Onde concentrar as milhas na aliança aérea SkyTeam?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A partir do interessante debate surgido na caixa de comentários do post de ontem, o leitor Leandro perguntou: e na SkyTeam? Onde é interessante concentrar as milhas e pontos?

Minha opinião: Delta SkyMiles.

Delta SkyMiles

De fato, o programa de fidelidade da Delta costuma ser citado como o pior programa de fidelidade nos EUA, quando comparado com o MileagePlus e o AAdvantage. Ele é, inclusive, chamado de SkyPesos, tal é a desvalorização frequente da tabela de resgates.

Porém, considerando o contexto da pergunta, que remete diretamente ao contexto dos programas dentro da rede SkyTeam, o da Delta é onde eu concentraria minhas milhas e pontos, por dois motivos principais.

Primeiro, os pontos não expiram, e isso independe de movimentar a conta ou não, e isso acaba sendo uma vantagem se você voa pouco na SkyTeam.

E, segundo, é possível resgatar milhas da Delta para voos domésticos brasileiros na Gol, de forma online, e com uma vantagem que o Smiles não tem: tabela fixa de resgates.

Isso mesmo. Já resgatei trechos domésticos no Brasil, voando Gol, utilizando milhas Delta, utilizando apenas 12.500 milhas SkyMiles em trechos nos quais o Smiles cobrava a absurda quantia de 30.000 milhas Smiles!!!

Vai entender esse Smiles!

Só acho uma pena que a Delta tenha tão poucos parceiros de cartões de crédito brasileiros: os únicos que conheço são o Amex e o HSBC, já que o Santander encerrou a parceria.

Conclusão

Na SkyTeam, minha preferência é, portanto, o Delta SkyMiles.

14 Comments

  1. Tlars 14/03/2016 at 13:30 #

    Guilherme,

    Os regastes do Skymiles no Smiles são feitos on-line u precisa ligar na central de atendimento ?

    • Guilherme 16/03/2016 at 09:12 #

      Tiars, para resgates em voos Gol, tudo pode ser feito no próprio site da Delta. 🙂

  2. Cristiano Andrade 14/03/2016 at 13:45 #

    Isso é sempre um problema para mim.
    Eu evito voar de Gol, acho que peguei “ranço” com eles. Mesmo assim, quando eventualmente vôo com eles mando as milhas para a TAP (que é onde concentro as milhas da Star Alliance).
    O problema é que outro dia fiz um vôo com a Aeroméxico, e aí fiquei sem saber onde jogar. Pensei na Alitalia (que também pode usar pontos do Amex e tem uma tabela de resgate razoável, e ainda estava oferecendo um bônus de 2.000 milhas para novas contas), mas no final cheguei a conclusão que não iria usar nunca.
    A conta da Delta tem um custo benefício muito ruim, abrir uma conta da Aeroméxico também nào me serviria. Resolvi então jogar na Alaska, mas isso porque eu vôo muito nos EUA e considero que a Alaska pode se tornar meu programa preferido quando a American mudar para Revenue Based. De verdade essas milhas são quase “fundo perdido”.
    Se a Aeroméxico tivesse acordo com o Smiles, eu teria jogado no Smiles e convertido em Le Club Accor apenas para dar algum uso (foi algo que ja fiz com Aerolíneas).

    Hoje eu faço assim:

    Vôos Domésticos:
    – TAM – AAdvantage
    – Avianca – TAP Victoria
    – Gol – TAP Victoria
    – Azul (minha companhia preferencial) – Tudo Azul

    Vôos Internacionais
    – One World – AAdvantage
    – Star Alliance – TAP Victoria
    – Emirates – TAP Victoria

    Outras eu vejo caso a caso… (Aerolíneas eu joguei no Smiles e do Smiles pro Le Club, esse da Aeromexico foi pra Alaska e considero fundo perdido, e não tive outro ainda). Difícil essa SkyTeam pra mim.

    • Carlos 15/03/2016 at 01:10 #

      Por que na TAP?

