Dúvida do leitor: qual cia da Star Alliance tem um programa de pontos cujos pontos não vencem (expiram)?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O leitor Eduardo enviou, via Twitter, uma pergunta que pode ser de interesse de mais leitores:

“Você sabe qual cia da Star Alliance tem um programa de pontos cujos pontos não vencem (expiram)? É que não costumo voar com frequência nas empresas aéreas da Star Alliance, e pretendo concentrar meus pontos e milhas num programa cujos pontos não expirem.”

Do meu conhecimento, os programas são o Life Miles, da Avianca Internacional (não confundir com o Amigo, da Avianca Brasil, cujo prazo é de 2 anos, sem direito a renovação dos pontos), e o Mileage Plus, da United Airlines. Ambos os programas exigem que você faça uma movimentação na conta a cada intervalo de tempo. Na United, é um ato de movimentação a cada 18 meses. Na Avianca Internacional – LifeMiles – é um ato a cada 2 anos.

United AirlinesLifeMiles

Por “movimentação” lei-se qualquer ato que implique adição ou subtração de milhas na conta: compra de milhas, transferência de milhas do cartão de crédito para a conta da cia aérea, resgate de passagens, pontuação por voos, pontuação por estadias em hotéis, pontuação decorrente de aluguel de veículos etc.

O caso do Eduardo é bem parecido com o meu, já que não costumo voar com cias. da Star Alliance. Nos últimos anos, tenho concentrado minhas milhas e pontos nas cias. da rede OneWorld: no AAdvantage, no caso de pontuação por voos, em virtude dos benefícios do status elite; e no Iberia Plus/Executive Club, no caso da pontuação por transferência de pontos dos cartões de crédito brasileiros.

Eu também faria o que o Eduardo pretende, ou seja, concentrar as milhas na United Airlines, caso eventualmente eu viaje em alguma cia. da Star Alliance. Além de não expirarem, o programa da United tem outra vantagem: permitir resgate de milhas online em trechos domésticos brasileiros, através da parceria que eles têm com a Azul.

Conclusão

Se você não costuma voar com frequência com empresas integrantes de uma determinada aliança aérea, é de todo recomendável que, caso o faça, resolva pontuar em um programa de fidelidade cujos pontos não expirem, a fim de aproveitar os pontos/milhas ganhos pela compra da passagem com dinheiro.

Nesse caso, é de bom grado verificar, ainda, se a classe tarifária que esteja comprando é válida para acúmulo de milhas no programa em que pretende pontuar. Geralmente, isso se faz consultando a página do programa de fidelidade, na parte relativa a pontuação em empresas aéreas parceiras.

Grato ao leitor Eduardo pelo envio da dica, que gerou esse post!

10 Comments

  1. Paulo 13/03/2016 at 11:36 #

    Gostaria de lembrar que o Lifemiles para resgates nacionais é matador pois cobra 10 mil milhas ida e volta para qualquer cidade (porém tem poucas rotas). Pode ser melhor que resgatar na Azul pela United. Na Oneworld, o Executive Club da British é muito bom também cobrando pela distância (exemplo: RJ – SP por 4.500 avios o trecho porém SP – Manaus 10.000 o trecho).
    Eu tenho concentrado meus voos da Gol e em companhias Star Alliance no ConnectMiles da Copa pois o programa já acumula 5.000 milhas só pelo cadastro. Além disso, estou querendo viajar para Am. Central e eles possuem resgates excelentes na tarifa saver para voar pelo Caribe e Am. Central.

    • Guilherme 13/03/2016 at 14:28 #

      Excelentes dicas, Paulo!

      Não tinha pensado sobre essa possibilidade de creditar as milhas no ConnectMiles.

      Abraços!

  2. Leandro 14/03/2016 at 08:43 #

    Olá, e nas companhias da Skyteam, qual seria a melhor pra guardar as milhas?

    Obrigado,

    Leandro

  3. Tlars22 14/03/2016 at 11:52 #

    Guilherme,
    Você sabe como funciona a validade das milhas naquele programa da Aegean Airlines – Miles & Bonus?
    Se você também tiver ao menos 1 movimentação a cada 12 meses, as milhas não expiram ?

  4. Paulo P 14/03/2016 at 12:27 #

    Vcs tem alguma experiencia com o “Eurobonus” da SAS Airlines? Joguei algumas milhas nele pois estava viajando com meus pais e queria concentrar as milhas em uma conta só (esse é um dos poucos programas que possui “Family Pooling”), porém não estou encontrando nenhum resgate muito vantajoso. Na época analisei apenas a tabela e me pareceu melhor, mas atualmente está bem fraco 🙁

  5. Nathalie 25/08/2016 at 08:15 #

    Bom dia! Qual vc recomendaria em termos de validade das milhas e de facilidade para subir de Status: United Airlines ou miles & Bonus da Aegean Airlines?

    • Guilherme 25/08/2016 at 09:41 #

      Nathalie, bom dia!

      Recomendaria a United, pois os pontos não expiram desde que haja movimentação na conta a cada 18 meses. Apesar de ser mais difícil para subir de status, a United tem regras mais estáveis a respeito.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×