“Casando” as promoções de bônus de cartões de crédito com seu perfil de viagens, a fim de maximizar os benefícios e diminuir os custos: o excelente exemplo do leitor Cristiano

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Aproveitar as promoções de bônus de transferências de cartões de crédito tem tudo a ver com identificar quais são os itinerários que você mais gostaria de realizar.

Avião

Por exemplo, de nada adiantaria você aproveitar uma promoção de 80% de bônus para o Tudo Azul, se você mal usa os serviços da Azul e de suas parceiras.

Da mesma forma, tem pouca valia uma promoção de transferência com bônus de 60% para a Multiplus, se o seu negócio é voar na Star Alliance.

Identifique primeiro quais cias. aéreas você pretende utilizar e, a partir daí, trace sua estratégia de aproveitamento dessas promoções.

Vejam o excelente exemplo do leitor Cristiano Andrade:

Já apertei o gatilho com o 100% do Tap Victoria por algumas razões:

.
1 – Tap Victoria é a milha mais valiosa dentre Smiles, Multiplus, Amigo, LifeMiles, TudoAzul e TapVictoria para o meu perfil de resgate. Como comparação usarei ida-e-volta Brasil-EUA Business (Smiles 130 mil pontos nas promos, Multiplus 100 mil pontos nas promos de MIA e MCO, LifeMiles 100 mil pontos, Amigo 140 mil pontos, TudoAzul uns 130 mil apenas para FLL e MCO, TapVictoria 90 mil pontos)

.

2 – Aplicarei o bônus que cada um tem dado (Smiles-50%, Multiplus-40%, Amigo-50%, LifeMiles-0%, TudoAzul-100% e TapVictoria 100%) e chego numa necessidade de milhas dos cartões para BR-US Business: Smiles – 86,6 mil, Multiplus -71,4 mil, LifeMiles – 100 mil, Amigo -93,3 mil, TudoAzul – 65 mil, TapVictoria – 45 mil)

.
3 – TapVictoria tem o problema de emitir só ida e volta e da sempre difícil tarefa de conseguir stop-over (precisa “brigar” um pouco com o operador), sem dizer que precisa ser feito pelo telefone.

.
4 – Tudo Azul e Multiplus tem bons pontos de resgate apenas para a Florida, se pensar em NY ou costa Oeste quase inviável. No caso de Europa, vantagem para o Multiplus, mas aí a vantagem do TapVictoria é ainda maior!

.
5 – Smiles depende muito das promos das cias parceiras (até rolam com frequência para vôos Delta) e tem frequentes promoções de compra de pontos (como complemento) com 50% ou mais de desconto, pode ser uma vantagem se você não consegue juntar pontos suficientes nos cartões e vôos. Multiplus seria uma segunda opção, um pouco mais custosa.
Então… TapVictoria ganha meus pontos do cartão.

Conclusão

É isso mesmo. Priorize e concentre seus pontos nos programas de milhagens mais adequados às viagens que você pretende realizar, e espere uma promoção de bônus para maximizar o valor dos pontos de cartões de crédito.

Identificar as melhores oportunidades de uso dos pontos dos cartões tem tudo a ver com o perfil de viagens do cliente. É preciso “casar” essas duas pontas para, a partir daí, obter as viagens que tragam o máximo de benefícios com o mínimo de dispêndio financeiro.

Parabéns! 😉

11 Comments

  1. Diogo 02/07/2016 at 18:08 #

    Total descaso da LATAM com os passageiros frequentes da companhia. Simplesmente não creditam os pontos dos trechos voados e com isso não atualizam o upgrade de categoria. Hoje completam 56 dias da minha viagem e 44 dias da minha reclamação (69280086) e nada de resolver meu problema. Sempre respondem a mesma coisa: estamos com problema no sistema e estamos dando prioridade ao seu caso. Guilherme, vc tem algum contato na LATAM? Este problema é com minha esposa, mas no facebook e ReclameAqui tem várias manifestações no mesmo sentido. Vc sabe o que está ocorrendo? Colocam sempre a culpa na migração do sistema. Teria como ter uma resposta oficial da LATAM?

    • Guilherme 03/07/2016 at 08:39 #

      Oi Diogo, mandei uma mensagem para a LATAM, e estou aguardando uma resposta oficial da empresa, que não seja aquela automática e padrão feita por um robô.

      Caso eles insistam na omissão, vou expor publicamente o problema através de um post específico, para ver se eles enfim corrigem esse problema que considero gravíssimo.

