O péssimo horário de saída de Guarulhos do voo internacional da Qatar para Doha: 3:45 da madrugada.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Uma das vantagens de organizar uma viagem por conta própria é a possibilidade de escolher, dentre outras coisas, os melhores horários para voar, principalmente em voos internacionais de longa distância, o que pode fazer uma grande diferença entre maximizar o tempo de uma viagem, ou perder muitas horas e dias em voos com horários ruins.

Nesse quesito, uma das coisas que me desmotivam de viajar para o Oriente Médio a partir do Brasil, via Qatar, é o horário de saída de Guarulhos: no meio da madrugada. Confiram:

Você não consegue dormir direito na, digamos, “noite anterior”, já que você estará viajando no meio da noite, e provavelmente não conseguirá dormir na noite da chegada, por conta da adaptação ao fuso horário do Qatar.

O pior não é nem não conseguir dormir no dia seguinte, mas sim não ter uma noite de sono adequada antes do voo. Sempre que posso, eu evito voos internacionais – ou mesmo domésticos – que decolem muito cedo, por exemplo, antes das 8 da manhã. No meio da madrugada, então, eu descarto – prefiro escolher outra rota ou outra cia. aérea.

No caso de voos internacionais de longa distância, com mais de 8 horas de duração, o ideal, pelo menos para mim, é sempre viajar na faixa entre 19h e 22h (com uma “margem de erro” de duas horas para mais ou para menos, de preferência para menos…rsrs).

Também gosto dos voos diurnos que saem depois das 10 da manhã, já que você consegue dormir bem na noite anterior, e pode aproveitar o tempo dentro do avião para descansar ou trabalhar. Mas voos às 3:45 da manhã eu definitivamente não encararia.

Será que algum dia a Qatar irá rever esse péssimo horário de saída de GRU?

Tagged as: , ,

10 Comments

  1. Fernando Gama 05/01/2016 at 01:35 #

    Isso deve ter a ver com o horário de saída do Qatar, para facilitar a logística deles lá.

    • Fernando Gama 05/01/2016 at 01:40 #

      Apertei submit antes de terminar…..

      Mas na minha opinião, sou um cara mais relaxado em relação a questão de horários. O mais importante para mim é o preço. Recentemente estava avaliando tomar esse voo da Qatar para ir até a África, pelo TAM Fidelidade, que está como uma “promoção” de 25.000 pontos por perna, com essa escala maluca no Qatar. Só não fiz isso ainda, porque já tenho outras viagens marcadas e, dada a instabilidade cambial, fica difícil planejar como vai estar o dólar daqui a uns meses, então estou reduzindo meus planos de viagens para 1 ou 2 internacionais no máximo. Esse ano já tenho 3 marcadas, mas se não fosse isso, eu encararia de boa o horário ruim e toda a maluquice da escala em Doha para conhecer a África por menos milhas do que para Fernando de Noronha rsrs…

      Em tempo: O TAM Fidelidade tem uma parceria com a South African onde é possível escapar dessa escala insana e pegar um voo direto. Mas esse voo não aparece no site, apenas ligando para o Call Center. Então, imagino, que se você estiver emitindo com o Multiplus, para Doha, pode ser que o call center tenha outras opções. Eu pesquisei recentemente e tinha um voo para Dubai com escala em Londres, pela British. Talvez tenha algo semelhante para Doha.

      • Guilherme 07/01/2016 at 10:33 #

        Ótimo depoimento e valiosas dicas, Fernando!

  2. Tlars22 05/01/2016 at 09:14 #

    Guilherme,
    Vai ver que eles colocaram este horário de propósito … é que tem pessoas que preferem não dormir direito na noite antes do vôo , que ai é bom que me dá mais sono para dormir na noite do vôo kkk

    • Guilherme 07/01/2016 at 10:34 #

      Rsrsrsr…. pode ser mesmo, Tiars!

  3. Rodrigo Resende 06/01/2016 at 09:15 #

    É, o horário desse vôo é pauleira demais, assim como o da Turkish e o da Emirates, todos madrugadores, pelo menos durante parte do ano.

    Não sei se procede, mas me disseram que muitos destes vôos de longa distância saem de madrugada propositalmente, pois neste horário faz menos frio, o que acabaria por gastar menos combustível na decolagem, que é justamente quando mais querosene de aviação é consumido. A quantidade de vôos madrugadores que sai de Dubai e Doha pode sinalizar haver fundamento nessa tese…

    Seja como for, somente encaro novamente esse vôo se a conexão em Doha for rápida. Não encararia uma conexão de 11 horas, como fiz há cerca de dois anos, para ir para Ankara (Turquia). A gente vai ficando “véio” e vai ficando mais seletivo, não encarando mais preço como critério decisivo pra tudo…

    • Guilherme 07/01/2016 at 10:35 #

      Pode ser mesmo, Rodrigo.

      Eu também não aguento conexões longas, assim como não encaro o preço como critério principal pra tudo quanto é coisa.

  4. Cristiano Andrade 06/01/2016 at 16:53 #

    Vou nadar contra a maré. se você está viajando para Hong Kong, Tokyo, Singapura, Beijing, Sydney e outros destinos do outro lado do mundo com 10/12 horas de diferença de fuso, esse horário é perfeito.
    Fui para Hong Kong de Turkish e achei o horário perfeito (5 da manhã). Você fica sem dormir a noite, entra no avião e “capota”. Dorme bem o primeiro vôo até o Oriente Médio (praticamente reajustando seu relógio para o novo fuso). O desafio então é se manter acordado no segundo vôo, quando você chegará no destino no final da tarde/início da noite, aí pode jantar e dormir! Melhor adaptação ao fuso que já fiz (muito melhor do que ir via EUA como já fiz também).

    • Guilherme 07/01/2016 at 10:35 #

      Ótimo depoimento, Cristiano!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Explorando as falhas do LATAM Fidelidade #1: Brasil para o Oriente Médio por 45 mil pontos por trecho em classe econômica | Meu Milhão de Milhas - 18/09/2016

    […] Outro ponto positivo do LATAM Fidelidade é que há uma disponibilidade boa para voar por esses valores. Embora, nas minhas pesquisas, boa parte dos assentos disponíveis sejam para voos com conexão na Europa, há opções disponíveis para voos diretos entre o Brasil e o Oriente Médio, operados via Qatar Airways, naquele famigerado horário no meio da madrugada: […]

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×