A fatura do meu cartão de crédito chegou cobrando a anuidade. Se eu cancelá-lo, terei que pagar a anuidade mesmo assim?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A resposta é não.

Isso porque a anuidade é cobrada “para frente”, ou seja, para os próximos 12 meses de utilização, e não “para trás”, pela utilização dos últimos 12 meses.

Quando você contrata um novo cartão de crédito, normalmente a primeira fatura já vem com a primeira parcela da anuidade.

Logo, no ano seguinte, ou seja, no 13º mês de vigência, a anuidade cobrada na fatura se referirá aos 12 meses subsequentes. Cabe a você decidir se quer ou não continuar com o cartão. Se quiser, terá que negociar a anuidade, ou então, se não quiser, basta simplesmente cancelar o cartão, que o estorno virá no mês seguinte.

Foi o que aconteceu comigo recentemente, com um cartão Bradesco que cancelei.

Estorno Bradesco

Vejam na imagem acima que a primeira parcela da anuidade foi estornada (são seis parcelas, salvo engano).

Se houverem compras parceladas a serem pagas, pode cancelar normalmente o cartão e pagar as parcelas que faltarem normalmente – grato ao leitor Paulo pela correção!

No meu caso, fazia vários meses que eu não usava mais o cartão Visa, em resposta às péssimas atitudes do banco, principalmente pela diminuição do fator de conversão dos pontos.

Com o cancelamento, me livrei de ter que gastar R$ 789,96 à toa.

Conclusão

Não pague por aquilo que não compensa. Embora eu tenha ações do Bradesco em minha carteira de investimentos, prefiro que os lucros do banco sejam provenientes de outras fontes, e não de meu próprio bolso.

Tagged as:
  • Paulo

    Errado. Se você cancelar o cartão e tiver parcelas a pagar, as faturas virão cobrando estas parcelas mesmo com o cartão cancelado. Você não é obrigado a manter o cartão só porque possui parcelas a serem pagas. Pode cancelar e continuar pagando mensalmente o que falta 😉

    • Guilherme

      Obrigado, fiz a correção no texto, com os devidos créditos. 🙂

      Abç!

    • Carla

      Tem certeza? Tenho um cartão do submarino e tanto os juros quanto a anuidade são caríssimos, pretendo cancelar mas tenho uma compra com parcelamento de 12 meses e paguei apenas 2. No site eles informam que preciso pagar primeiro e depois cancelar.

      • Guilherme

        Tenho certeza.

    • Carlos

      Paulo,

      As faturas pagas após o cancelamento do cartão acumulam pontos/milhas?
      Se eu quitar todo o saldo parcelado antes de cancelar, vou ganhar pontos/milhas por isso?

    • Sandra Maria Sivero Lopes Lean

      Paulo, Boa Noite, vc saberia me informar? Não tenho nada a pagar no meu cartão submarino e veio a anuidade. Liguei antes de vencer e cancelei o cartão. A atendente disse que eu teria que pagar a primeira parcela da anuidade, mas como cancelei, resolvi não pagar. Recebi hoje uma fatura me cobrando a parcela e mais o juros. Tenho que pagar?

  • Tuani

    Sou obrigada a pagar a anuidade proporcional as compras parceladas? Fui cancelar meu cartão, porém tenho uma compra em 5x, a atendente informou que irá cancelar, porém tenho que pagar 5x a anuidade. Está correto?

    • Guilherme

      Tuani, está errada a postura do cartão. Você não precisa pagar a anuidade parcelada, somente as compras parceladas pendentes.

  • BERNARDO

    ONO MEU CASO A CAIXA ME OFERECEU UIM CARTAO DE CREDITO SEM ANUDAIDE EM 2014. ESSE ANO VEIO COBRANDO, PEDI PARA CANCELAR E ME INFORMARAM QUE TERIA QUE PAGAR ANUIDADE PROPORCIONAL E A PRIMEIRA PARCELA NAO SERIA ESTORNADA, SENDO QUE NEM ME COMUNICARAM QUE IRIAM COBRAR E NEM SE EU QUERIA MANTER O CARTAO SOB ESSAS CONDIÇÕES.