      Aliás, são problemas como os vivenciados por você que eu definitivamente não me arrisco a escolher o programa de milhagens da LATAM como o meu principal.

      Um forte abraço!

      • Diogo 03/07/2016 at 09:11 #

        Muito obrigado.

      • CRISTIANO ANDRADE 04/07/2016 at 09:14 #

        Essa migração de sistema parece que não termina nunca… 3 anos atrás quando eu ainda concentrava meus vôos com a TAM, esses problemas eram frequentes. Eram vôos da AA, da LAN, nunca creditados. Sempre precisava reclamar.
        Me lembro de uma ocasião em que disseram que eu nào constava no vôo, depois de muita reclamação e com apresentação do “boarding pass” e do e-ticket (eles não aceitaram apenas um) é que, finalmente, pontuaram meu vôo.
        Até hoje tem um vôo da minha esposa que nunca foi pontuado. Por essas e por outras (tantas histórias de serviços ruins) que evito voar com a LATAM (tanto TAM quanto LAN). E a impressão que tenho é que só pioram, por mais que não posso ser injusto, já que nos últimos 12 meses fiz um trecho doméstico e 1 trecho internacional apenas com a LATAM, em ambos sem problemas, em ambos pontuei no AAdvantage.

        • Guilherme 05/07/2016 at 10:13 #

          Incrível como a LATAM é péssima em tratar seus próprios clientes, Cristiano.

          Eu também já tive problemas parecidos no passado.

          E o pior é que esse péssimo suporte da LATAM continua ocorrendo!

          É por essas e outras que eu não volto tão cedo a pontuar com eles.

  2. Ricardo 03/07/2016 at 09:18 #

    Pra quem vai de Recife para o Canadá, atualmente (lembro que o voo da AA REC-MIA foi cancelado) qual a melhor opção de ir com milhas em Econômica que realmente tenham disponibilidade?

    • Guilherme 03/07/2016 at 09:24 #

      Ricardo, a LATAM voa até Toronto (YYZ) com conexão em Nova York, partindo de Guarulhos.

      Fiz uma pesquisa para setembro, no site da Multiplus, e encontrei 40k para ida e 40k para volta, nos trechos REC-GRU-YYZ e YYZ-GRU-REC.

  3. Claudio 03/07/2016 at 17:37 #

    Pessoal eu também aproveitei a última promoção da TAP e transferi meus pontos para lá.
    Este voo para os Estados Unidos ‘é usando a STAR Alliance, certo?
    Por favor, me ajudem, qual o telefone da TAP para comprar as passagens com milhas? Usando a STAR Alliance? Muito obrigado

    • Guilherme 05/07/2016 at 10:10 #

      Sim, Claudio, usando a United.

      O telefone é esse: 0800 025 8638

      Os horários são:

      Semana: 8:00 – 20:00

      Fins de Semana: 8:00 – 18:00

      Mais informações aqui: http://www.flytap.com/Brasil/PTBR/Victoria/contactos

    • CRISTIANO ANDRADE 05/07/2016 at 13:03 #

      Emiti para abril (para correr a Maratona de Boston) GRU-BOS via Toronto (YYZ) de Air Canada, tudo pelo telefone e sem problemas. Eles tinham disponibilidade de Business e Econômica.
      Acho uma opção bem interessante ir de Air Canada, em especial se você for para alguma cidade sem vôo direto, acho o avião e serviço superiores as outras opções Star Alliance para os EUA (pode ir de United, de Avianca e de Copa, e emitindo de TAP ainda te a opção de emissão da Azul), o único incoveniente é que você precisa do visto canadense também.
      Copa opera apenas narrow bodies (aviões de um corredor, no caso 737) fazendo escala no Panamá. De Avianca você fará escala em Lima ou Bogotá, sendo que é possível ir para algumas cidades apenas de aviões wide bodies (A330 ou 787), o que aumenta o conforto, mas por vezes você ter que fazer um ou mais trechos de A319/320/321.
      Já de Air Canada você vai até Toronto de 767 e de lá conecta para uma série de cidades (San Francisco e Los Angeles pode ser de 767, enquanto NY, Chicago Boston são vôos curtos de E170/190).
      Quanto a disponibilidade, de Copa tem bastante disponibilidade, enquanto os outros a disponibilidade é menor e você reservar com antecedência, apesar que eu não tenho ideia de como é a disponibilidade da Azul.

      • Guilherme 05/07/2016 at 20:55 #

        Ótimas dicas, Cristiano!

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×