas pelo visto, vou ficar sem esses pontos.

    • Hanna Rebeca Silva Ferreira

      Ana Isabel,
      Fiz o mesmo trecho que você semana passada.
      Também quero tentar pontuar no programa da Avianca.
      Encurta meu caminho de luta, por favor? Me manda esse email ai que eu tenho que mandar os bilhetes escaneados?
      hanna.rebeca@gmail.com
      Brigadão, hein? 😉

    • Willian Vinicius Buss

      Conseguiu pontuar Ana?? Vou em dezembro para bkk pela Ethiopian…

  • Elaine K

    Alguém pode ajudar?
    Viajei com uma amiga para Bangoque no dia 25-12-17 e retornamos 08-01-18,não sei onde e nem como “resgatar “essas milhas,eu só tenho o Smiles,mas,pelo que sei não é parceiro da Air Ethiopian,cia pela qual voamos.Alguém pode me dizer como devo proceder?Quais são os programas de fidelidade que a cia é parceira?
    Obs: Compramos em cartão de crédito visa ourocard.
    Desde já agradeço!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×