      • Cristiano Andrade 15/03/2016 at 10:41 #

        Oi Carlos
        Eu acumulo na TAp por 2 razões:
        1 – Facilidade de transferir pontos dos cartões de crédito que uso (especialmente do Amex), e eu já aproveitei promoções de transferência com 100% e 70% de bônus. Nõa há certeza de que farão de novo, mas fico de olho.
        2 – Tenho entre os objetivos de viagem alguns lugares da Europa. E para viajar com a família os resgates da TAP são quase imbatíveis. Voando TAP dá para emitir Brasil-Europa-Brasil por 100.000 milhas por pessoa, mas se você viaja com filho pequeno eles cobram metade, ou seja, 1 casal e 2 filhos sai pro 300.000 milhas. Outra coisa é que consigo sempre 4 lugares em business nos vôos TAP planejando com antecedência.

        A TAP pode não ter a melhor business class, mas o valor que consigo e a possibilidade de emitir 4 bilhetes no mesmo vôo fazem diferença! Espero que tenha ajudado.

        • Gabriel 15/03/2016 at 13:22 #

          Cristiano, tudo bem?

          Recentemente voei para a Europa com a Tap e acabei não estudando onde colocar os pontos e acabei pontuando no Victoria mesmo.

          Tenho aproximadamente 12500 pontos.

          Periodicamente acesso o programa para eventualmente encontrar um destino para os pontos, mas praticamente não existe uso para os pontos senão para emissão de passagens.

          As emissões no Brasil são um absurdo de pontos, mas as dentro da Europa até que são razoáveis. Pelo que vi poderia pegar um voo ida e volta de Lisboa para Porto, Ilha da Madeira, Marrocos ou Espanha, ou um trecho apenas para locais mais distantes. Mas também tem a questão que normalmente é possível realizar stop over em Lisboa sem custo (ou com um pequeno custo), logo, esse trecho de ida e volta de Lisboa para algum local próximo me parece desnecessário, já que eu poderia visitar Lisboa com um stop over.

          Tu que conhece melhor o programa, qual tu acha que é o melhor destino para esses meus poucos pontos?

          Obrigado!

          • Cristiano Andrade 15/03/2016 at 17:45 #

            Oi Gabriel
            Antigamente era possível voar de Gol num trecho de ida doméstico, mas agora já é uma fortuna. TAP hoje em dia só vale a pena se você voar com eles.
            Com essa quantidade de milhas só dá para voar entre portugal e espanha, ou portugal continental ou ilha da Madeira.
            Com 15 mil você vai para qualquer lugar da Europa Ocidental (vôos pra Italia tem um benefício legal).
            Boa sorte!

    • Guilherme 16/03/2016 at 09:14 #

      Oi Cristiano, realmente a SkyTeam é bem complicadinha na hora de creditar as milhas.

      Gostei da forma como você esquematiza o creditamento das milhas. 🙂

  3. Albino 14/03/2016 at 15:22 #

    Quando eu viajo pela Skyteam, o que é raríssimo, pontuo na Delta.

    Não lembro a última vez que viajei Gol pagante, só com milhas.

  4. Tlars 14/03/2016 at 21:12 #

    Cristiano,
    As milhas da TAP nao expiram ?
    Fiquei curioso porque voce acumula a maior parte das suas milhas la e nao no Mileage Plus ?

    • Rafael 14/03/2016 at 21:20 #

      TAP expira em 3 anos

    • Cristiano Andrade 15/03/2016 at 10:42 #

      oi Tlars, desculpa eu respondi acima pro Carlos. As milhas da TAP expiram sim. Essa é a desvantagem.

  5. Leandro 15/03/2016 at 10:50 #

    Valeu Guilherme pela resposta. Alguém já usou o programa da Alitalia pra emissão? É fácil emitir nos parceiros?

    Obrigado,

    Leandro

  6. Carmen 07/11/2016 at 16:20 #

    Onde e como faço para resgatar as milhas da SkyTeam adquiridas com a Alitalia e Air Europa para voar pela Gol no Brasil?

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×