Comparativo de leitura entre o Kindle e o iPad: os motivos pelos quais o Kindle é o melhor aparelho para essa finalidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O leitor Fernando pediu para eu fazer um comparativo de leitura entre o Kindle e o Ipad. Pois seu pedido é uma ordem! 😀

kindle

Hoje, apesar de eu ter um iPad Mini, que poderia ser perfeitamente utilizado para leitura de livros, a minha preferência, para essa específica finalidade, continua a ser o bom e velho Kindle.

Atualmente, possuo um Kindle Paperwhite, que substituiu o antigo Kindle com teclado físico.

Eu tenho o Kindle Paperwhite há quase 4 anos  (sim, eu sou daqueles que fazem as coisas gastarem :-)), e, sinceramente, não vejo motivos para trocá-lo por uma outra versão mais atualizada do mesmo aparelho.

Vou listar abaixo os motivos pelos quais o considero o melhor aparelho para leitura de livros.

Pontos de luz. Ou melhor, a ausência deles.

Ler no Kindle cansa menos a vista, por causa da ausência de pontos de luz na tela.

No tablet, como nos iPads e Galaxys Tabs, a tela inteira funciona como um pequeno holofote, já que é constituída por minúsculos pontos de luz que apontam diretamente para o olho da pessoa que está focada no tablet.

Já nos Kindles, os pontos de luz (quando existentes, já que eles não existem no Kindle mais simples) ficam nas bordas da tela, e apontam para a tela, e não para quem está olhando para a tela.

Isso faz uma brutal diferença na hora da leitura, já que o olho não foca na luz, cansando menos a vista.

Tela antireflexiva

Mas existe ainda uma segunda vantagem das telas do Kindle, tão importante quanto a primeira: a tela não possui reflexos. Isso torna a leitura possível mesmo em ambientes com exposição direta do aparelho à luz do sol, como na praia ou à beira de uma piscina.

Mas as vantagens não se restringem a esse tipo de ambiente. Em viagens noturnas de avião, embora seja possível ler no Kindle PaperWhite sem a luz individual de leitura do avião (já que o próprio Kindle tem embutida uma iluminação própria), o acendimento dessa luz não prejudica a leitura na tela (como aconteceria se eu lesse no tablet), e torna o ambiente local mais propício para leitura, pois tudo fica mais confortável.

Menos peso

Tão importante quanto o conforto na leitura é o conforto para a leitura.

O Kindle leva vantagem sobre o iPad Mini por ser mais leve, pois pesa apenas 217 gramas, na versão WiFi + 3G, em comparação com o iPad Mini, que pesa 304 gramas (também na versão com 4G) – e isso considerando ambos os aparelhos “pelados”, sem capas de proteção, películas, cases ou covers, que, obviamente, incrementam o peso do aparelho.

A diferença de 87 gramas a menos faz com que o Kindle seja cerca de 29% mais leve, e isso também faz muita diferença na hora da leitura, pois cansa menos o braço.

Mesmo apoiando o braço num anteparo, como no colo ou na mesa retrátil da cabine de avião, a diferença é notória e significativa. Menos peso = mais conforto = mais concentração na leitura.

Barreiras passivas

O fato de o Kindle ser um aparelho concebido para leitura tem outra vantagem oculta extremamente importante nos dias atuais: é a existência de barreiras passivas, o que proporciona mais condições para o foco na leitura.

Se você tiver lendo um livro no tablet ou no celular, é muito fácil se distrair e ir conferir uma página na Web, checar se chegou um email novo, ou nova mensagem de WhatsApp, ou um novo vídeo no YouTube etc.

Com o Kindle, essas distrações não existem por absoluta impossibilidade física.

Conclusão

Todos esses motivos fazem com que eu opte sempre por levar o Kindle em minhas viagens.

Há também outras vantagens do Kindle, não mencionadas nesse artigo, em relação à duração da bateria, tipo de fontes utilizadas na visualização dos livros etc., mas que preferi não comentar, porque o foco era a questão da leitura direta no aparelho em comparação com o tablet.

Sem dúvida que a adição do Kindle na bagagem significa mais uma tralha pra carregar pra lá e pra cá, mas eu penso que, diante de meus objetivos específicos de leitura, os excelentes benefícios acabam compensando – e muito – os eventuais custos que eu tenho que arcar.

E você, também tem um Kindle? Prefere ler no tablet? No celular? No papel? Conte para nós sua experiência!

………………….

Leia também:

Tagged as: ,
  • Thiago

    Tenho um iPad Pro, mas não tem jeito: se o objetivo for a leitura de um livro, o Kindle é IMBATÍVEL!

    • Guilherme

      Verdade, Thiago!!!!

  • Tlars22

    Excelentes considerações !!!

    • Guilherme

      Obrigado, Thiars!

  • Luiz

    Tenho o Kobo, muito bom também. Aceita vários formatos.

    • Guilherme

      Ótimo!

  • Fernando

    Obrigado Guilherme pelo review e comparativo! Gostei bastante!!

    Abraços

    • Guilherme

      Legal, Fernando, que bom que gostou!!!!

      Abraços!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×