Dúvida do leitor: qual cia da Star Alliance tem um programa de pontos cujos pontos não vencem (expiram)?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O leitor Eduardo enviou, via Twitter, uma pergunta que pode ser de interesse de mais leitores:

“Você sabe qual cia da Star Alliance tem um programa de pontos cujos pontos não vencem (expiram)? É que não costumo voar com frequência nas empresas aéreas da Star Alliance, e pretendo concentrar meus pontos e milhas num programa cujos pontos não expirem.”

Do meu conhecimento, os programas são o Life Miles, da Avianca Internacional (não confundir com o Amigo, da Avianca Brasil, cujo prazo é de 2 anos, sem direito a renovação dos pontos), e o Mileage Plus, da United Airlines. Ambos os programas exigem que você faça uma movimentação na conta a cada intervalo de tempo. Na United, é um ato de movimentação a cada 18 meses. Na Avianca Internacional – LifeMiles – é um ato a cada 2 anos.

United AirlinesLifeMiles

Por “movimentação” lei-se qualquer ato que implique adição ou subtração de milhas na conta: compra de milhas, transferência de milhas do cartão de crédito para a conta da cia aérea, resgate de passagens, pontuação por voos, pontuação por estadias em hotéis, pontuação decorrente de aluguel de veículos etc.

O caso do Eduardo é bem parecido com o meu, já que não costumo voar com cias. da Star Alliance. Nos últimos anos, tenho concentrado minhas milhas e pontos nas cias. da rede OneWorld: no AAdvantage, no caso de pontuação por voos, em virtude dos benefícios do status elite; e no Iberia Plus/Executive Club, no caso da pontuação por transferência de pontos dos cartões de crédito brasileiros.

Eu também faria o que o Eduardo pretende, ou seja, concentrar as milhas na United Airlines, caso eventualmente eu viaje em alguma cia. da Star Alliance. Além de não expirarem, o programa da United tem outra vantagem: permitir resgate de milhas online em trechos domésticos brasileiros, através da parceria que eles têm com a Azul.

Conclusão

Se você não costuma voar com frequência com empresas integrantes de uma determinada aliança aérea, é de todo recomendável que, caso o faça, resolva pontuar em um programa de fidelidade cujos pontos não expirem, a fim de aproveitar os pontos/milhas ganhos pela compra da passagem com dinheiro.

Nesse caso, é de bom grado verificar, ainda, se a classe tarifária que esteja comprando é válida para acúmulo de milhas no programa em que pretende pontuar. Geralmente, isso se faz consultando a página do programa de fidelidade, na parte relativa a pontuação em empresas aéreas parceiras.

Grato ao leitor Eduardo pelo envio da dica, que gerou esse post!

14 Comments

  1. Paulo 13/03/2016 at 11:36 #

    Gostaria de lembrar que o Lifemiles para resgates nacionais é matador pois cobra 10 mil milhas ida e volta para qualquer cidade (porém tem poucas rotas). Pode ser melhor que resgatar na Azul pela United. Na Oneworld, o Executive Club da British é muito bom também cobrando pela distância (exemplo: RJ – SP por 4.500 avios o trecho porém SP – Manaus 10.000 o trecho).
    Eu tenho concentrado meus voos da Gol e em companhias Star Alliance no ConnectMiles da Copa pois o programa já acumula 5.000 milhas só pelo cadastro. Além disso, estou querendo viajar para Am. Central e eles possuem resgates excelentes na tarifa saver para voar pelo Caribe e Am. Central.

    • Guilherme 13/03/2016 at 14:28 #

      Excelentes dicas, Paulo!

      Não tinha pensado sobre essa possibilidade de creditar as milhas no ConnectMiles.

      Abraços!

  2. Leandro 14/03/2016 at 08:43 #

    Olá, e nas companhias da Skyteam, qual seria a melhor pra guardar as milhas?

    Obrigado,

    Leandro

  3. Tlars22 14/03/2016 at 11:52 #

    Guilherme,
    Você sabe como funciona a validade das milhas naquele programa da Aegean Airlines – Miles & Bonus?
    Se você também tiver ao menos 1 movimentação a cada 12 meses, as milhas não expiram ?

  4. Paulo P 14/03/2016 at 12:27 #

    Vcs tem alguma experiencia com o “Eurobonus” da SAS Airlines? Joguei algumas milhas nele pois estava viajando com meus pais e queria concentrar as milhas em uma conta só (esse é um dos poucos programas que possui “Family Pooling”), porém não estou encontrando nenhum resgate muito vantajoso. Na época analisei apenas a tabela e me pareceu melhor, mas atualmente está bem fraco 🙁

  5. Nathalie 25/08/2016 at 08:15 #

    Bom dia! Qual vc recomendaria em termos de validade das milhas e de facilidade para subir de Status: United Airlines ou miles & Bonus da Aegean Airlines?

    • Guilherme 25/08/2016 at 09:41 #

      Nathalie, bom dia!

      Recomendaria a United, pois os pontos não expiram desde que haja movimentação na conta a cada 18 meses. Apesar de ser mais difícil para subir de status, a United tem regras mais estáveis a respeito.

  6. Ana Isabel 15/01/2017 at 09:22 #

    Eu e meu companheiro fomos a Bangkok pela Ethiopian Air e ainda não decidi pra onde mandar minhas milhas. Confesso que não entendo muito de alianças pois costumo concentrar meus pontos na Smiles e Multiplus. No caso da Avianca Brasil, não me parece interessante, pois somos de BH e a cia não voa pra cá. Além disso, não sei se isso acontece em todas as cias da aliança, mas as milhas da ida (que aconteceu em dezembro) e as da volta (que ocorreu em janeiro) não seriam somadas para mudança de status, pelo voo ter acontecido em anos diferentes (2016 e 2017). A única vantagem é que de lá tenho 3 mil pontos que ganhei no cadastro.
    Achei interessante mandar pra LifeMiles pela questão de ser possível renovar com compras de milhas (e me lembro de boas promoções pra compra de milhas no passado). Mas eu não entendo nada da regra de acumulação para passagem de classes promocionais (a minha diz que é classe O).
    Alguém poderia me ajudar? Ah, não tenho interesse de voar para a América do Norte tão cedo. De resto, eu vou pra onde surge promoção mas imagino que América Central ou África do Sul estejam dentre os destinos mais prováveis.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×