Smiles permite emissão online de conexões domésticas para voos internacionais com empresas aéreas parceiras

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Boa notícia para quem usa o Smiles para emissão de trechos internacionais: agora, é possível a emissão online de conexões domésticas. Confiram um exemplo:

Smiles

A inclusão de conexões domésticas no mesmo código localizador do trecho internacional é muito importante sobretudo para quem gosta de levar/trazer muitas malas, pois garante a franquia internacional de bagagem nos trechos domésticos (para mim, particularmente, não é tão importante, já que prefiro ser um viajante do tipo “travel light”, de modo que os 23 kg do trecho doméstico muitas vezes “dão e sobram” para despachar a bagagem em voos internacionais de longa duração).

Além disso, é possível emitir também via Internet prêmios em cabines mistas, por exemplo, um trecho internacional em classe executiva, e outro trecho internacional em primeira classe.

Até então, somente era possível realizar tais emissões via call center, e depender da boa vontade dos atendentes – isso sem contar, claro, o gasto de tempo em realizar tal tipo de procedimento.

Conclusão

Ótima novidade do Smiles. É uma pena, contudo, que o Smiles seja tão inconstante com os valores de resgates nas cias. aéreas parceiras, às vezes cobrando valores absurdos; fora o fato de restringir a disponibilidade em muitas datas.

Ele tinha tudo para ser um programa de fidelidade que fizesse concorrência real com os melhores programas de milhagens estrangeiros (Singapore Krisflyer, AAdvantage, Executive Club, Victoria TAP etc.), já que tem ótimas empresas aéreas parceiras, mas infelizmente acabou virando um programa comercializador de milhas aéreas.

Tagged as:

2 Comments

  1. FairiesWearBoots 17/10/2015 at 13:58 #

    Guilherme,
    Você tem alguma notícia sobre indisponibilidade dos prêmios da AZ no Smiles?
    Alguém conseguiu encontrar recentemente voos diretos GIG/FCO/GIG para ago/set/2016 da AZ no Smiles?
    Meu interesse específico não é nem ago/set, nem FCO (mas sim AZ, executiva), porém não tenho encontrado nada.
    Será que saiu alguma notícia a respeito da descontinuidade da rota e eu não vi?
    Mesma coisa com a QR (GRU/DOH) para abr/mai/2016… durante minhas pesquisas (em jul/ago/2015), sumia tudo e aparecia apenas econômica… até que tive que emitir com econômica mesmo. Só que da QR, cheguei a ver noticiado que um suposto problema sistêmico tinha sumido com a disponibilidade deles nos parceiros. Não sei se o problema foi corrigido satisfatoriamente, porque tenho procurado (é verdade, não tanto como antes) e não tenho visto praticamente nada. Bem, nesse ponto aqui, eu parei e fui procurar novamente. Nada para as datas já emitidas de abr/2016 (ok, o tempo passou e é provável que outras pessoas tenham emitido). Todavia pesquisei GRU/DOH de 31/ago até 9/set: nada. Fui voltando e encontrei executiva em 30/ago, apenas. Para DOH/GRU, acabei cravando de primeira: encontrei executiva em 8/set. Mas ampliei a busca e realmente essa é a única disponibilidade entre 31/ago e 10/set, tanto em econômica, quanto em executiva.
    Ou seja, resumindo isso tudo: estou achando que a disponibilidade está baixíssima em AZ e continua muito baixa em QR. Novidade no Smiles? Sabemos que não! Mas a responsabilidade seria só dele? Para mim, essa última seria a principal pergunta…

    • Guilherme 17/10/2015 at 15:56 #

      Olá FWB,

      De fato, algumas cias. aéreas não disponibilizam assentos prêmio para cias. parceiras fazerem a emissão, mas isso tem ocorrido de modo apenas temporário. Vide o caso da Emirates para quem quer utilizar milhas do Alaska; Etihad, para milhas AAdvantage etc. São situações que normalmente tendem a ocorrer de modo apenas temporário, devido aos famigerados erros sistêmicos.

      Sabemos que algumas cias. restringem o acesso de alguns assentos a membros de seu próprio programa de fidelidade, como é o caso da Primeira Classe na Air France, somente para membros Flying Blue; e Suites da Singapore somente para membros do Krisflyer.

      No caso do Smiles, a história nos tem dito que é o Smiles quem bloqueia a venda dos assentos com milhas para seus próprios clientes. Ou seja, acredito que haja disponibilidade de assentos na QR ou AZ, mas o Smiles não permite a venda, seja lá por qual motivo for (acredito que elas devam ter uma “quota” de assentos que vendem aos clientes resgatarem por milhas, mas isso é mera especulação).

      Bom, pra finalizar, fiz uma pesquisa GRU-DOH no site do Executive Club, nas datas em que você mencionou, e achei disponibilidade no dia 6/9, na rota GRU-MAD-DOH, em Executiva, voando a primeira perna com a Iberia, e a segunda com a Qatar (120k + $ 60), sendo que ambas são parceiras do Smiles, e acho que poderia muito bem ser disponibilizada pelo Smiles também.

      Se eu souber de alguma novidade a respeito, publico aqui no blog.

      Abraços

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×