As avaliações de hotéis no TripAdvisor são confiáveis?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

É inegável: nas minhas pesquisas para escolher um hotel, um site obrigatório é o TripAdvisor, que, dentre outras funcionalidades, contém milhões de reviews de hotéis de todo o planeta.

TripAdvisor

Mas a grande pergunta que fica é: tais avaliações são confiáveis?

Isso ocorre porque, volta e meia, surge alguma notícia de falsos reviews, feitos, por exemplo, por empregados de uma determinada rede de hotéis fazendo mil e um elogios, ou por pessoas que apenas queiram prejudicar uma propriedade; em ambos os casos, sem nunca terem se hospedado lá.

De um modo geral, eu considero as avaliações de hotéis do TripAdvisor apenas como um referencial, como um parâmetro, dentre tantos que existem na Internet.

Especificamente em relação ao TripAdvisor, eu procuro dar mais atenção a aqueles reviews negativos que tenham resposta da gerência do hotel, que têm mais probabilidade de serem verdadeiros; e também em relação aos reviews com fotos, pelo mesmo motivo de aparentarem ter mais probabilidade de serem verdadeiros. Em ambos os casos, conta muito também a riqueza de detalhes na opinião, seja ela positiva, seja ela negativa.

Mas eu não fico somente no TripAdvisor. Eu também checo a nota do hotel no site do Booking.com, para verificar se existe semelhanças na avaliação, para daí tirar uma média.

Além disso, sempre busco no Google verificar a opinião dada em trip reports feitas por blogs, mas, nesse caso, eu tomo muito mais cuidado, principalmente em relação aos blogs/fóruns brasileiros, já que muitos desses posts são patrocinados, ou seja, o hotel paga a hospedagem do blogueiro/forista, e assim, a isenção e a imparcialidade caem por terra (nunca vi um post patrocinado de review de hotel, feito por brasileiro, criticando o patrocinador. Repito: nunca). Além disso, a quase totalidade desses reviews não informam o preço da hospedagem, que é justamente um dos itens cruciais na escolha de um hotel.

Outra ótima fonte de consulta é a comunidade de viajantes do Flyertalk, que tende a dar uma opinião bem mais embasada, já que o nível de credibilidade é bem maior, por ser feito por pessoas sem interesses comerciais por trás.

Conclusão

Realmente, não dá para confiar apenas numa só fonte na hora de escolher um hotel. De modo geral, eu tendo a dar crédito às avaliações de hotéis no TripAdvisor, consideradas as avaliações em seu conjunto (e não de forma isolada), que acabam refletindo na posição do hotel no respectivo ranking da cidade.

Mas eu tomo tais avaliações apenas como mais um parâmetro, que é sopesado com muitas outras fontes de informação, na hora de decidir em qual hotel ficar.

E você? Quais critérios utiliza na hora de escolher um hotel?

Tagged as:

2 Comments

  1. Albino 22/12/2015 at 18:24 #

    Acho que toda opinião de cliente é relativa. Eu sempre olho as avaliações no Tripadvisor, mas meio que dou uma filtrada nos comentários.

    Principalmente os comentários negativos se forem isolados, pois sem que algumas pessoas ficam descontentes com fatos individuais e descarregam os comentários pejorativos generalizando o hotel hotel todo.

    Também faço minhas avaliações e procuro ser o mais suscito possível, afinal, pra mim o hotel tem que ser limpo e me conceder uma boa noite de sono. Pra mim, ter piscina, academia, restaurantes chics, etc, não vale nada.

    • Guilherme 07/01/2016 at 10:18 #

      Oi Albino, ótimo comentário!

      Saber filtrar é o mais importante, sem dúvida!

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×