Vai viajar para os Estados Unidos pela primeira vez? Espere um atendimento seco e indiferente dos comissários de bordo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Uma das coisas mais interessantes que ocorre quando se vai viajar para um outro país, especialmente um país com características culturais bem diferentes das do Brasil, é o denominado “choque cultural”. Estamos tão habituados com determinadas qualidades (ou vícios) dos nossos comportamentos, que achamos “estranho” quando nos deparamos com pessoas de culturas diferentes.

É o caso de quem viaja pela primeira vez para os Estados Unidos. Em geral, o choque cultural ocorre já dentro do avião, se esse for de uma cia. aérea norte-americana, como United, Delta ou AA, pois os comissários de bordo norte-americanos prestam, em geral, um atendimento seco e indiferente.

Aliás, essa é uma reclamação generalizada, até mesmo – ou principalmente – dos próprios blogueiros de viagens norte-americanos, que preferem, de modo disparado, o atendimento simpático e cordial, por exemplo, das cias. aéreas asiáticas e das do Oriente Médio.

Conclusão

Portanto, se você for viajar para os Estados Unidos pela primeira vez, vá com expectativas baixíssimas em relação ao atendimento a bordo. É quase certo que ele será indiferente, seco, podendo ser até ríspido, ainda que você viaje numa cabine executiva ou de primeira classe. #FicaADica

Tagged as:

6 Comments

  1. Cristiano 15/10/2015 at 22:15 #

    O que eu sempre achei um absurdo la é não haver nenhuma prioridade no embarque para criança de colo., idosos, gestantes, etc. O que manda la eh o $$$$ e o seus priority passes.

    • Guilherme 17/10/2015 at 22:35 #

      Pois é, Cristiano!

  2. Daniel 16/10/2015 at 05:00 #

    Ouso discordar do post.

    Já viajei em Business e AnimalClass de AA e TAM para os EUA e, inegavelmente, o descaso e a falta de atenção que tive na cia chilena (deixou de ser brasileira há tempos) foi muito maior.

    De fato, houve um voo em Business (GRU-JFK no novo 777-300) que o atendimento do meu lado foi seco e do lado da minha esposa foi impecável. Todavia, na TAM tivemos experiências traumáticas, tal como pagar por um serviço diferenciado e sequer ter comida suficiente para todos da executiva, isto para não dizer do sistema de entretenimento sem funcionar.

    Já quando viajei de AnimalClass na AA (GRU-DFW), fui muito bem atendido.

    Ou seja, não acredito que seja uma regra o atendimento “seco” em cias americanas. Para mim,
    Seco foi o da TAM… em verdade, Péssimo.

    Não acredito que haja tal regra. Por exemplo, há 15 dias voei de Business na Iberia e foi um lixo. Há 3 meses, foi excelente. Depende, pois, do dia e da tripulação, salvo, talvez, as cias do oriente médio.

    Por fim, aplaudo as cias estrangeiras quanto às prioridades: quem é fiel (fidelidade) ou pagou por tal benefício tem direito a tal. Pior é no Brasil, onde todos querem entrar onde não tem direito (um país onde todos querem ter direitos mas ninguém deseja ter deveres).

    • Guilherme 17/10/2015 at 22:37 #

      Olá Daniel, ouso concordar com sua discordância…..rs

      O atendimento na TAM de fato é péssimo. Tanto é que é a minha primeira opção a ser excluída quando penso em viajar para o exterior……rs

      Sobre a variação no atendimento, pode realmente ter sido que eu tenha pegado justamente os dias “ruins” viajando com cias. americanas……rs…..

      Abraços!

  3. Marcela 16/10/2015 at 15:43 #

    Olha, eu também não concordo muito com isso não, pelo menos não foi o que vivi nas minhas experiencias… Já voei várias vezes de United e AA e nunca peguei comissário grosso ou mal educado… Nem em voos daqui pra lá e nem em voos internos lá. Inclusive no mês passado qdo fiz GRU-DFW os comissários foram os mais simpáticos que já vi, muito prestativos e conversando e fazendo brincadeiras com os passageiros… Acima da média até!

    Acho que isso varia, ou tá mudando, de repente… eu já ouvi muito essa história por aí, mas felizmente nunca passei por nada do tipo!

    • Guilherme 17/10/2015 at 22:38 #

      Olá Marcela, então, acredito realmente que este tipo de comportamento esteja mudando… se for assim, que bom pra gente! Afinal, nada pior do que ser maltratado em voo.

      Abraços!!!

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×