Curiosidade do dia: Airbus Beluga, o avião “golfinho”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Reparem na foto abaixo:

Beluga Airbus

Parece um fake, não é mesmo?

Mas não é. 😆

Trata-se do Airbus Beluga, um avião cargueiro destinado ao transporte de grandes volumes de carga. De acordo com a Wikipedia:

“O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro, desenvolvido com base no Airbus A300, capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões. Entretanto, devemos mencionar que, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em peso.

A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos “Beluga” (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na AlemanhaFrançaReino Unido e Espanha. O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.

Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo “clamshell” na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.”

Abaixo, um vídeo com ele em ação:

 

Cara, esse bicho parece um golfinho…..rsrs

Créditos da imagem: Wikipedia

3 Comments

  1. Investidor 22/08/2014 at 14:01 #

    Off topic
    “https://www.kmdevantagens.com.br/Nmultiplus.asp?Parceiro=MULTIPLUS+-+NOVOS+PRODUTOS&Etapa=1”

    • Guilherme 30/08/2014 at 09:32 #

      Grato pela notícia, Investidor, ela será objeto de post em breve.

      Abç

Trackbacks/Pingbacks

  1. KM de Vantagens oferece bônus nas transferências para o Multiplus Fidelidade | Meu Milhão de Milhas - 30/08/2014

    […] Agradeço ao leitor Investidor pelo envio da dica! […]

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×