Boa notícia: Congonhas voltará a ter voos para o Nordeste

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Saiu na Folha de S. Paulo: o aeroporto de Congonhas voltará a receber voos para o Nordeste, após a decisão da ANAC de acabar com a restrição de distância. Confiram:

“Assim que a decisão saiu, Gol, Azul e Avianca pediram os primeiros voos. A Gol começa em 28 de janeiro 26 frequências semanais (ida e volta) de Congonhas para o Recife.

Planeja, também, voar para Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió ainda neste semestre, diz Alberto Fajerman, diretor de relações institucionais da Gol. O objetivo é dar conta da demanda por turismo interno, aquecido pela alta do dólar, ao mesmo tempo em que compensa a perda de passageiros corporativos.

A Avianca fará um voo para Fortaleza aos sábados, com volta aos domingos, com início em 20 de fevereiro.

A empresa anunciou voos também para Salvador e Porto Seguro, para onde os voos já podiam ocorrer antes de a restrição ser revogada. O foco também é o turismo.Já a Azul voará a partir de 2 de abril para Recife, Maceió e Natal, com um voo semanal cada um, aos sábados”.

E por quê a notícia é boa?

CGH

Simples: porque ela diminui custos de deslocamento de quem mora no Nordeste e viaja até São Paulo como destino final, assim como também diminui os custos de deslocamento de paulistanos que querem ir até o Nordeste.

Por exemplo, suponha que nosso leitor pernambucano Albino queira passar um final de semana em São Paulo. 😀 A única via para chegar até São Paulo via voo direto era indo até Guarulhos. Ocorre que, de Guarulhos até São Paulo propriamente dito, é preciso gastar outro tanto de dinheiro em deslocamento, que pode chegar a mais de 1 hora, dependendo do endereço final. 1 hora de táxi pode facilmente passar dos R$ 200.

Com essa nova possibilidade, se o hotel ficar próximo de Congonhas, o gasto será bem menor, tanto em termos de dinheiro, quanto em termos de tempo.

O reverso também se aplica. Paulistanos que queiram viajar até Fortaleza não precisão viajar de São Paulo até o saturado Guarulhos para pegar o voo. O gasto de tempo e de dinheiro também diminui na mesma proporção.

Conclusão

Mas existe uma segunda boa notícia por trás dessa decisão: é que os voos do Sul para o Nordeste tendem a ganhar novos itinerários com mais uma “ponte de conexão” em São Paulo. Por exemplo, quem mora em Porto Alegre e pretende ir pra Recife provavelmente ganhará mais uma ponte de conexão via Congonhas, além de Guarulhos.

Tagged as:

3 Comments

  1. Albino 16/01/2016 at 14:51 #

    Boa Guilherme ! Realmente fica mais essa opção pra nós daqui do NE. Eu, particularmente, tenho um certo receio de CGH devido à pista curta, mas isso não vai evitar eu voar de/para ele 😐

    Quando vou pra SP, normalmente me hospedo na região da Av. Paulista ou próximo à Congonhas, o que vai ajudar muito no tempo de deslocamento. Como tenho o cartão de crédito da Azul que me dá 8 transfers por ano, o que realmente vai ser bom é a questão do menor tempo no trânsito, mas vai ajudar muita gente a reduzir os custos principalmente por causa da taxa de retorno cobrada pelos taxis para GRU.

    Enfim, o que me fará decidir qual em aeroporto voar será mesmo o preço. Por isso, continuarei fazendo minhas buscas para SAO e não para GRU, para englobar todos os aeroportos de Sampa. Forte abraço !

    • Guilherme 16/01/2016 at 18:15 #

      Exato, Albino!

      Nesses tempos bicudos, o preço tem sido um critério cada vez mais decisivo!

      Abraços!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gol e Smiles já vendem passagens de Congonhas para diversas capitais do Norte e Nordeste, para voos a partir de maio | Meu Milhão de Milhas - 19/03/2016

    […] lembram da notícia que publiquei tempos atrás sobre as novas rotas diretas entre Congonhas e o Norte e […]

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×