Como ganhar pontos utilizando o cartão de débito do Banco do Brasil

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

A principal finalidade que eu tenho em mente ao realizar a compra de qualquer bem de consumo é pagar o menor preço possível. Aliás, essa deve ser a meta de qualquer consumidor consciente que queira ter a maior quantidade possível de dinheiro acumulado em seu patrimônio financeiro.

Por isso, toda vez que eu tenho a possibilidade de obter um desconto pagando à vista, eu a aproveito, ainda que tenha que abrir mão do uso do cartão de crédito.

Pagar mais apenas para acumular mais milhas fará não só com que você consuma mais e gaste mais, como também fará com que você acabe acumulando menos dinheiro em sua conta bancária. Ora, o que você prefere: acumular milhas ou acumular milhões? Acumular passivos ou acumular ativos? Acumular “moedas” que só perdem de valor com o decorrer do tempo (milhas) ou acumular “moedas” que só aumentam de valor com o decorrer do tempo (dinheiro)?

Ora, a resposta parece um tanto quanto óbvia, mas muitas pessoas ainda se iludem achando que gastar mais dinheiro fará elas terem mais dinheiro (!); e assim acabam optando pelo uso do cartão de crédito, ainda que isso implique em mais gastos e, portanto, menos dinheiro no final do mês.

No mercado financeiro brasileiro, contudo, existe um “atalho” que pode conciliar, ainda que de forma um tanto quanto precária, o melhor dos dois mundos: acumular dinheiro pagando à vista com desconto, e, ao mesmo tempo, acumular milhas. Trata-se do uso do cartão de débito Ourocard, do Banco do Brasil.

O problema é que a pontuação é bastante baixa: apenas 0,5 ponto a cada 1 dólar gasto. Confiram na tabela abaixo:

Pontos - Cartão de Débito BB

Observe que ela é democrática, valendo desde cartões básicos até cartões Black/Infinite.

Além disso, ela é de uso restrito, só valendo para uso em maquininhas das lojas físicas.

Logo, se você faz compras pela Internet, não é possível aproveitar esse benefício, uma vez que não é possível usar o cartão de débito para pagar online boletos, por exemplo.

Existe, porém, uma exceção a essa regra, que consiste em pagar os boletos bancários em agências dos bancos Ibi, utilizando o cartão de débito do BB. Porém, nesses casos, o limite diário máximo de pagamento de boletos é de R$ 2,5 mil.

De qualquer forma, não deixa de ser uma oportunidade de unir o melhor dos dois mundos, na medida do possível, que são gastar menos e ainda assim acumular milhas.

Vale lembrar, também, que o programa de pontos do BB só transfere para o Smiles, o Multiplus Fidelidade, e o Dotz (parceiro da Azul), portanto, as opções de resgates por voos são bem restritas (ainda que o Dotz permita resgatar passagens para qualquer cia. aérea que apareça no seu programa de agência de passagens, mas nesses casos o custo x benefício acaba não compensando, devido ao alto valor em Dotz, quando comparado com os programas de fidelidade tradicionais das empresas aéreas).

E você, tem utilizado o cartão de débito do Banco do Brasil para pagar suas compras? Tem conseguido descontos para compras à vista no cartão de débito? Conte para nós sua experiência!

22 Comments

  1. Lênio Jácome 13/06/2014 at 23:46 #

    É importante lembrar que para que os pontos sejam computados é necessário estar com a função crédito ativa, o que implica pagamento de anuidade do cartão. É fácil conseguir isenção, porém se a pessoa só utilizar a função débito dificilmente conseguirá, a não ser que tenha investimentos no BB.

    • Guilherme 14/06/2014 at 13:20 #

      Boa lembrança, Lênio!

      Abç

  2. Úrsula Fonseca 19/06/2014 at 23:13 #

    Utilizo o cartão de crédito/débito do BB na minha empresa nas compras a vista e ganho muitos pontos. Apesar da pontuação ser menor, ganho ponto quase todos os dias pois faço muitas compras a vista, antes emitia cheques e não ganhava nada. Lembrando que todas a operações tem que ser contabilizadas e o cartão tem que ser da Empresa, nunca misture empresa com pessoa física.

