Emissão sem milhas no Smiles: conte sua experiência e ajude outros leitores!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O leitor Carlos tem uma dúvida sobre a emissão sem milhas no Smiles, que pode ser útil para ajudar outros leitores.

Clube Smiles

Confiram!

……………..

“Prezado Guilherme, aproveitando o assunto do tópico, gostaria de aproveitar para tirar algumas dúvidas a respeito do Smiles, se você ou algum leitor souber.

Vamos à história: estou planejando uma viagem em família ao Canadá em julho. Promoção de executiva para a Am. do Norte está difícil e, mesmo que apareça, não deve ter para a altíssima temporada, só se for bug. E meu saldo de milhas está baixo.

Acho que o Smiles é o melhor (ou mais fácil) programa para a compra de milhas para uso imediato, o Fidelidade dependeria de promoções esparsas ou um saldo alto no Km de Vantagens.

Pesquisando, consegui achar disponibilidade na executiva da Delta somente em dois dias que se encaixam na minha agenda.

Precisaria de 680k milhas para fazer esta emissão.

Até que consegui achar solução para este montante, iria aproveitar a promoção que vence hoje, utilizar 3 contas e ainda o

Smiles & Money. O ruim de picar as emissões é, por qualquer motivo, não consegui completar o conjunto e ficar com milhas sobrando e passagem faltando.

Entretanto, usando o sítio do Smiles apareceu uma opção que tinha me esquecido, que é a emissão sem milhas. Me pareceu uma excelente alternativa de primeiro garantir os lugares e depois providenciar as milhas. Só que na tela de pagamento não aparecia o valor das taxas mais as milhas compradas, só das taxas (como se não estivesse usando a opção Smiles & Money).

Depois de falar com dois atendentes, me foi explicado que é assim mesmo que funciona e que tenho até 60 dias antes do embarque para pagar as milhas e dinheiro devidos.

Estou achando isto muito generoso e fiquei em dúvida se não há alguns empecilhos escondidos. Bastou entrar no Club Smiles para esta opção aparecer e que com ela posso esperar 4 meses (até mais, se a emissão fosse mais distante) para juntar milhas, aparecer uma promoção melhor de compra de milhas e não desembolsar um tostão (que vai continuar aplicado)?

Alguém já usou esta opção? Se, neste prazo, eu desistir das passagens, vou perder apenas 80 reais que cobram deste serviço, ou ainda terão as taxas de cancelamento como se as passagens emitidas e pagas estivessem?

Acabou que nesta confusão, as tentativas de compra acabaram fazendo sumir os assentos que tinha achado, espero que retornem ao inventário brevemente. Mas se o sistema funcionar bem assim, nem importa se os assentos voltarem amanhã, quando a atual promoção de milhas já estiver acabado”.

……………………..

E você? Já usou o serviço de emissão sem milhas com o Smiles? Deu tudo certo? Conte sua experiência para nós e ajude outros leitores do blog!

  • Sandra

    Boa tarde! Emiti mês passado 3 bilhetes em executiva para Europa sem milhas. Paguei adiantado as taxas aéreas e mais 80 reais por bilhete. A emissão foi simples e eles avisam a data limite para pagar com as milhas, que realmente são 60 dias antes da viagem. Estou esperando agora juntar o restante que falta para completar a emissão.

  • Cainã

    Boa tarde Carlos e Guilherme. Em setembro utilizei a opção de emissão sem milhas e correu tudo bem, paguei os 80 reais mais a taxa de embarque no momento da emissão, e então em minha conta no campo “Meus voos” “Emissão sem milhas” surgiu o trecho com o valor devido em milhas e um botão para pagamento com a data limite 5/1/2017, dois meses antes da viagem.

    Aproveitei uma promoção pela TAP no trecho POA-LIS por 25mil milhas na executiva, preço excelente ainda mais quando consideramos que no Smiles é possível conseguir o lote de 10mil por cerca de 150 reais combinando algumas promoções em momentos oportunos. Quando emiti tive receio de ocorrer algum problema por se tratar de uma promoção como esta, mas em dezembro realizei a quitação da passagem e a principio ficou tudo certo, a reserva já consta na TAP.

    Não sei dizer o que acontece caso você não quite a emissão antes da data limite, mas acredito que no mínimo os 80 reais mais a taxa de embarque pagas serão perdidos. Fiquei na dúvida se você pretende utilizar a opção Smiles & Money combinada com a emissão sem milhas, se for isso não sei dizer se funciona, mas acredito que não seja possível pois se me lembro bem não havia opção de pagar as 25mil milhas devidas com parte em dinheiro, mas posso estar enganado.

    Outro detalhe que pode ser relevante é que você pode aproveitar promoções de milhas bônus para quitação posterior. No meu caso, emiti 2 trechos de 25, gastando 50mil milhas imediatamente e ficando outro trecho na emissão sem milhas pendente. Ocorre que havia uma promoção na época onde o Smiles dava 20% das milhas utilizadas de volta como milhas bônus. Recebi alguns dias depois as 10mil milhas bônus, que durariam apenas 6 meses, porém utilizei elas para quitar o trecho sem milhas que estava pendente. Ou seja, pode haver casos onde mesmo tendo todas as milhas para emitir as passagens o ideal seja emitir um trecho ou mais com a opção de emissão sem milhas para aguardar um eventual bônus e utilizá-lo. Mas claro a alternativa deveria ser muito bem avaliada para verificar a real vantagem ou não.

