O que é uma aliança aérea

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Introdução

O que é uma milha aérea? O que é um ponto?

Acumular um milhão de milhas ou um milhão de reais? Entenda por que o melhor programa de fidelidade do mundo é o seu programa de independência financeira.

A melhor estratégia para maximizar a aquisição e utilização das milhas: a estratégia AOO

Se uma milha aérea é uma moeda de troca, que existe dentro de um sistema criado por uma empresa aérea e denominado de programa de milhagem ou fidelidade, nada mais natural do que conceituar aliança aérea, dentro do contexto das milhas e pontos, como um conjunto de sistemas, isto é, como uma associação de diferentes programas de fidelidade de distintas empresas aéreas.

De acordo com a Wikipedia,

Aliança Aérea é a denominação de grupos de companhias aéreas que possuem acordos de cooperação com o objetivo de reduzir custos, compartilhar vôos, melhorar serviços e principalmente oferecer mais opções de vôos para os seus clientes. As empresas também compartilham os programas de fidelização, beneficiando os viajantes freqüentes”.

As alianças aéreas são uma ótima maneira de maximizar o uso das milhas e pontos, na medida em que permitem que você as utilize para “comprar” (com as milhas) voos em outras empresas aéreas. Por exemplo, você pode acumular milhas no programa Victoria, da TAP, mas como essa empresa aérea portuguesa faz parte da aliança Star Alliance (*A), você pode utilizar suas milhas Victoria para viajar da Alemanha para os Estados Unidos pela Lufthansa, que também faz parte da mesma rede.

Para quem é viajante frequente e tem status elite em um determinado programa de fidelidade, as vantagens não param por aí, pois os benefícios desse status são reconhecidos quando você viaja em qualquer outra empresa aérea que faz parte da rede. Por exemplo, se você for viajante frequente (frequente flyer, ou simplesmente FF) da American Airlines, tendo alcançado o nível Executive Platinum (equivalente ao status Esmeralda na One World), quando voa na TAM, por exemplo, você passa a ter todos os benefícios de um cliente TAM que tenha status Fidelidade Vermelho Plus (equivalente ao status Esmeralda na One World), tais como prioridade de check-in, prioridade de embarque, franquia extra de bagagem etc., mesmo que seja cliente sem status algum no programa da TAM.

Por isso, ao escolher um determinado programa de fidelidade para concentrar o acúmulo e resgate de suas milhas aéreas, dê sempre preferência aos programas que integram uma aliança aérea.

Atualmente, existem no mundo três grandes alianças aéreas: One World, Star Alliance e SkyTeam. Vejamos cada uma delas.

One World

Integrado atualmente por 15 empresas aéreas, voa para 982 destinos em 134 países e territórios. As empresas que integram a One World estão enumeradas abaixo:

OneWorld - Membros

Atualmente, a One World (OW) é a única aliança aérea que conta com uma empresa brasileira, a TAM, que até o começo desse ano integrava a Star Alliance.

Os benefícios para os viajantes frequentes detentores de status elite nessa aliança aérea estão descritos na tabela abaixo:

Benefícios Elite - One World

Fonte: One World

Star Alliance

É a que apresenta o maior número de empresas aéreas: 27, voando para 1.269 destinos em 138 países e territórios.

StarAlliance - Membros

Especula-se que a Avianca Brasil e a Azul possam futuramente integrar essa rede. A Azul, aliás, já começou um acordo com a United Airlines, sendo já possível usar milhas da United para emitir voos da Azul.

Os benefícios para os viajantes frequentes detentores de status elite nessa aliança aérea estão descritos na tabela abaixo, extraída da página da United Airlines:

Benefícios Elite - Star Alliance

SkyTeam

Formado por 19 empresas aéreas, voa para 1.064 destinos em 133 países e territórios.

SkyTeam - Membros

Especula-se que a Gol possa futuramente integrar esse rede, já que a Delta tem uma pequena participação acionária na empresa. Ademais, o programa de fidelidade Smiles, da Gol, já pode ser utilizado para resgatar passagens em algumas das cias. aéreas que integram a SkyTeam, como a Aerolíneas Argentinas, a Air France, e a KLM, além da própria Delta, o que representa pelo menos um forte indicativo de que, no futuro, a Gol venha a fazer parte dessa rede.

Os benefícios para os viajantes frequentes detentores de status elite nessa aliança aérea estão descritos na tabela abaixo, extraída da página em inglês da SkyTeam (se alguém souber da existência de uma tabela semelhante escrita em português, por favor me avise, para que eu possa substituir a tabela):

Benefícios Elite - SkyTeam

Conclusão

As alianças aéreas constituem, sob a perspectiva dos pontos e milhas, uma ótima maneira de ampliar o uso das milhas e pontos de um programa de fidelidade aéreo para além dos voos da empresa aérea dono do programa de milhagem, e devem ser levadas, sim, em consideração, na hora de você escolher em qual programa de milhagem concentrar suas milhas e pontos, na medida em que permitirão a você maximizar o uso dos pontos conquistados.

Além disso, viajantes frequentes com status em um único programa de fidelidade podem aproveitar os mesmos benefícios em voos de outras empresas que integram a mesma aliança, maximizando a utilidade do nível de associação alcançado.

No próximo post dessa série, abordaremos o que é um cartão de crédito, e qual sua utilidade para o acúmulo de milhas e pontos. Não percam!

  • Pingback: O que é um cartão de crédito? | Meu Milhão de Milhas()

  • Investidor

    Uma das grandes dúvidas que possuo é como fazer para usar as milhas da AAdvantage para resgatar uma passagem da TAM. Procurei, mas não encontrei nenhum tutorial sobre o procedimento. Ademais, outro fator importante é a “diferença cambial” entre os pontos/milhas dos diferentes programas de fidelidade.

    • Guilherme

      Olá Investidor, para usar milhas AAdvantage para emitir prêmios na TAM, é preciso ligar para o call center da AA, que pode ser inclusive o call center do Brasil!

      Sobre a “diferença cambial”, isso sem dúvida é outro fator importante na análise dos programas de fidelidade, bem como a quantidade de pontos/milhas necessária para uma emissão.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×