Por que os cartões de crédito Citibank são os únicos que transferem milhas para o AAdvantage?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Essa pergunta já deve ter rondado a mente de muitos leitores, uma vez que, mesmo nos Estados Unidos, o berço dos programas de fidelidade, o AAdvantage só tem parceria com os cartões Citibank. Nem o American Express de lá e nem o Chase Ultimate Rewards (considerado um dos melhores programas de recompensas de cartão de crédito na terra do Tio Sam) transferem seus pontos para o AAdvantage.

American Airlines

A resposta a essa indagação é bastante elementar: ao que tudo indica, existe um contrato de exclusividade assinado entre o Banco Citibank e a empresa aérea American Airlines, em nível mundial, que assegura exclusividade ao referido banco para as transferências de pontos de cartões de crédito para o AAdvantage.

Por essa exclusividade, certamente o Citibank deve desembolsar uma fortuna na casa dos milhões de dólares anualmente para a American Airlines, haja vista que mais clientes utilizando os cartões do Citibank significam, evidentemente, mais dinheiro entrando na conta dessa instituição bancária.

No Brasil, o Diners também é administrado pelo Citibank, e permite a transferência de pontos para o AAdvantage, mas existe um deságio na conversão, de modo que, para serem transferidas 10.000 milhas ao AAdvantage, você precisa acumular 15.000 pontos nos cartões Diners.

Desse modo, as melhores opções para transferência de pontos para o AAdvantage são mesmo os cartões Citibank: o Platinum dá 1,3 milha para cada dólar, e o Black dá 1,5 milha para cada dólar.

Conclusão

Se você pretende utilizar seu cartão de crédito para acumular milhas no AAdvantage, a única opção é por meio da aquisição de um cartão do banco Citibank.

5 Comments

  1. Carlos 27/11/2014 at 16:29 #

    Eu já li que na época da falência da AA, o Citi comprou um lote gigantesco de milhas, o que ajudou na recuperação da empresa. É possível que esta compra também tenha envolvido esta exclusividade.
    O pior é que, além desta taxa fuleca de milhas, não há qualquer benefício extra, como bagagem extra grátis ou acesso a sala Admirals. Nem vou sonhar no bônus de 100k que de vez em quando aparece nos EUA com a solicitação do cartão e algum gasto mínimo.

    • Guilherme 30/11/2014 at 14:29 #

      Olá, Carlos, faz sentido essa teoria da “ajuda” do Citi à AA.

      Realmente, os cartões Citi AA, especialmente o Black, precisam melhorar em vários pontos, bem lembrados por você:

      – Acesso aos Admirals Lounges (o Citi AA norte-americano dá);
      – Bônus de adesão mais encorpado (até o ano passado ofereciam 20k milhas de bonificação, não sei como está hoje), bem distante ainda dos sign-up bonuses norte-americanos, que chegam a dar 100k, como você bem lembrou;
      – Bagagem extra grátis;
      – Prioridade de checkin e de embarque.

      A anuidade também poderia ser passível de negociação.

      Como um dos raros pontos positivos, cito o atendimento pela central, pois, na minha experiência pessoal, todos os problemas em que eu tive que acionar a central, nas questões relativas ao crédito de milhas extras, foram solucionados. Pelo menos me parece que o pessoal encarregado de atendimento ao cliente é mais qualificado do que o call center de outros bancos, como, p.ex., o Itaú.

      Abç

  2. Manoel 13/08/2015 at 12:51 #

    Apesar da suposta “baixa” taxa de conversão de dólares em milhas, temos que levar em conta que com 20.000 milhas AAdvantage é possível emitir passsagens para QUALQUER destino na america do norte, inclusive Havaí e Canadá, durante todos os meses de baixa temporada.

    Então é como se cada milha da AA valesse bem mais que os pontos das outra companhias aéreas.

  3. kamila 05/01/2016 at 23:21 #

    ola!

    Gostaria por favor que alguém me explicasse como faço pra usar os meus pontos do cartão de credito Citibank AAdvantage para comprar passagens? ja efetuei um cadastro no site da AA.

  4. Neuza turella 21/11/2016 at 17:23 #

    Gostaria de saber pq eu paguei em Outubro R$1834,57 e recebi 530 milhas. Em Setembro paguei R$886,17 e recebi 256. Qual o critério usado para a conversão das milhas? Neste ano houve mudanças no uso da AA as milhas para USA passaram de 40mil para 60 mil o upgrade muito difícil de conseguir, qual a vantagem de ter o cartão Citi com AAdvantage? Gostaria de ter uma resposta

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×