Dólar caindo fortemente abre oportunidades para compra

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Pessoal, em função dos acontecimentos sócio-político-policiais que estão nas manchetes da mídia dos últimos dias, o dólar tem caído fortemente.

Dólar

No momento em que esse artigo está sendo escrito, a cotação oficial está em torno dos R$ 3,70. 

É claro que, nas casas de câmbio, o preço do papel-moeda está um pouco superior.

Conclusão

Embora não saibamos os rumos da cotação futura – coisa que, aliás, ninguém sabe – se você tiver uma viagem próxima, essa é a oportunidade de travar um valor mais baixo de cotação.

Tagged as: ,

19 Comments

  1. Fernando Gama 04/03/2016 at 11:52 #

    Mas se você não sabe os rumos da cotação futura, como mesmo diz, porque diz que é uma oportunidade de compra? Há uma contradição. O dólar pode continuar caindo, pode-se manter, ou pode voltar a subir. Se não sabemos, não há como dizer que é o momento “certo” para comprar. A recomendação deveria ser adquirir pequenas quantidades, todos os meses, independente da cotação para fazer um bom valor médio, caso você esteja pensando em viajar para o exterior no futuro. A recomendação de compra a 3,70 pode ser boa, pode ser ruim, pode ser péssima (imagine se cair para 3.50, 3.40).

    • Guilherme 04/03/2016 at 12:01 #

      Porque o preço caiu muito em relação à cotação praticada nos dias imediatamente anteriores.

    • Cristiano Andrade 04/03/2016 at 12:01 #

      Lógico que não há certeza do futuro. Mas segundo o boletim Focus, a expectativa dos analistas do mercado é que o dólar feche o ano ao redor de 4,15.

      • Guilherme 04/03/2016 at 12:01 #

        Exato!

      • PB 04/03/2016 at 13:28 #

        Cristiano, as projeções trabalham com o cenário de maior probabilidade; Até muito recentemente a maior probabilidade era de o Governo Dilma ir até 2018 sem chance de impeachment, sem chance de rápida deposição via TSE.

        Você, com base nos acontecimentos recentes, ainda acredita nesta probabilidade ou talvez as apostas tenham mudado ? Se acha que mudou, então não pode trabalhar com as projeções anteriores, simples assim.

        • Fernando Gama 05/03/2016 at 00:50 #

          PB, você não perguntou a mim, mas não há absolutamente ninguém que possa te responder a essa pergunta. E, se houvesse, ela estaria milionária e não aqui. Não há como prever o futuro, tentar adivinhar o que vai acontecer é a maneira mais rápida de perder dinheiro.

          Abcs.

        • Cristiano Andrade 06/03/2016 at 10:16 #

          Como escrevi antes “lógico que não há certeza quanto ao futuro”. E como escrevi, pode ser uma oportunidade para comprar papel moeda se você tiver uma viagem marcada.
          Eu sempre, independente do cenário, tento obter um dólar médio nas viagens que programo com antecedência (férias em geral), não fico com a melhor situação, nem a pior. E como faço isso?
          Em um mês compro as passagens, noutro mês pago o hotel, no seguinte o carro, ingressos de atrações assim por diante.
          Vou viajar em agosto, em outubro emiti as passagens com milhas e paguei as taxas (que são em euro) e uma passagem intra Europa que preferi pagar ao invés de usar milhas. Em novembro paguei o hotel. Em dezembro paguei algumas atrações, em janeiro paguei o aluguel do carro é agora comprei um pouco de papel-moeda. Terei o melhor cenário? Certamente não! Terei o pior? Também não! Fugi do risco e viajarei tranquilo com a viagem toda praticamente paga.

      • Fernando Gama 05/03/2016 at 00:46 #

        E você vai se espelhar no que os antalistas dizem? Quando o dólar estava 4,00, falavam que ia para 4,70, agora que está a 3,70, falam que vai a 3,00. Se vc seguir analista, vc vai perder todo o seu dinheiro fácil. Eles estão jogando o interesses deles, não tem a menor intenção de orientar ninguém.

