Tudo Azul oferece 25% de bônus nas transferências a partir de 25 mil pontos dos programas de cartões de crédito

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Via de regra, eu conservo o máximo de tempo possível os pontos dentro do programa do cartão de crédito, conforme expliquei nesse post: O que é um programa de fidelidade?

Dessa maneira, eu geralmente só transfiro os pontos do programa do cartão para o programa de fidelidade da empresa aérea em duas situações bem específicas:

– Quando eu me preparo para utilizar os pontos em alguma viagem próxima, utilizando a estratégia AOO; ou

– Quando há uma promoção de bônus de transferência (e desde que haja alguma perspectiva de curto/médio prazo de utilização dos pontos, pois não adianta nada ganhar os bônus para não queimá-los logo).

As empresas aéreas começaram a fazer promoção de bônus de transferência com mais intensidade de 2010 pra cá, impulsionadas por um post famoso que eu escrevi lá no Valores Reais, O caso (incomum) das milhas “compostas” – milhas que rendem juros (+ milhas), que inclusive serviu de “mote” para os funcionários da Gol, que são leitores assíduos do VR (valeu Gol! :-D), intensificassem as campanhas promocionais de milhas extras.

Pois bem, o programa de fidelidade da Azul, o Tudo Azul (calma, vamos publicar em breve um post bem didático sobre esse programa), lançou recentemente uma promoção de 25% de bônus nas transferências a partir de 25 mil pontos dos programas dos cartões de crédito:

Tudo Azul bônus 25

Confira as regras da promoção (os destaques ficaram por minha conta):

  • Os clientes que transferirem 25.000 pontos entre 02/06/2014 e 30/06/2014 estarão aptos a participar da promoção;
  • Os pontos de bonificação serão creditados na conta do cliente em até 07 dias úteis após a o término da promoção, exceto o parceiro Bradesco;
  • Os pontos de bonificação do parceiro Bradesco serão creditados na conta do cliente em até 20 dias úteis após a o término da promoção;
  • Os pontos só serão convertidos em créditos na conta do Programa TudoAzul de mesma titularidade do Cartão de Crédito;
  • A inserção dos pontos transferidos do(s) parceiro(s) será efetuada na conta do Programa TudoAzul de acordo com a regra de cada parceiro;
  • A promoção é válida para os parceiros: Amex, Banco Votorantim, Brasilcard, Bradesco, Credicard, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Sicoob;
  • Os pontos não são cumulativos entre os parceiros financeiros.

Conclusão

Vale a pena?

Depende. Se você tem em vista uma viagem com a Azul, talvez valha a pena aproveitar a promoção, mas tenha em mente que há sempre um “custo de oportunidade” implícito nas transferências de pontos.

O que quero dizer com isso? Simples: que você perde a oportunidade de ganhar milhas/pontos bônus se transferisse o seu saldo do cartão de crédito para programas como o Smiles, Multiplus etc.

Ademais, nota-se uma tendência bem clara de a Azul diminuir o percentual de bônus à medida que o programa vai ganhando mais membros.

Quando as parcerias com cartões de crédito foram lançadas, o bônus era de 100%, e os limites mínimos de transferências eram bem baixos (2.500 pontos, por exemplo). A promoção de pontos dobrados ocorreu com os cartões American Express, Itaú, Porto Seguro, Santander etc. Foi uma excelente oportunidade para maximizar o valor das milhas adquiridas por meio de cartões de crédito, isso, é claro, para quem tinha em vista utilizar esses mesmos pontos em viagens próximas (não encare sua conta de programa de fidelidade como um depósito a longo prazo, hein!).

Depois, o bônus caiu para 50% (Santander).

Agora, o bônus caiu de novo, para 25%, e a tendência é que se estabilize na faixa dos 10% a 20%, que tem sido a faixa de bônus oferecida por seus concorrentes diretos (Smiles e Multiplus) – e isso quando houver promoção de bônus de transferência, diga-se de passagem. 

O Tudo Azul precisa melhorar a transparência no seu programa de pontos, adotando várias medidas, como, por exemplo, uma tabela padronizada de resgate, como bem alertou o mestre de todos nós, Rodrigo Purisch, no ano passado, no blog Aquela Passagem. Além disso, o prazo de validade dos pontos é bem restrito, de apenas 2 anos.

E você, costuma aproveitar as promoções de bônus extras nas transferências de pontos do programa do cartão de crédito? Conte para nós sua experiência!

Tagged as: ,
No comments yet.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×