Passagens grátis de São Paulo para Manaus… êpa, pera… eu preciso realmente ir para Manaus!?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Se tem uma função da qual eu não posso abdicar nesse blog, que é fundamentalmente sobre consumo na área de viagens, é a função de formar consumidores conscientes.

Enquanto muitos sites de viagens dependem de comissões para venderem seus produtos e serviços associados, o que é normal, afinal, é o ganha-pão deles, uma de minhas missões aqui é fazer você refletir sobre se você de fato está fazendo compras conscientes, que reflitam suas necessidades, seus gostos, seus valores; ou se você não acaba sendo mais um “maria-vai-com-as-outras”.

Nas redes sociais surgiram, nas últimas horas, notícias de que a Gol estaria com um bug em seu sistema, permitindo a venda de passagens sem tarifa de Guarulhos para Manaus, pagando-se somente as taxas de embarque.

Avião

Diante da tentação de comprar uma passagem assim para Manaus, surge a pergunta: você realmente estava querendo ou precisando ir para Manaus?

É verdade que muitas pessoas precisam viajar nessa rota por motivos pessoais ou profissionais, e, nesse caso, talvez a promoção interesse, mas… e se você não se encaixa em nenhuma dessas duas situações? Vale a pena gastar o que você tem de mais precioso, que é o seu tempo, para no final das contas comprar uma passagem só porque estava com bug? Será que seu tempo não merece ser mais valorizado, utilizando-o em benefício próprio, do que utilizá-lo para satisfazer interesses de pessoas que você nem conhece?

Conclusão

Quando você se propõe a viajar sem um objetivo pré-estabelecido, no mínimo você gastará tempo, gastará sua energia, e gastará dinheiro, sim, dinheiro, com os custos associados (deslocamento até o aeroporto, hotel, refeições etc.).

Eu jamais faria isso.

p.s.: comentários inapropriados serão, como de costume, excluídos. 

5 Comments

  1. André Bonaparte 08/03/2016 at 10:23 #

    Acredito que é válido também, fora os exemplos citados por você mesmo, caso o viajante esteja precisando de alguns trechos para poder receber upgrade de categoria.

    Além disso, esse tipo de “bug” pode ser aproveitado para conhecer um belíssimo lugar, mesmo que não estivesse na programação dele, até mesmo passar um final de semana apenas, para não perder dia de trabalho, por exemplo e agradar unindo o útil ao agradável: conhecer uma cidade e pagar muito pouco pela passagem.

    Honestamente, se morasse em São Paulo, caso fosse possível comprar uma passagem dessas para passar um final de semana em Manaus, iria, certamente, com minha família e passaria duas noites. Não, nunca planejei uma viagem à Manaus, mas, com esse valor, seria uma ótima oportunidade de conhecer a região.`

    • Guilherme 08/03/2016 at 12:27 #

      André, realmente, no caso de upgrade de categoria por trecho voado, esse tipo de bug pode ter utilidade, desde que a cia. aérea o considere válido para tal.

      Abraços

  2. Silva 08/03/2016 at 16:43 #

    Uma oportunidade de bug ou promocao pode sim virar uma viagem legal como turismo, para quem puder aproveitar tendo tempo e tal. Eu aproveitaria com certeza e Manaus esta em minha lista, depois que busquei informacoes sobre o local. Alguns locais podem nao ser interessantes para algumas pessoas apenas porque nao se pesquisou sobre eles antes. Livre arbitrio.

  3. Sergio 09/03/2016 at 11:08 #

    Se não fosse pagar a passagem ,com certeza se morasse em São Paulo eu iria ,O hotel Tropical há sempre promoção , a Hotel que tem até um zoológico particular ,do cais do hotel há o passeio do encontro do Rio Negro com o Solimões,
    o belo Teatro Amazonas ,sem contar que é o ponto de partida para vários hotéis na Floresta Amazônica ,deve ter mas coisas estas lembrei agora .

  4. Ivana 17/03/2016 at 08:15 #

    Interessa também pq os vôos partindo de Manaus para Miami por exemplo, são mais baratos que saindo de SP.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×