Quer ganhar pontos no programa da rede hoteleira? Então faça a reserva diretamente com eles!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Essa dica eu aprendi no “modo hard”.

Hotel

Há alguns anos, eu fui para Miami e fiz a reserva do hotel por meio de uma agência de viagens.

O hotel em questão é o Holiday Inn, que faz parte de uma rede hoteleira que tem um programa de fidelidade que, na época, chamava “Priority Club” (hoje IHG Rewards).

Quando me apresentei ao hotel para fazer o check-in, levei meu cartão fidelidade do Priority Club, para ganhar os pontos relativos à estadia, mas qual não foi a surpresa ao ver que a atendente recusou o meu cartão, sob a alegação de que, como a reserva havia sido feita por intermédio de uma agência de viagens, e não diretamente com a rede hoteleira IHG, eu não teria direito aos pontos.

Então, pessoal, fica aí a dica: se você quiser ganhar pontos no programa de fidelidade da rede hoteleira – Le Club, Hilton Honors, IHG Rewards – sempre faça a reserva diretamente com a rede hoteleira, e nunca por intermédio de agência de viagens ou sites consolidadores, como Booking.com, Kayak, Mala Pronta, Decolar, Hotéis.com etc.

Exemplificando: se você pretende ir para a França e quer ganhar pontos ao se hospedar num hotel Mercure, da rede Accor, que tem o programa de recompensas Le Club, faça a reserva diretamente no site da Accor. Ainda que você tenha encontrado um preço mais barato no Booking.com ou no Decolar, por exemplo, se você o fizer (por meio de sites consolidadores), você não ganhará os pontos respectivos do programa de fidelidade ao qual o hotel está inserido.

E se eu encontrar um preço mais barato no Booking.com ou qualquer outro site/agência consolidadora?

Faça uma reclamação ao hotel, se ele anunciar, em sua página oficial, que tem a “melhor tarifa garantida” (best rate guarantee), pois, nesses casos, eles têm a obrigação contratual de oferecerem um preço mais baixo.

Nos Estados Unidos é bastante comum os consumidores travarem discussões na Internet sobre se essa “melhor tarifa” é de fato honrada ou não. No Brasil, não vejo muitas discussões a respeito.

Enfim, verifique qual é o seu principal objetivo ao fazer a reserva de hotel (pontos, preço, localização etc.), e aja em consonância com esses objetivos.

Créditos da imagem: Free Digital Photos

Tagged as:
No comments yet.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×