A volta dos que não foram: tarifas promocionais na classe executiva R da Qatar Airways “voltam” a pontuar Avios no British Airways Executive Club (BAEC)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Uma lambança sem precedentes causou alvoroço no mundo das milhas e pontos no exterior.

Alguns clientes mais atentos do programa da British haviam percebido que o BAEC havia retirado, praticamente na calada da noite, a classe tarifária “R” dos voos da Qatar Airways como elegível para o acúmulo de Avios.

O problema: essa classe tarifária é a que é vendida nas super promoções que a Qatar vem frequentemente publicando, principalmente em voos partindo da Europa para a Ásia e para a Austrália, e as quais nós temos constantemente dado atenção (basta ir na seção de Arquivos do blog e dar uma busca com a palavra Qatar). Eles chegaram ao ponto, inclusive, de vender passagens da Europa para a Austrália em classe executiva pelo valor irrisório de USD 1.340, com taxas incluídas.

Até se entende que tarifas com grande desconto em classe econômica não pontuem – ou pontuem pouco – nos programas de milhagens parceiros, mas passagens em classe executiva ganharem zero pontos?

Vários desses clientes, então, resolveram contactar a British, através de diversos meios, como o call center, Twitter etc., para confirmar a veracidade dessa informação, e eles, inicialmente, havia confirmado que a classe tarifária “R” da QR havia sido, sim, propositadamente excluída do ganho de Avios.

qatar

Porém, diante da repercussão extremamente negativa disso – afinal, se até passagens em classe econômica com grandes descontos pontuam, por quê passagens em classe executiva não pontuariam? – o BAEC resolveu voltar pra trás, disse que houve um equívoco, e bla bla bla, e confirmou que, sim, todas as passagens promocionais em classe executiva na tarifa “R” da Qatar pontuam Avios no BAEC, para o alívio de todos, principalmente para aqueles que optam por creditar as milhas voadas no metal Qatar em outros programas da rede One World, especialmente, é claro, o BAEC.

Conclusão

Era só o que faltava: você comprar passagens em classe executiva em tarifas publicadas aos quatro ventos (não falo, portanto, das promobugs) e ainda por cima não pontuar.

Especula-se entre os estrangeiros entendidos no assunto que, na verdade, a intenção original da BAEC era de fato excluir a tarifa R dos voos da Qatar como elegível para o acúmulo de Avios, mas que, por ora, resolveram adiar a implantação dessa notícia. Huummmm……. sei não, mas até penso que essa teoria seria plausível.

No final das contas, eu acho que o mundo caminha mesmo pra isso: num futuro não muito distante, as cias. aéreas tenderão a aniquilar cada vez mais a possibilidade de ganhos de muitas milhas através de voos com desconto, mesmo que esses voos com desconto sejam oriundos de passagens compradas em classe executiva.

Vide, nesse contexto, o péssimo exemplo da AA com o seu famigerado AAdvantage.

Fonte: Head For Points

6 Comments

  1. Carlos 04/11/2016 at 16:11 #

    Guilherme, baseado na postagem do Lucky sobre a queda da moeda do Egito, fui verificar os preços ex-CAI para o Brasil e as tarifas na executiva estão bem razoáveis, 2,7k na Turkish e 3k na Qatar. Nada de parar o trânsito, mas interessante para quem tem planos para a região, já que tem estes preços para todo o ano que vem.
    Por falar nisso, fiz finalmente minha emissão de tíquete com o Amigo e usei também o Fidelidade. Se você achar interessante, posso escrever a respeito.

    • Guilherme 06/11/2016 at 12:14 #

      Ótimas dicas, Carlos!

      Gostaríamos, sim, de saber como foi sua emissão com o Amigo! 😀

  2. Carlos 04/11/2016 at 16:16 #

    ps: Os valores acima são apenas para o trecho Cairo-Brasil. Se alguém conseguir casar com uma volta para o Cairo (e largar a última perna em Istambul ou Doha, viajando só com mala de mão), os valores ficam ainda melhores, 4,2k na Qatar e 4,8k na Turkish. De novo, só é interessante para ir para a região do Oriente Médio, já que para a Europa tem aparecido ótimas tarifas na executiva, embora sem essa amplitude de datas.

    • Guilherme 06/11/2016 at 12:15 #

      Excelentes dicas, Carlos! As turbulências políticas no Egito e na Turquia têm feito aparecer promoções bem interessantes envolvendo essas regiões.

  3. Tlars22 05/11/2016 at 08:58 #

    Título engraçado Rsrs

    • Guilherme 06/11/2016 at 12:16 #

      rsrsrs….pois é, Tiars, em homenagem à tragicômica atuação da British Airways no caso…. 😆

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×