    • Guilherme 20/06/2014 at 12:41 #

      Oi Úrsula, ótima essa sua ideia de substituir os pagamentos por cheques por pagamentos por cartões de débito. Abç

  3. Úrsula Fonseca 19/06/2014 at 23:26 #

    Não sabia que podia pagar boleto bancário no Banco IBE, mais uma que aprendi!!! Se você se organizar dá para pagar uma boa quantidade de contas.Este limite diário é um problema em algumas compras, mas tem fornecedores que aceitam passar o valor em mais vezes, passa o limite hoje e o resto no outro dia.No caso das duplicatas é não deixar acumular as com valores abaixo do limite. Com organização dá para ganhar bastante pontinhos.

    • Guilherme 20/06/2014 at 12:42 #

      Exato, Úrsula, organização é a chave! Abç

      • Úrsula Fonseca 21/06/2014 at 22:19 #

        Paguei contas das empresas ontem com o cartão BB, eles não aceitaram impostos só duplicatas. O limite para empresa aumentou para 5.000 e pessoa física não sei quanto era antes, mas ontem na central BB me informaram 2.400. Valeu a dica! O Banco IBE é perto do meu escritório, eu pagava as contas na internet e gastava até mais tempo, minha funcionária disse que não tinha fila e foi muito rápido.

        • Guilherme 22/06/2014 at 06:59 #

          Legal, Úrsula, sua estratégia!

  4. Deysyara 15/01/2015 at 19:26 #

    è possível acumular milhas efetuando o pagamento de boletos pela internet?

  5. Ricardo C. 19/05/2015 at 09:24 #

    Alem do banco IBI, pode-se pagar boletos utilizando o cartao de debito do BB em caixas eletronicos de 2 bancos: Bradesco (até 1.000 por pagamento) e Itau (até 1500 por pagamento).

    • Guilherme 19/05/2015 at 14:32 #

      Ótimas dicas, Ricardo!

      Abç

  6. Marcos 28/05/2015 at 15:47 #

    Como vejo a quantidade de pontos acumulados nas minhas compras com o cartão de débito? No programa da gol e Tam estão sempre zebrados, nunca obtive pontos com compras no débito, mesmo tendo a função crédito ativado no cartão do BB.

    • Guilherme 28/05/2015 at 22:27 #

      Marcos, no home banking do BB, escolha “Ponto Pra Você”, e, em seguida, a opção Extrato de Pontos do Cartão.

      Os pontos aparecem na sua conta no programa de cartões do BB. Depois, se você quiser utilizá-los na TAM ou Smiles, é preciso solicitar a transferência, que pode ser feita via Internet.

      • Marcos 28/05/2015 at 22:40 #

        Muito obrigado Guilherme, consegui sim!

        Mais onde na internet consigo fazer essa conversão para smiles?

        Desde já agradeço

        • Guilherme 28/05/2015 at 22:52 #

          Olá Marcos!

          No próprio home banking do BB, na parte de Ponto Pra Você, há a possibilidade de fazer a transferência de pontos para o Smiles.

          Abç!

  7. Viviane 12/07/2015 at 23:47 #

    Olá se eu pagar um boleto na casa lotérica ou no BB com o cartão de debito eu ganho pontos?

    • Flavio 15/07/2015 at 09:38 #

      Não.

  8. Ângelo Miranda 04/08/2015 at 22:38 #

    Boa noite, Guilherme! Acabei de ler no site do BB a triste notícia de que os Cartões BB não mais pontuarão na função débito a partir de 15-08-2015!!! Alguma sugestão de como “repor” essa perda? Abraço!

  9. Sandra 25/04/2016 at 17:18 #

    Alguém poderia me informar como faço para conseguir os pontos? Se tenho qu ecadastrar? Pois a muitos anos compro no debito e compro muito!

  10. Fernando 06/06/2016 at 02:14 #

    É tanta raiva que eu sinto do banco do Brasil que nem sei dizer.. Vocês sabem dizer se os pontos não valem mais para a função débito? Meu cartão está na conversão automática Dotz MAS como o dólar não está passando de 4 reais eu me baseio para 4 reais é divino por exemplo 2 mil ( no crédito) reais por 4 daria 800 pontos, o que eles fazem? Te dão 600! Como fazer para incluir a função débito? Tenho certeza que eles não estão dando nem 0,5 pontos por 1 dólar gasto!

Leave a Reply

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×