  2. Cristiano Andrade 04/03/2016 at 11:59 #

    Oi Guilherme
    Apesar do que aparece nos portais, a queda está relacionada diretamente com a subida do preço dos commodities (ferro, petróleo, etc) e recuperação da expectativa de crescimento dos emergentes da Ásia (China principalmente).
    De qualquer forma, pode ser sim uma boa oportunidade de compra já que a expectativa dos analistas (expectativa do mercado) é que o Dólar feche o ano no patamar de 4,15. E se a pessoa tem viagem marcada para o exterior, vale a pena comprar um pouco mais de papel moeda.

    • Guilherme 04/03/2016 at 12:01 #

      Concordo plenamente, Cristiano!

  3. Cristiano 04/03/2016 at 12:04 #

    estou tentando ligar na corretora mas so da ocupado!

  4. PB 04/03/2016 at 13:25 #

    Sugiro muito cuidado com sugestões de investimento, como este tópico. Gosto muito de seu blog, razão porque lhe sugiro que redate sua informação de outra forma.

    Se o preço está bom, poderá estar muito melhor quando o Gov cair, afinal o USD/BRL pode cair até próximo dos 3,00.

    Quem quiser comprar a este patamar, que compre ! Outros preferem vender aproveitando os preços de ativos em final de feira no Brasil, onde se oferece ganhos com juros e, ao que parece, sob a nova Gestão de um governo muito mais responsável, quer dizer, redução significativa do risco de calote.

    O câmbio é o indicador que mais humilha economistas bem fundamentados; O que dizer de meros leigos que apenas o utilizam para viagens.

    Um forte abraço

    • Guilherme 04/03/2016 at 14:07 #

      PB, o post não trata de sugestão de investimento, mas sim de compra, para gastar, ou seja, passivo. Além disso, eu sugeri a compra para quem tiver viagem próxima.

  5. Leonardo 04/03/2016 at 17:27 #

    Se o blog é de milhas/viagens, a recomendação de compra de dólar está correta na minha opinião.
    Pra investimento é outra conversa. Ações de algumas exportadoras caíram forte hoje na abertura, enquanto a maior parte das ações estava explodindo. Depende da estratégia adotada.

    • Guilherme 04/03/2016 at 18:23 #

      Concordo plenamente com o Leonardo.

      Esse blog não trata de recomendação de compra ou venda de ativos financeiros, mas sim do uso do dinheiro para gastos no exterior.

      Infelizmente, estou tendo que moderar alguns comentários de pessoas que, em vez de agregar ideias úteis ao debate, preferem atacar a honra e a dignidade de outras pessoas que vêm até aqui buscar informação útil para suas vidas.

      • Fernando Gama 05/03/2016 at 00:49 #

        Guilherme, acompanho os seus dois blogs há quase 4 anos (este aqui há menos tempo). Discordo de você várias vezes (talvez mais do que concorde), mas gosto do seu trabalho e vejo que você é uma pessoa responsável e democrática. Lamento que as pessoas estejam passando do limite.

        • Guilherme 05/03/2016 at 08:46 #

          Obrigado pela solidariedade, Fernando!

          Não gosto de moderar comentários, mas há (poucas) pessoas que passam dos limites do razoável; nesses casos, é preciso atuar com mais rigor.

          Um grande abraço

          Guilherme

  6. Alencar 04/03/2016 at 20:06 #

    Guilherme, como sempre o blog sendo um aliado.
    Parabéns pelos post.

    Ah, há algum post relacionado ao Santander Van Gogh/Cartão Style Platinum.

    • Guilherme 04/03/2016 at 20:27 #

      Obrigado, Alencar!

      Sobre o post desse cartão de crédito, ainda não tem, mas vou publicar em breve!

      Abraços!

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×