Cartão de débito Santander continua excelente para saques de moeda estrangeira no exterior

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Dica do leitor Diego: o cartão de débito Santander continua sendo uma excelente alternativa para saques de moeda estrangeira em ATMs no exterior, conforme eu já tinha publicado há 4 anos no Valores Reais.

Santander

Diz ele: “o sistema continua funcionando às mil maravilhas: cotação comercial (intraday, do exato minuto do saque), e facilidade de sacar em qualquer ATM”.

Conclusão

Bom saber que a cotação do saque continua sendo a do dólar comercial. Embora agora haja a incidência do IOF de 6,38%, os saques no cartão de débito no exterior podem ser uma medida de grande economia, ainda mais considerando a possibilidade de fazer o câmbio pelo dólar comercial.

Grato ao leitor Diego pelo envio da dica!

Tagged as: ,

8 Comments

  1. Renato C 31/01/2015 at 16:39 #

    Exato, Guilherme!

    Assim, em ordem, temos como as melhores opções:
    1) compra de moeda em espécie no Brasil (consultar ranking do Banco Central para uma boa cotação, a Caixa costuma vender num preço bom)
    2) saque pelo Santander no exterior e/ou uso na função crédito do cartão de crédito da Caixa ou BanriSul (cujas cotações se aproximam muito da oficial)

    Abraços, Renato C

    • Guilherme 31/01/2015 at 17:18 #

      Excelente resumo, Renato!

      Abç!

    • Luciano 27/06/2015 at 20:26 #

      Gostaria de saber se mesmo escolhendo a opção débito o valor do saque vem constando como uma despesa de crédito. Acabei de fazer um saqui aqui em Paris, escolhendo a opcao débito e recebi um torpedo informando que determinado valor tinha sido autorizado no meu cartao de credito, e nao um saque. O valor na minha conta permaneceu intacto. Escolhi debito e ele fez credito? Caso tenha sido credito mesmo alguem sabe a diferenca ? Terei que pagar juros ? Mas como ele fez por credito eu escolhendo Debito (Maquina do HSBC).

      • Guilherme 28/06/2015 at 11:24 #

        Olá Luciano, estranho mesmo.

        Se isso se confirmar, o cartão provavelmente lançará a conta no crédito, mas não cobrará juros.

        Caso haja cobrança de encargos, faça uma reclamação no banco, junto ao seu gerente de conta-corrente.

        Abç

  2. Bruno 01/02/2015 at 19:07 #

    Guilherme,
    Qual a taxa por saque que o Santander cobra ?
    Testei o cartao de débito do Citi e eles nao cobraram nada.

    • Guilherme 01/02/2015 at 21:06 #

      Bruno, salvo engano, R$ 14 por saque.

      Clientes Van Gogh tem direito a 2 saques mensais no exterior sem cobrança dessa tarifa. A partir da terceira, é cobrado esse valor.

  3. Fabio 25/02/2015 at 11:15 #

    Pessoal, lembro que na ultima viagem em que tentei sacar dinheiro nos ATMs (2012), havia limitação de quantia a ser sacado. Senao me falha a memoria, se limitava a U$200 por saque. Entao se eu precisasse de U$500, deveria efetuar tres saques.. Tentei em lugares diferentes, mas sempre encontrar essa situação.. Vocês sabem se isso se mantem ou se ha alternativa para isso? Eu estava em Orlando

    • Guilherme 01/03/2015 at 23:06 #

      Olá Fábio, creio que a limitação varie conforme o ATM.

      Abç

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×