  • Fagner

    Tenho um cartão de crédito da caixa, no ano passado além de cobrar a anuidade do titular cobraram a anuidade de um cartão adicional no nome da minha mãe, mas eu não solicitei esse cartão e nem ao menos recebi, acabei pagando ambas anuidades, quando liguei para a central de atendimento me informaram que não poderia estornar o valor pago pela anuidade do cartão inexistente. Agora fazem alguns meses que não uso o cartão e nesse mês de outubro voltaram a mim cobrar a anuidade, e novamente cobrando uma segunda anuidade do cartão adicional que não solicitei. O que devo fazer?

    • Guilherme

      Solicite o cancelamento do cartão adicional.

  • Vinicius

    Minha anuidade foi dividida em 4 vezes e paguei 2 antes de cancelar o cartão Smiles da Bradesco. Agora me dizem que não podem fazer o estorno do valor pago a mais (paguei metade da anuidade e usei apenas 2 meses). Entrei em contato e estou esperando uma resposta, caso venha cobrando irei pagar e entrar com uma reclamação no banco central

    http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO

    Todos deveriam fazer a reclamação nesse site, pelo visto realmente funciona

  • Paula

    Recebi boleto cobrando duas anuidades, porém já não havia compras parceladas para pagar, o boleto se referia somente as duas anuidades.

    Cancelei o cartão em seguida. Ao cancelar o cartão, a atendente disse que tenho que pagar esse boleto.
    Isso procede?

  • Jeferson

    A minha situação é diferente tenho um cartão submarino e estão cobrando a anuidade em 5 parcelas. Já paguei 3 aí entrei em contato e fiz negociação da anuidade, aí reduziro a metade e estornaro todo valor pago pelas 3 paga, e volto do zero a cobrança, será que se eu cancela agora eu saio sem pagar anuidade ou vou ser obrigado a pagar porque foi negociacao. Obrigado.

  • Reginaldo

    Pessoal, a 1 parcela da anuidade de 166 reais venho este mês. Tenho que pagar ou já posso desconsiderar esse valor e pagar só as demais contas? A atendente me disse que sou obrigado pagar esse valor e que a próxima automaticamente não vira cobrando. E isso mesmo?
    Valeu.

  • Patrícia

    Boa noite..gostaria de saber se eu desbloquear um cartão da caixa economica federal se eu preciso pagar a taxa sendo que não usei o cartão.. Apenas desbloquiei

  • marcia marlene albino

    Eu paguei vários anos sem nem utilizar o cartão de crédito itau Marisa a taxa depois de tanto reclamar parei de pagar agora fiz uma compra mas como não lembrava a senha me passaram uma nova senha do mesmo cartão falaram que não iriam cobrar nada só mudaram a senha é estão cobrando 7.50 em doze meses não quero começar a pagar a unidade de novo só quero pagar o que devo sendo a compra

  • Thúlio

    Cancelei o meu cartão Submarino por conta da anuidade abusiva. Mas eu queria saber se eu sou obrigado a pagar a anuidade, já que na fatura só veio a anuidade para pagar ? E se eu pagar anuidade, como eles irão me estornar os créditos, já que cancelei o cartão ? Quem puder ajudar, ficarei grato.

  • Marcos

    cara optei por pedir um cartão no Santander mas estou pensando em cancelar e possivel?

  • rebersom

    meu cartáo de credito eu nunca usei, veio cobrando uma taxa de anuidade, sou obrigada a paga essa taxa? ser eu não paga oque acontecer?

  • Rita

    Oi, parcelei o total da fatura, em 19x eu sei que os juros sao altos e tudo mais, mas foi a única solução que encontrei, porem fiquei sem saldo para novas compras, e estao me cobrando anuidade desse periodo todo,esse mes me cobraram até tarifa emerg. De crédito e faz 18 meses q nao tenho saldo e não faço compras com esse cartão, isso está certo?

  • Daniela de Oliveira Goncalves

    Fiz um seguro do meu carro por uma empresa,que me falou que receberia o cartão de crédito da Porto Seguros,esse cartão nunca chegou pra mim e já faz dois anos,só que agora estão me cobrando a anuidade do cartão,mas eu nem tenho contrato do cartão e não sabia nada até o momento já que pedi que cancelassem esse cartão ,já que não tinha mais o seguro do carro.
    sou obrigada a pagar por essa anuidade sem ao menos ter o cartão em mãos ?