    • David

      Acabei de acessar o site, e apenas para Voo com a GOL, então não consigo emitir com outras companhias.

      Gostaria de subir de categoria mas quase impossível pelo cartão de credito sendo 10/1 ponto 🙁

  • Daniel

    Usei inclusive para o Smiles & Money e funcionou perfeitamente…

    Tinha até o mês de março para emitir, sob pena de perder os 80 reais (não sei se perderia as taxas também)… consegui antes as milhas e emiti no final do ano passado, vide interesse em marcar assentos (enquanto não emite o bilhete em definitivo, não há localizador e não se marca assentos).

  • Luciano

    Eu e minha esposa fizemos duas emissões sem milhas em uma promoção para Europa. A minha era a volta do casal com a Tap e quitei bem antes sem problemas, já a ida emitida pela minha esposa com o parceiro Air France foi um parto. Assim que conseguimos as milhas tentamos inúmeras vezes (mais de 10 dias, diferentes gadgets e programas ) íamos até o último passo é dava erro, fizemos contato com a central abrindo reclamação com envio do print das telas que comprovavam que está passagens estavam emitidas e veio uma semana depois o email com uma resposta padrão que não tinham disponibilidade para aquela data é que só podíamos quitar pelo site (que era o motivo da queixa, pois ele dava erro). Explicamos, desenhamos e enviamos os documentos que a passagem havia sido emitida, mais tentativas e telefonemas até que após uma conversa comprida com atendente, que teria após longa espera “falado com supervisor” e enfim liberado via sistema a quitação das passagens. A insegurança é que embora tenhamos emitido às passagens e isso seja confirmado, não recebemos o e-ticket e o número das passagens até elas serem quitadas. Enfim, repito o bordão que tenho visto por aqui: o Smiles sendo Smiles. Se não fosse a persistência teríamos perdido a emissão e provavelmente as taxas pagas.

    • Luciano

      Antes que eu me esqueça, muito obrigado por este blog que me ensinou muito sobre meus direitos e acima de tudo a fazer print da tela de todas as negociações com o programa ‘de fidelidade’.

      • Guilherme

        Muito obrigado, Luciano!

  • Eduardo Menezes

    Quanto à emissão sem milhas é super tranquilo, é só adquirir as milhas e quitar até 60 dias antes da data do voo. Em relação ao cancelamento, você perde a taxa de 80 reais pelo serviço, mas as taxas de embarque são reembolsadas totalmente. Tive que cancelar uma passagem dias atrás e aconteceu exatamente isso.

  • Eduardo Menezes

    À proposito, essa funcionalidade de emissão sem milhas, na minha opinião, é a maior revolução surgida nos programas de fidelidade ultimamente, pois inverte o risco que você teria de juntar milhas num programa, correndo o risco de expirar a validade das mesmas, e não aparecer nenhuma promoção de emissão. Agora, você aproveita primeiro a promoção de emissão, e deixa suas milhas quietinhas no cartão e espera até aparecer, por exemplo, bônus de 100% pra transferência, compras de milhas a 0,021 e etc. Na última Black Friday mesmo, a Livelo estava possibilitando compra de milhas pela metade do preço, a 0,035, e dando um bônus de 100% pra mandar pro Smiles, trazendo o custo da milha pra 0,0175. Então, numa promoção dessas da Tap por 25 mil milhas de executiva o trecho, a passagem de ida e volta ficaria por 875 reais. Incrível!

    • Guilherme

      Excelente observação, Eduardo!

  • Carlos

    Obrigado a todos pelas informações. Acrescentando mais alguns detalhes: emissão sem milhas é aberta para todos, mas quem for do Club Smiles paga R$ 80 ao invés de R$ 120. Só é possível fazer uma emissão sem milhas por conta.
    Preciso concordar com dois comentários daqui, o do Eduardo sobre isto ser uma forma revolucionária de uso de milhas, mas também do Luciano de que Smiles é Smiles. Quando for usar acho melhor salvar todas as telas para possíveis problemas futuros.
    E ainda achei interessante o fato de não ter taxa de cancelamento destas reservas. Além dos benefícios citados anteriormente, no caso de cancelamento antes de 60 dias da viagem esta opção ainda deixa o cancelamento mais barato do que quando o bilhete está efetivamente emitido.
    Uma dúvida que fiquei é como funciona isto entre as companhias aéreas. Imagino que o Smiles faça como se o bilhete já esteja emitido e o localizador já exista, só não é divulgado.

    • Luciano

      Sim, eles emitem só não nos fornecem o e-ticket. Sei disso porque uma passagem que tinha emissão sem milhas mudou o horário e pediram para eu aceitar, neste processo temporariamente apareceu o código da reserva.

  • Paulo César

    Sei que o tópico aqui é outro mas gostaria de perguntar se as Salas Vips Smiles /Gol estão aceitando os cartões Diners sem cobrar os R$60,00 ?

    • Guilherme

      Não sei, Paulo César, vamos ver se algum leitor do blog tem experiência nesse uso particular do Diners.

  • Guilherme

    Grato a todos os leitores que ajudaram o Carlos e os demais leitores na emissão sem milhas!

    São depoimento valiosos que ajudam a todos a usar melhor os programas de milhagens, no caso, o Smiles.

    Abç!

  • Pingback: Viaje Fácil: por R$ 120, Smiles agora permite emissão sem milhas mesmo para clientes *com* milhas, em todos os voos Gol | Meu Milhão de Milhas()

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×