Smiles anuncia grande disponibilidade de voos para Europa e Estados Unidos. Onde está a pegadinha?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Como veremos mais adiante aqui no MMdM, o Smiles é o programa de milhagem da Gol, que, embora tenha uma malha aérea própria para voos internacionais bastante limitada (afinal, só voa para algumas cidades dos Estados Unidos, e alguns países da América Central e América do Sul), apresenta a possibilidade de emissão de bilhetes-prêmio em empresas aéreas parceiras, como a Air France, Iberia e Delta.

Um dos diferenciais do Meu Milhão de Milhas, e que trago da experiência de sucesso obtida no Valores Reais, é trazer ao meu público uma opinião crítica e fundamentada, sobre as notícias e promoções relativas ao mundo das milhas e pontos.

Portanto, para quem não está acostumado a esse estilo de escrita, não esperem aqui nesse blog posts no melhor estilo “oba-oba”, típico de pessoas desinformadas e que se contentam com qualquer coisa, que sejam o reflexo automático de uma indústria que quer a todo custo o seu dinheiro, o seu tempo, e a sua energia.

Aqui, teceremos sempre opiniões sustentadas em fatos, dando ao leitor subsídios para que ele possa também formar uma opinião crítica, e exigir melhores serviços, quando for o caso.

Pois bem, o programa Smiles enviou recentemente aos seus clientes um email anunciando “grande disponibilidade de voos para Europa e Estados Unidos, através das empresas parceiras. Será que existe alguma pegadinha nessa “promoção”?

Olhem o anúncio abaixo:

Promo Smiles Parceiras Air France Delta Iberia

É inegável que “disponibilidade” é sempre melhor do que “não disponibilidade”, e que “ampla disponibilidade” é preferível a “baixa disponibilidade”, afinal, suas milhas só são úteis na medida em que forem queimadas. Porém, eu consegui identificar pelo menos três pontos negativos nessa campanha.

Primeiro, se o Smiles faz uma campanha de marketing anunciando “ampla disponibilidade” é porque ele reconhece, explicitamente, que, via de regra, há baixa disponibilidade para emissão de prêmios utilizando as milhas. Por exemplo, no caso da Air France, se há “ampla disponibilidade” para emissão de voos em setembro, é porque não há essa mesma “ampla” disponibilidade para emissão, por exemplo, de voos em agosto, ou mesmo outubro. E assim por diante.

Segundo, observe que há restrição de meses para emissão de voos com prêmios em “ampla disponibilidade”, os quais ocorrem justamente em períodos onde as temperaturas nos locais de destino não são exatamente “as mais agradáveis”.

Sei que cada pessoa tem um estilo próprio para viajar, alguns preferem viajar para locais onde esteja fazendo inverno, outros verão, outros ainda não se importam muito com as condições climáticas do local de destino.

Mas, para mim, sempre que posso eu procuro não viajar para locais onde esteja fazendo muito frio, muita neve, muita chuva, riscos de tempestades, nevascas, alta probabilidade de cancelamento e atrasos nos voos, dificuldade de respirar ao ar livre, obstáculos para visitar pontos turísticos etc.

Além disso, há inúmeras restrições para as emissões com “ampla disponibilidade”: no caso da Air France, são apenas 4 meses: setembro, dezembro (2014), fevereiro e março (2015). Não é setembro a dezembro de 2014, mas sim setembro e dezembro.

E, finalmente, terceiro, em todas as três empresas aéreas parceiras foi excluída a possibilidade de emissão de bilhetes-prêmio no mês de janeiro, que é justamente o mês de férias para a maioria das pessoas.

Conclusão

Para quem está entrando agora no mundo das milhas e pontos, é preciso muito cuidado para não ficar “refém” dos programas de milhagem na hora de emitir os bilhetes-prêmio.

Ter flexibilidade e planejamento são ingredientes importantes para ter sucesso no acúmulo e resgate das milhas e pontos, mas é preciso ter bom senso e não ficar muito dependente dos programas de milhagem, sob pena de eles acabarem comandando e ditando as regras sobre sua própria vida, no que diz respeito sobretudo aos períodos de descanso.

No comments yet.

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×