Qual é a melhor alternativa para o pagamento de compras e contas com os cartões de débito do BB que geravam milhas e pontos no programa de relacionamento?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Taí uma dúvida pertinente.

Com o fim da pontuação do cartões de débito do BB para compras e pagamento de contas, muitos leitores me questionaram se havia uma alternativa equivalente em outro banco.

 BB

Infelizmente, não há. O BB era o único banco que permitia que pagamento de compras nos cartões de débito gerasse pontos no programa de relacionamento do banco.

Como não há alternativa equivalente em outro banco, a melhor alternativa que encontrei para substituir os cartões de débito para pagamento de compras e principalmente contas é essa: agendar o pagamento na exata data de vencimento, ou simplesmente deixar a conta no débito automático.

Isso porque, muitas vezes, seja por falta de disponibilidade de tempo, seja por dificuldade de encontrar um caixa eletrônico para fazer os pagamentos no exato dia do vencimento, era necessário antecipar em alguns dias a liquidação da conta.

Por exemplo, se você tem uma fatura de cartão de crédito, digamos, do Santander, que vencia todo dia 10, mas, devido às suas circunstâncias pessoais, você não conseguia ir para um caixa eletrônico do Itaú ou do Bradesco efetuar a liquidação da dívida no exato dia 10, você era obrigado a quitar a dívida alguns dias antes, o que gerava um “custo”, representado pelo fato de você deixar de ganhar os juros da aplicação financeira entre o dia do efetivo pagamento e o dia do vencimento. 

Como agora não há qualquer vantagem em pagar antecipadamente as contas e compras, o melhor mesmo, então, é agendar a liquidação da conta para o último dia do prazo de vencimento, ou então deixar a conta no débito automático. Dessa forma, você maximiza a rentabilidade do investimento do qual você retiraria uma parcela para pagar as contas, seja ele um CDB, seja ele um fundo DI, seja ele ainda o Tesouro SELIC do Tesouro Direto.

Além disso, ao agendar a liquidação dos débitos para o último dia útil, pelo Internet Banking, ou deixá-lo em débito automático, você ainda ganha tempo, não precisando se deslocar até um caixa eletrônico, e ter que arcar com gastos com deslocamento, combustível, estacionamento, filas e mais filas etc.

Conclusão

É uma pena que o BB tenha eliminado a pontuação para compras e pagamento de contas utilizando os cartões de débito, pois era uma forma fácil e prática de acumular pontos a um custo bastante baixo (apenas o custo de tempo).

Também não sei se algum outro banco concorrente adotaria uma ideia semelhante, mas, haja vista a tendência irreversível de sempre haver piora nos benefícios dados aos clientes, eu acho que essa é mais uma prática que “foi boa enquanto durou”.

5 Comments

  1. joao 03/01/2016 at 20:58 #

    De graça acho que acabou mesmo. Pagando eu acho que apesar dos custos o santander Free ainda é a opcao menos pior. Voce nao paga taxa ganha ate 40 dias, as milhas que sao poucas mas ajudam e o IOF 0,38% + 0,0082% ao dia. Se voce tiver o dinheiro e aplicar da pra zerar o custo

    • Guilherme 07/01/2016 at 10:32 #

      Exato!

  2. Bruno Pontes 09/01/2016 at 07:45 #

    Guilherme, juro que não entendi ainda a restrição. Ok para compras no débito, não pontuam mais. Mas também, podendo pagar no crédito, quem optava em pagar no débito?

    Quanto às contas, não encontrei esta restrição de não pontuar mais no pagamento no crédito? É disso que você está se referindo ou eu não entendi direito o que seria um pagamento de contas no débito?

    Abs,

    Bruno

    • Guilherme 11/01/2016 at 18:43 #

      Olá Bruno!

      Na verdade, o post se refere às compras nos cartões de débito.

      Você pode continuar pagando normalmente as compras no cartão de crédito, inclusive as contas, que continuará pontuando.

      Mas o pagamento de contas utilizando a função débito não pontuará mais.

      Abraços!

  3. Eduardo Cavalcanti 14/06/2016 at 18:26 #

    Realmente, acabou com o nosso barato. 🙁

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×