Azul reformula seu programa de fidelidade Tudo Azul com 4 categorias

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Tudo Azul mudou em 2015, com novos benefícios e novas categorias. Confira abaixo as características de cada uma das 4 categorias:

Tudo Azul: nível de entrada

1. Tudo Azul

Tudo Azul Topázio: categoria intermediária de nível mais baixo

2. Tudo Azul Topázio

Tudo Azul Safira: categoria intermediária de nível mais alto. Certamente corresponderá ao nível Silver da Star Alliance, assim que a Azul ingressar nessa aliança aérea.

3. Tudo Azul Safira

Tudo Azul Diamante: categoria elite. Certamente corresponderá ao nível Gold da *A.

4. Tudo Azul Diamante

Conclusão

Uma coisa interessante é que o Tudo Azul copiou o Smiles, no que diz respeito à possibilidade de pontos oriundos de cartões de crédito valerem para mudança de status, o que é algo sui generis em nível mundial, e é um ponto positivo. Resta saber se esse programa de fato honrará todos os benefícios descritos em cada nível de associação, ou se será coisa apenas para “inglês ver”.

Explico: mesmo sendo Emerald na OneWorld, em 99% dos voos realizados com a TAM, não tive a prioridade na entrega da bagagem respeitada por essa empresa aérea brasileira. Vou contar aqui: tive uma situação insólita, em que, mesmo voando na classe Executiva da TAM, e mesmo sendo Fidelidade Vermelho, num voo direto Santiago-Guarulhos, a minha bagagem despachada foi a última a ser entregue na esteira! #VergonhaTAM

Em outra situação, num voo nacional ,não tive o checkin prioritário sendo respeitado, mesmo estando posicionado na fila do check-in prioritário. A funcionária da TAM violou uma regra da própria empresa aérea.

Pior: em outro voo, tive o embarque prioritário questionado pelo funcionário da TAM, mesmo mostrando o cartão Star Gold da Turkish (na época em que a TAM integrava a Star), o cartão TAM Itaucard Platinum e o cartão (in)Fidelidade Vermelho (é mole!? Não tem coisa pior do que ter que lidar com funcionários despreparados, coisa que, infelizmente, é corriqueiro na TAM).

Em suma: na TAM, os benefícios elite para quem é Emerald valem, na hora do vamos ver, ou seja, na prática, a mesma coisa que nada, o que é lamentável, mas o que é, ao mesmo tempo, compreensível, vindo de uma empresa que vive violando os direitos dos clientes.

No Smiles, os casos de violação aos direitos dos passageiros com status Diamante foram menos frequentes, mas mesmo assim tive problemas com a prioridade na entrega de bagagem despachada em alguns voos.

Espero que no Tudo Azul os benefícios elite não fiquem apenas no papel, pois eu já me cansei da maioria dos programas de milhagens nacionais, dando preferência aos programas das empresas aéreas estrangeiras, onde eu consigo, de fato, ver respeitados todos os direitos de um passageiro com status elite, como é o caso da American Airlines e seu excelente AAdvantage.

Tagged as: ,

One Comment

  1. Conrado 05/01/2015 at 16:48 #

    Olá, Guilherme!

    Oi, meu nome é Conrado e sou um dos sócios da MaxMilhas (www.maxmilhas.com.br). O motivo do meu contato é que a MaxMilhas fechou um acordo com a Universidade de Havard e eles irão realizar um estudo sobre milhas aéreas. Assim, estou procurando especialistas no assunto que tem interesse em ajudar na pesquisa.

    Você teria interesse? Há um número de telefone que podemos entrar em contato?

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×