Walkscore: site útil para ajudá-lo na escolha de um hotel com excelente localização

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Há uma dica que eu dei há 4 anos no Valores Reais, mas que continua atualíssima, portanto, vale a pena destacá-la aqui no MMdM, pois tem tudo a ver com viagens.

Se você gosta de fazer passeios a pé pelas cidades que visita, e quer de fato saber se o hotel que você está pesquisando tem realmente aquela “excelente localização” que ele estampa em seu site, o Walk Score é a pedida da hora.

Walkscore 1

A utilidade desse site é o que o torna tão especial: você digita o endereço do hotel, e ele calcula o “índice de andabilidade”, numa escala de 0 (muito dependente de carro) a 100 (paraíso para pedestres).

Walkscore 2

Exemplo de um hotel – Hotel Recamier – em Paris, cujo endereço é um paraíso para pedestres (nota 100), de acordo com os critérios do Walkscore.

Ao mesmo tempo, ele gera um mapa mostrando a distância do hotel em relação a restaurantes, escolas, parques, bibliotecas, farmácias, mercados etc.

É um complemento excelente para as pesquisas que você realiza no Trip Advisor ou no Booking.com – pelo menos em relação a cidades dos Estados Unidos e Europa. Isso porque a escolha de um bom hotel está atrelada à localização: quanto mais perto ele estiver das atrações turísticas da cidade, maiores são as chances de você poder realizar os passeios sem muitos gastos – de dinheiro e de tempo – com transporte. E é aqui que entra a serventia do Walk Score, pois ele pode “desempatar” a escolha para você, caso você esteja em dúvida entre dois ou mais hotéis de preços semelhantes – ou não tão semelhantes assim.

Por experiência própria, digo que vale mais a pena se hospedar num hotel mais próximo do centro, ainda que mais caro, do que pernoitar num hotel mais barato (geralmente próximo do aeroporto), mas longe das atrações turísticas. Se você estiver em dúvida entre economizar nas passagens ou economizar nos hotéis, a minha recomendação é: economize nas passagens, e o dinheiro que sobra gaste a mais em hotéis mais bem localizados. Isso porque o objetivo das viagens é conhecer os novos locais, sendo o transporte apenas um meio (literalmente um meio…..rsrs), que te leva ao fim desejado.

Atualmente, o site está mais focado em imóveis para morar, e não em hotéis propriamente ditos, porém, como as ferramentas de pesquisa são baseadas em localização, os seus resultados ainda continuam sendo muito proveitosos para a escolha de hotéis que sejam facilitadores da vida dos viajantes que gostam de fazer as coisas a pé.

Fica a dica aí, pessoal! 😀

Trackbacks/Pingbacks

  1. Promoção da parceria entre a Avis e o AAdvantage oferece até 7.500 milhas de bonificação | Meu Milhão de Milhas - 02/08/2014

    […] a hotéis que sejam classificados como “paraíso para pedestres”, de acordo com o site Walkscore, e gosto de fazer as coisas a pé, ou, alternativamente, usando o transporte público, como metrô, […]

Leave a Reply

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×