  • maria linalva

    Cancelei meu cartao de credito parcele a divida e paguei as parcelas o banco disse que eu nao devia mas nada agora o banco ta me cobrando anuidade diferenciada o que eu faco posso entrar com processo contra o banco

  • Jair

    Meu cartão de credito foi bloqueado, mesmo assim continuo a pagar a anuidade?

  • kamila

    Bom dia.
    Eu tenho um cartão de credito da caixa econômica e eu cancelei ele já faz uns meses, eu tenho um parcelamento nele, ai hoje veio a unidade do cartão sendo que eu tinha cancelado, eu liguei la eles falaram que meu cartão não estava cancelado e que eu tinha que pagar a unidade do cartão, sendo que eu não uso mais, e quando cancela o cartão eles dizem que não pode dar o protocolo nem mandar por e-mail nem sms dizendo que esta cancelado, eu posso processar eles por isso? Eu sou obrigada a pagar a unidade do cartão sendo que eu não estou usando mais?

  • xanda

    Bom dia, recebi um cartão lojas americanas, nunca usei e nem.desbloqueie e veio a primeira parcela anuidade, de imediato cancelei cartão, eu pagando essa primeira anuidade terei ressarcimento do valor pago? Grata

  • Milena

    Olá bom dia, fiz um cartão submarino , primeiro me senti lesada porque eles prometiam um limite maior de compras no site , sendo que só parcelado , a vista não daí perdia o desconto e por isso quis concelar , apesar de desbloqueado , sem nunca ter sido usado , daí depois recebi uma contraprestação isso é certo?

  • Guiih

    gente me ajudem pfv…
    fiz um cartão de credito das lojas americanas, mas a moça não me falou que tinha anuidade. fiz uma compra e dividi em 10x ate tudo bem.
    só que veio também 12x de 10,99 que se refere anuidade do cartão.
    minha duvida é. POSSO CANCELAR O CARTÃO E PAGAR MINHA DIVIDA QUE SÃO AS 10 PARCELAS, SEM TER QUE PAGAR ANUIDADE ?

  • Camila

    Olá. Cancelei meu cartão de crédito dia 10/03/17 e no dia 09/04/17 recebi uma fatura de cobrança de anuidade. Mesmo com a conta cancelada devo pagar essa fatura??

  • Felipe

    Eu tenho algumas dúvidas: cancelei meu cartão dois dias antes do pagamento da primeira parcela da anuidade (01/03 anuidade). no dia do vencimento, paguei o valor total, que incluía essa primeira parcela de anuidade. posso pedir ressarcimento dela?

  • Romario

    Fiz uma compra no valor de 1000 reais com o cartão de crédito parcelei em 10x mais em todas as parcelas estão cobrando 11 reais de anuidade , eu teria que pagar 100 agora tô pagando 111 isso tá certo ?? Alguém pode me ajuda

  • Sandra Maria Sivero Lopes Lean

    Por favor, saberiam me dizer: Não tenho nada a pagar no meu cartão submarino e veio a anuidade. Liguei antes de vencer e cancelei o cartão. A atendente disse que eu teria que pagar a primeira parcela da anuidade, mas como cancelei, resolvi não pagar. Recebi hoje uma fatura me cobrando a parcela e mais o juros. Tenho que pagar?

  • Marcos Túlio de Andrade

    Boa tarde, paguei todos os débitos do meu cartao de credito ai chegou 2 parcelas de anuidade. Liguei la e cancelei o cartão que é da bradescard, só que a atendente me falou que tenho que pagar a anuidade mesmo assim se não meu nome vai para o SPC , achei muito estranho e injusto pois ja nao devo nada. Isso procede ?

  • leonardo jose

    Eu fiz um cartão Carrefour ele nunca chegou em minha mão mais a fatura chegava todo mês e eu pagava o que vinha nela. cancelei e este mês chegou outra fatura com um total alto o que devo fazer?

  • joana

    Tenho um cartão das lojas Marisa, porem tem mais de dois anos que não utilizei para comprar mais nada, mesmo assim está vindo fatura de anuidade, sou obrigada há pagar?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×